Entenda por que o Open Banking pode mudar o mercado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

O Open Banking é uma das maiores inovações do mercado, e foi desenvolvido para melhorar a experiência dos clientes e otimizar os processos que ocorrem dentro do mercado financeiro. Com os avanços da tecnologia, surgem cada vez mais métodos flexíveis e inovadores, o que significa que o Open Banking pode mudar o mercado financeiro e criar uma nova realidade online.

Os bancos digitais e as fintechs, por exemplo, se beneficiam especialmente das vantagens de poder operar de maneira totalmente digital e ter planos mais personalizados. Porém, não é apenas esse setor que será beneficiado com o Open Banking, e e-commerces e empresas de créditos também podem usar esse novo modelo de negócio para criar soluções ainda melhores para seus consumidores.

Pensando em lhe ajudar a entender mais sobre o Open Banking e seu impacto no setor financeiro, separamos um post completo sobre esse assunto. Confira!

O que é Open Banking?

Resumidamente, o Open Banking é um modelo de negócio que visa a integração de bancos e instituições financeiras para compartilhamento de dados dos correntistas, desde que haja permissão para que essas informações sejam compartilhadas.

o Open Banking é um sistema de integração e compartilhamento de dados
o Open Banking é um sistema de integração e compartilhamento de dados

Para isso, os bancos usam interfaces baseadas em APIs para que outras empresas possam ter acesso a essas informações com um custo reduzido e de forma mais rápida.

De acordo com o Banco Central, o Open Banking é composto pelo compartilhamento de serviços, produtos e especialmente, dados, e pela abertura e integração de infraestruturas e plataformas, que tem como objetivo aumentar a competitividade, eficiência e inovação no setor financeiro, além de promover a liberdade financeira.

Porque o Open Banking pode mudar o mercado?

O Open Banking foi pensado para unir as fintechs, instituições bancárias e companhias do setor financeiro para integrar as iniciativas e dar mais agilidade e uniformidade aos processos realizados nesse meio.

Hoje no Brasil algumas instituições já aderiram ao novo modelo de negócio, sendo o Banco do Brasil o pioneiro, visando  a melhor experiência do usuário e sua liberdade para escolher a melhor opção entre as instituições.

Para as empresas, essa pode ser a porta de entrada para a inovações do setor, já que graças aos dados compartilhados dos correntistas fica mais fácil entender seu perfil de compra, interesses e necessidades, e desenvolver um produto ou serviço feito sob medida.

Melhor experiência do usuário

Dois grandes exemplos de integração que oferece uma melhor experiência ao usuário são os serviços de streaming como o Spotify e a Netflix, que por meio dos dados dos seus consumidores conseguem ofertar o que mais se aproxima do gosto do consumidor de uma forma leve e sem burocracias, tudo isso analisando seus comportamentos e preferências.

O Open Banking tem como objetivo criar uma experiência semelhante, já que agora os produtos financeiros podem ser fornecidos em diversas plataformas, de diversas formas diferentes e com foco em um único produto.

Isso faz com que as empresas consigam focar nas principais necessidades dos clientes estudado seu perfil de compra e interesses, o que faz com que a experiência seja ainda melhor e mais completa.

Maior diversificação de fontes de receita

Com uma experiência melhor para o usuário, os bancos ainda se beneficiam por oferecer seus produtos em diversos canais, além de poder inovar e fidelizar seus clientes com mais facilidade.

os bancos poderão, a partir da análise dos dados, desenvolver aplicativos e plataformas diferentes para oferecer serviços e produtos
os bancos poderão, a partir da análise dos dados, desenvolver aplicativos e plataformas diferentes para oferecer serviços e produtos

Ou seja, se antes era necessário que os correntistas fossem até o banco para conseguir contratar um novo serviço ou produto, e passar por uma enorme burocracia de análise de crédito, hoje é possível resolver todas essas questões online, em diversas plataformas oferecidas pela instituição.

A vantagem para o banco está na diversificação das fontes de receitas, já que antes o consumidor precisava adquirir os produtos e serviços direto do banco, mas agora poderá usar as diversas opções de instituições diferentes em uma mesma plataforma.

Imagine o Netflix, em que existem diversos filmes com atores e diretores diferentes em um mesmo lugar. O Open Banking trará uma experiência semelhante, sendo possível visualizar diversas ofertas de produtos financeiros de bancos e instituições diferentes, em um mesmo lugar.

Junto a isso, a plataforma ainda possibilita que os bancos ofereçam produtos que mais se assemelham ao perfil do consumidor, criando uma competitividade alta entre si para lançarem produtos cada vez melhores e mais atrativos.

Maior eficiência

Com uma plataforma que oferece, em um único ambiente, todos os serviços e produtos financeiros de vários provedores diferentes, o sistema financeiro nacional será mais eficiente, já que o acesso a esses serviços será feito de maneira otimizada e personalizada.

Leia também 10 Benefícios do Open banking para empresas e clientes

Agora que você entendeu por que o Open Banking pode mudar o mercado, ficou mais fácil visualizar como sua empresa poderá se beneficiar desse novo modelo de negócio. Com uma competitividade maior entre as instituições e com o acesso aos dados dos usuários, cada banco poderá lançar produtos que atendam melhor às necessidades do público, tanto para fidelizar clientes de forma mais fácil, como para atrair novos.

Abra a sua Conta Digital BS2 Empresas e aproveita as vantagens do Open Banking

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário abaixo

Siga a gente nas redes sociais

Posts mais lidos

Posts recentes