PIX: evolução para pequenos e médios negócios

“Posso fazer um PIX?”. Essa pergunta começou a fazer parte do cotidiano dos pequenos e médios negócios desde novembro de 2020, quando o então novo sistema de pagamento digital foi lançado pelo Banco Central. Passar o dinheiro da conta do comprador para o vendedor na hora, 24 horas por dia e sete dias por semana, mudou a gestão financeira das empresas. E pra melhor.  

Segundo pesquisa do Sebrae, de agosto de 2021, feita em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, as pequenas empresas que aderiram ao PIX tiveram uma queda de faturamento 11% menor do que os negócios que ainda não usam o novo sistema. Quem aderiu ao PIX teve 33% de perda e quem não aderiu registrou queda de 44%.  

O mesmo estudo apontou que hoje 77% dos pequenos negócios já utilizam esse meio de pagamento, que foi um dos recursos usados para enfrentar a pandemia do coronavírus. Até 31 de agosto deste ano, já haviam sido realizadas 973,8 milhões de transações com PIX, que movimentaram R$ 532,8 milhões. 

Entre as motivações para a alta adesão estão a facilidade de cobranças e pagamentos, as isenções de taxas para os consumidores, além da conveniência. Listamos a seguir, de que maneira o PIX impactou na rotina dos pequenos e médios negócios.   

PIX: Solução mais prática para organizar as contas da sua empresa

Se o pagamento vem via boleto, por exemplo, é preciso esperar até dois dias úteis para o dinheiro cair na conta da empresa. E só quando você poderá anotar aquela entrada na planilha e descontar o custo envolvido (no caso, a emissão do boleto). Com o PIX, que cai na hora, não importa o horário ou dia da semana, o risco de fazer confusão com aquele valor ao fechar o caixa é menor.  

O PIX é amigo do fluxo de caixa 

Para as pequenas e médias empresas, é inegável o benefício para o fluxo de caixa. Ao receber um pagamento por PIX, o dinheiro da transação fica disponível imediatamente na conta da empresa. E isso ajuda a cumprir com as obrigações financeiras daquele CNPJ.  

Mais uma opção de pagamento para os clientes 

Ter uma ampla variedade de meios de pagamento é também uma estratégia para vender mais. Com o PIX, você pode oferecer um QR Code aos clientes ou a chave PIX. Dessa forma, as transações se tornam não só práticas, como mais seguras, especialmente para o comércio. Já que evita as cédulas de dinheiro.  

O BS2 quer ser o parceiro da evolução do seu negócio, não só com o PIX. Conheça a conta PJ digital do Banco BS2 – Sem Mensalidade  

É ideal para pequenos e médios negócios, que precisam manter o foco nas estratégias que alavanquem o seu faturamento, com soluções financeiras na medida certa para o orçamento de quem está começando a empreender. 

A abertura é gratuita e 100% digital. Em até três dias úteis, a conta é liberada, sem mensalidades ou tarifas abusivas, com taxas pagas somente por uso individual. 

Com a conta PJ digital do BS2, sua empresa tem acesso a um ecossistema de soluções inteligentes. E você realiza o controle das finanças do seu negócio na palma da mão pelo nosso app. 

Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital gratuita BS2 Empresas 

https://blog.bancobs2.com.br/7-curiosidades-que-voce-nao-sabia-sobre-o-pix/

Posts Similares

Posts Recentes

”BaaS”, “tecnologia bancária” e “API

BaaS, APIs e o papel do Banco BS2 na inovação do setor financeiro no Brasil

Sabem quem é o país líder mundial em customer experience? O Brasil.O Brasil também lidera o ranking de digitalização de pequenos negócios, segundo pesquisa que incluiu países da Europa, do Brics e da América Latina. Falando em América Latina, o Brasillidera o ranking de inovação entre todos os países latino americanos.Salvo exceções como, por exemplo,…
tela de celular com logo Drex

Drex – o futuro da economia é agora

DREX: tudo o que você precisa saber.Comecemos pelo nomeD de digital. R de real. E de eletrônico. E X, como símbolo de conexão, de transação.Em uma única sigla, tudo o que precisamos saber: o Drex é a versão digital do real, que será usado em transações que acontecerão em um ecossistema exclusivamente eletrônico. Mas atenção:…

O banco DA sua empresa, ou um banco NA sua empresa? Destaque-se com o BaaS

Empresas que buscam inovação e customização dos serviços para o público final, têm muito mais chances de se destacarem. E a resposta pode estar na implementação de soluções financeiras que atendam com mais praticidade e personalização, como a implementação do Banking as a Service (Baas).  O conceito de Banking as a Service, o BaaS, chegou…
Transferências internacionais

Transferências internacionais do Banco BS2: sua empresa em Escala Global

Uma “transferência” é um “envio ou recebimento”. Nada mais que isso.  Uma transferência internacional, portanto, acontece quando alguma coisa é enviada para o exterior (ou seja, para fora do Brasil). Ou é enviada do exterior para o Brasil. Pronto. Você já sabe o principal sobre “transferências internacionais”.  O restante, pode deixar conosco.  Quando sua empresa efetua uma…
Golpes e Fraudes, como prevenir

Golpes e fraudes: recomendações para manter sua empresa protegida.

Ninguém cai em golpes e fraudes porque quer.Uma pessoa cai em um golpe porque é induzida a tal. Ou, em muitos casos, seduzida.Induzida a tomar atitudes como, por exemplo, compartilhar informações confidenciais para completar uma transação financeira.  Seduzida a clicar em links que prometem ofertas super vantajosas.Mas existem casos em que – de fato –…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *