10 Benefícios do Open Banking para empresas e clientes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

O Open Banking veio para permitir que os titulares de contas e usuários de serviços financeiros possam ter os dados compartilhados onde, quando e para quem desejarem. A integração de dados é uma excelente forma para que os correntistas possam se relacionar de forma mais ampla e rápida com outras instituições, mas os benefícios do Open Banking também são voltados para as empresas e bancos que usam o serviço.

Somente em 2020, seis bancos estavam na lista de 150 aplicativos mais baixados pelos brasileiros entre março e abril, de acordo com uma pesquisa feita pela Sensor Tower. Isso significa que o mundo tem se tornado cada vez mais digital, especialmente pelo momento que vivemos agora, e o mundo online deixou de ser uma vantagem contra os concorrentes para se tornar uma necessidade real.

Com essa revolução digital acontecendo de maneira cada vez mais constante, o Open Banking veio para beneficiar as empresas e seus usuários com seus serviços e soluções.

BS2 Arena: Open Banking

Confira mais sobre o assunto a seguir!

10 Benefícios do Open banking

1- Maior competitividade

Com a gama de possibilidades que o Open Banking está abrindo, os clientes começarão a encontrar cada vez mais serviços personalizados e interessantes para o seu perfil.

com a análise dos dados, os bancos poderão lançar produtos mais específicos para a necessidades do público
com a análise dos dados, os bancos poderão lançar produtos mais específicos para a necessidades do público

Com isso, as empresas deverão pensar em inovações e melhorias para fidelizar os clientes atuais e conquistar novos, o que certamente fará com que o aumento da competitividade gere um grande destaque no mercado.

2- Mais transparência

Com o compartilhamento de dados, os clientes têm uma autonomia maior, que junto com a transparência nos processos fazem com que a decisão de como e onde usar os dados seja mais fácil.

A autonomia permite tanto que o cliente tenha liberdade em usar os processos bancários de forma mais fácil, como mudar de banco a hora que desejar, livre de burocracias.

Os clientes ainda poderão usar diversos serviços e produtos financeiros de diversas instituições diferentes, já que o Open Banking permite a integração dos sistemas dos bancos com fintechs, automatizando uma grande variedade de transações.

3- Custos reduzidos

Usando as APIs, o número de intermediários para desempenhar os processos dentro do Open Banking diminui consideravelmente, o que permite que os bancos e instituições financeiras economizem com processos mais rápidos e baratos.

Leia também O que é API banco e para que serve?

4- Menores taxas

Além do custo reduzido para processar as operações, a economia também beneficia os clientes e usuários.

Com as informações conectadas entre diversas empresas, os clientes terão acesso a opções mais atrativas e menos burocráticas, com valores reduzidos e taxas cada vez menores para se destacar da concorrência.

Isso faz com que as condições fiquem cada vez melhores para os usuários, que agora poderão analisar as condições de diversos produtos diferentes e escolher o melhor.

5- Fontes de receita variadas

Além da redução de custos nos processos, os bancos também se beneficiam com a possibilidade de diversificar suas fontes de receitas. Isto é: as instituições financeiras poderão criar diversos canais para oferecer o seu produto.

Enquanto antigamente os consumidores precisavam ir até o banco, esperar em filas e passar por processos burocráticos, agora ele pode ter acesso ao mesmo produto oferecido pela instituição em diversos canais diferentes. 

O banco ainda poderá participar de vendas de outros produtos que não fazem parte do seu core business, abrindo ainda mais a gama de serviços oferecidos para seu consumidor final.

6- Serviços cada vez melhores

Um dos grandes benefícios do Open Banking é oferecer serviços cada vez melhores, já que os bancos podem focar em suas operações principais e desenvolver melhorias para se destacar das demais instituições, já que com a autonomia do cliente ser o melhor entre os demais faz uma grande diferença.

a integração dos sistemas garantirá uma melhor experiência para o usuário das plataformas
a integração dos sistemas garantirá uma melhor experiência para o usuário das plataformas

Junto a isso, com as APIs será possível desenvolver sistemas e aplicações mais eficientes para o usuário, visando serviços e produtos personalizados de acordo com seus dados, interesses e necessidades.

7- Melhor experiência para o usuário

Algumas plataformas como Netflix e Spotify oferecem serviços sem burocracia e diversificados para o usuário, e com o Open Banking as instituições financeiras conseguem oferecer uma experiência semelhante.

Isto é: os serviços e produtos oferecidos pelo banco podem ser ofertados em diversos formatos e plataformas, que podem ser especializadas em único produto como empréstimos e seguros, por exemplo.

Com isso, o usuário tem acesso aos destaques baseados em suas preferências e necessidades, podendo optar pelas melhores vantagens oferecidas.

8- Maior segurança de informações

Embora muitas pessoas acreditem que com a integração dos sistemas e compartilhamento de dados as informações dos usuários estejam mais vulneráveis, isso não acontece na prática.

As APIs são desenvolvidas para integrar sistemas de uma maneira mais segura, que garante proteção contra fraudes e vazamento de informações.

Leia também O Open Banking é seguro?

9- Produtos personalizados

Como o banco terá acesso a todo o histórico de transações do cliente, ficará mais fácil ofertar produtos e serviços personalizados que estejam de acordo com o perfil do usuário, o que será um benefício tanto para o banco como para os correntistas.

Isso porque os bancos não perdem tempo ofertando produtos para quem não vai adquiri-los, e os clientes deixam de receber ofertas de serviços que não condizem com seu perfil financeiro.

10- Menor tempo de relacionamento com as instituições

Um dos melhores benefícios do Open Banking é a redução no tempo de relacionamento com o banco ou instituição financeira.

Se antes você precisava começar um relacionamento do zero antes de ter acesso a cartões ou créditos, hoje em dia com o seu histórico acessível os bancos já conhecem seu perfil e não precisam esperar meses para conceder esses serviços e limites maiores.

O que não somente beneficia o cliente, mas também as instituições, que gastam menos com análise de crédito e podem oferecer condições ainda mais atrativas para seus clientes.

Viu como os benefícios do Open Banking são voltados tanto para empresas como para as instituições financeiras? Com a integração dos sistemas e compartilhamento de dados feitos de forma mais rápida e com custos reduzidos, fica mais fácil ofertar produtos e serviços personalizados para os usuários, que agora terão uma maior liberdade dentro da instituição financeira e em outros bancos.

Abra a sua Conta Digital BS2 Empresas e aproveita as vantagens do Open Banking

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário abaixo

Siga a gente nas redes sociais

Posts mais lidos

Posts recentes