Open Banking transforma mercado em um ano no Brasil

Open Banking transforma mercado em um ano no Brasil

Open Banking é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas, de forma segura e ágil, conforme definição do Banco Central do Brasil. O sistema completou, em fevereiro deste ano, 1 ano de operação no Brasil e especialistas apontam que já é possível perceber mudanças no mercado.

Open Banking transforma mercado em um ano no Brasil

Por isso, no artigo de hoje, nós, do Blog BS2, reunimos pesquisas que apontam como foi o 1º ano de operações do Open Banking no Brasil e quais mudanças foram provocadas neste período, além de expectativas para os próximos meses. Continue a leitura para conferir!

Veja também: O que você precisa saber sobre Open Banking e Digital Cash Management

Fases de implementação no Brasil

Open Banking no Brasil é uma realidade desde fevereiro de 2021. A implementação do sistema foi dividida em quatro etapas. Segundo o portal Open Banking Brasil, o processo ocorreu da seguinte maneira:

  • Fase 1 – 01/02/2021

As instituições financeiras disponibilizaram informações de seus canais de atendimento e de produtos e serviços, como taxas e tarifas de cada item ofertado. Essa entrega foi realizada de forma padronizada, de acordo com as diretrizes do Banco Central.

  • Fase 2 – 13/08/2021

A partir desta etapa, o consumidor passou a poder compartilhar seus dados com as instituições financeiras de sua preferência. Vale ressaltar que todo esse processo é pautado pelo consentimento do cliente, que pode ser revogado a qualquer momento.

  • Fase 3 – 29/10/2021

Nesta fase, os consumidores passaram a ter acesso a serviços financeiros como, por exemplo, pagamentos e encaminhamento de propostas de crédito, sem a necessidade de acessar os canais das instituições financeiras.

  • Fase 4 – 15/12/2021

A partir de 15 de dezembro de 2021, a 4ª fase focou em incluir novos dados que podem ser compartilhados, além de novos produtos e serviços – contratação de operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência privada.

E como está o cenário do Open Banking no país?

Após completar um ano de operação do Open Banking no país, o que pode-se perceber é que a adesão no Brasil ocorreu de maneira mais veloz e precisa, quando comparado a outros países, como o Reino Unido. Além disso, muitos especialistas no assunto reforçam que o pontapé inicial dado em 2021 foi essencial para que o sistema passasse a ser visto com bons olhos, tanto em perspectiva nacional, quanto internacional.

De acordo com dados da Open Banking UK e da Quanto Brasil revelados em reportagem da CNN Brasil, a título de comparação, no Reino Unido foram registrados 3 milhões de usuários ativos do sistema nos três primeiros anos de Open Banking até janeiro de 2021, enquanto, no Brasil, antes da plataforma completar um ano, mais de 4 milhões de pessoas já tiveram contato com as facilidades oferecidas.

Quais são as expectativas do Open Banking no Brasil?

Se 2021 foi um ano crucial para o Open Banking ser uma realidade no mercado e no cenário dos brasileiros, os 12 meses de 2022 são cercados de expectativas positivas em relação a aplicabilidade e uso em massa do sistema.

Além disso, é esperado que o Open Finance comece a aparecer em maior destaque este ano, tendo em vista que, desde 31 de maio, já é possível obter os dados transacionais de todos os serviços que englobam o Open Finance, mediante prévia autorização do cliente.

O que o BS2 oferece para sua empresa nesse cenário de expansão?

Nós, do BS2, estamos preparados para atender sua empresa, com soluções tecnológicas, seguras e modernas e alinhadas com o cenário econômico do país e suas tendências e mudanças. Somos um banco digital à frente das tendências do setor bancário, sempre em busca de inovações para ajudar sua empresa a se destacar no mercado.

A nossa Conta Digital PJ reúne todas as soluções tecnológicas e financeiras que sua empresa precisa no cenário de open banking.

  • Plataforma de cobrança
  • Integração com APIs
  • Conta Internacional
  • Soluções Pix
  • Dashboard de gestão que dará uma visão clara dos resultados do seu negócio
  • Análise de crédito rápida e sem burocracia
  • Recebimento antecipado das suas vendas a crédito, à vista ou parcelado
  • Operações com prazos e condições diferenciadas
  • Gateway de Cartões.

Abra a sua Conta Digital BS2 e aproveite as vantagens do Open Banking

Leia mais:

Banco BS2 oferece crédito pelo PEAC

Conta Internacional PJ – Facilidade para expandir os negócios

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *