Qual a taxa média de Antecipação de Recebíveis?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Nas maratonas mensais percorridas por pequenas e médias empresas para ter liquidez e manter o fluxo de caixa equalizado, a antecipação de recebíveis pode ser comparada a um fôlego extra, e sempre bem-vindo durante essa jornada empreendedora.

Afinal, essa é uma opção entre as linhas de crédito que permite um respiro aos empreendedores por meio do adiantamento de valores referentes a pagamentos futuros, evitando a geração de novas dívidas com empréstimos, e preservando a relação com clientes que preferem comprar a prazo.

As regras para recebíveis de cartão e para descontos de boletos e duplicatas, definidas pelo Banco Central (BC), vieram para acirrar a concorrência no mercado de crédito no Brasil. Quanto maior a concessão, mais competitivos podem ser os juros aplicados a essas operações de recebíveis.

Taxa média de juros para antecipação de faturas de crédito: 8,03% a.a (0,67% a.m.)

Qual é a média de mercado para as taxas cobradas nesses tipos de transações? Uma referência inicial para monitorar esse dado é o Panorama do Crédito da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Elaborado mensalmente pela área de Economia da entidade, com base em informações divulgadas pelo BC, esse relatório reúne, entre outros, os indicadores da evolução das linhas de crédito para pessoa jurídica.

Veja o que aponta o relatório mais recente do Panorama de Crédito da Febraban consolidado em maio deste ano:

– Taxa média de juros para antecipação de faturas de crédito: 8,03% a.a (0,67% a.m.)

– Taxa média de juros para desconto de duplicatas e recebíveis: 11,80% a.a. (0,98% a.m.)

Conhecer esses indicadores é importante? Sim! Mas existem mais prós na contratação de crédito atrelada à antecipação de recebíveis, que destacamos a seguir!

Além da taxa média: Conheça 7 vantagens para as empresas anteciparem recebíveis

  1. Diversidade de opções para gerar liquidez imediata

Seja para o pequeno e médio empreendedor que vende produtos, seja para aquele que atua com prestação de serviços, pagamentos a receber futuramente feitos com cartão de crédito, cheques, notas fiscais, boletos e duplicatas se tornam aliados para um acesso imediato ao crédito.

  • Relacionamento com clientes preservado

Ao disponibilizar o adiantamento à vista de valores das vendas a prazo por nota fiscal, boleto ou cartão de crédito, os recebíveis permitem às pequenas e médias empresas investir no fortalecimento do seu relacionamento comercial com clientes, sem repassar a eles os custos desse tipo de operação.

– Taxa média de juros para desconto de duplicatas e recebíveis: 11,80% a.a. (0,98% a.m.)
  • Acesso rápido a capital para despesas extraordinárias ou programadas

Os recebíveis representam uma alternativa para dispor de recursos que venham compor um reforço adicional ao capital de giro da empresa ou custear despesas programadas, como pagar uma dívida, ou inesperadas, como a necessidade de uma reforma.

  • Juros menores que os aplicados em empréstimos

O risco de crédito é menor na antecipação de recebíveis, uma vez que a concessão de recursos realizado pela instituição financeira tem respaldo garantido por um recebimento futuro do tomador do crédito. Isso confere maior segurança à oferta de crédito e permite que o banco ofereça juros mais baixos aplicados à operação.

  • Menos burocracia e mais rapidez na contratação do crédito

A antecipação de recebíveis proporciona às empresas a possibilidade de usar recursos próprios para financiar as atividades do seu negócio, o que torna a avaliação para concessão de crédito, realizada pela instituição financeira, mais ágil e desburocratizada.

  • Gestão da relação total adiantado vs. tempo de antecipação

Vale lembrar que as taxas aplicadas variam de banco para banco.  Porém, dois fatores são elementares na definição de juros que incidirão na contratação da antecipação de recebíveis: o tempo de antecipação e o total a ser antecipado.

  • Opção para evitar geração de dívidas

Venda a prazo e receba à vista com as soluções em Antecipação de Recebíveis do Banco BS2

Utilizado de forma consciente e como ferramenta dentro um planejamento financeiro correto, o crédito obtido por valores a receber antecipados evita que empreendimentos recorram a novos empréstimos para ampliar seu capital de giro, evitando assim o endividamento excessivo.

Queremos tornar o BS2 o primeiro neobank B2B do Brasil. E parte dessa missão é norteada por oferecer uma estrutura bancária completa, tecnologia de ponta e expertise em crédito para pequenas e médias empresas.

Somos movidos pelo propósito de transformar a experiência financeira de negócios com soluções como as Novas Linhas de Crédito para empresas do BS2. A contratação é 100% digital, de forma ágil e desburocratizada e totalmente integrada à conta PJ gratuita BS2 Empresas. As Soluções em Antecipação em Recebíveis do BS2 estão prontas para contribuir com a expansão de seus negócios:

Antecipação de Recebíveis de Cartões de Crédito e Débito

A opção de Antecipação de Recebíveis para Cartões já está disponível dentro da plataforma BS2 Empresas.

Além de contratarem digitalmente essa operação para receber à vista o valor das vendas a prazo pagas pelos cientes via maquininhas de cartões, as empresas podem usufruir de uma jornada 100% integrada a um ecossistema de soluções financeiras adequadas ao orçamento e às prioridades da gestão das PMEs.

Com a Antecipação de Recebíveis do BS2, é possível receber o valor no mesmo dia (para vendas até 14h) ou em até em 1 dia útil.

Antecipação de Recebíveis de Notas Fiscais, Boletos e Duplicatas

Outra solução do Banco BS2 é a Antecipação de Recebíveis de Notas Fiscais Eletrônicas de Produtos (NF-e), e de Serviços (NFS-e) ou Conhecimentos de Transporte Eletrônicos (CT-e).

É a operação ideal para empresas que desejam minimizar impactos dos descompassos no fluxo de caixa, 100% integrada à conta PJ digital BS2 Empresas.

Permite solicitar digitalmente a antecipação de recursos atrelados a documentos fiscais emitidos, que contam com prazos mais longos para vencimento/recebimento.

Nesse modelo de Antecipação de Recebíveis, o upload de documentos fiscais é feito diretamente na plataforma de crédito, com taxas flexíveis e customizadas por cliente. São aceitas:

  • NF-es com vencimento entre 5 e 90 dias emitidas em qualquer lugar do Brasil.
  • NFS-es com vencimento entre 5 e 90 dias emitidas somente na cidade de São Paulo.
  • CT-es emitidos em todo o Brasil e sem prazo de vencimento.

Antecipação de recebíveis integrada à conta PJ digital BS2 Empresas!

A conta PJ digital do Banco BS2 é ideal para pequenas e médias empresas, que precisam manter o foco nas estratégias que alavanquem o seu faturamento, com soluções financeiras compatíveis com o orçamento de quem está começando a empreender.

A abertura é gratuita e 100% realizada pela internet. Em até três dias úteis, a conta é liberada, sem mensalidades ou tarifas abusivas, com taxas pagas somente por uso individual.

Com a conta PJ digital do BS2, sua empresa tem acesso a um ecossistema de soluções inteligentes. E você realiza o controle das finanças do seu negócio na palma da mão pelo nosso app.

O BS2 quer ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital gratuita BS2 Empresas

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário abaixo

Siga a gente nas redes sociais

Posts mais lidos

Posts recentes