Como a revolução digital impacta o mercado financeiro?
Revolução digital no mercado financeiro é uma tendência atual que pode ser percebida mundo afora. Empresas que oferecem serviço financeiro já nascem digitais ou se transformam, a fim de se adaptarem aos novos padrões de comportamento e preferência dos usuários.
Confira os tópicos a seguir:
- Como a revolução digital aparece no mercado financeiro?
- E como fica o perfil do usuário nesse contexto?
- 3 tendências da transformação digital no mercado financeiro
O Ranking de Onboarding Digital 2021 revelou que existem mais de 250 milhões de contas digitais abertas no Brasil – o que representa cerca de 117% da população estimada do país. Além disso, mais de 37% dos entrevistados que participaram do estudo usam um banco que já nasceu digital como conta principal.
Veja também: Internet das Coisas: como pode revolucionar o setor financeiro das empresas?
Todo esse contexto evidencia as mudanças provocadas pela transformação digital no mercado financeiro. Para aprofundar o assunto, com pesquisas e expectativas, nós, do Blog BS2, preparamos este artigo exclusivo. Continue a leitura para conferir!
Como a revolução digital aparece no mercado financeiro?
Automação, digitalização de processos e constante adaptação à inovação e investimento em soluções tecnológicas são marcas da transformação digital que rodeia os setores da economia, inclusive o mercado financeiro. Para além disso, é possível perceber as nuances da revolução digital nas seguintes características:
- Corte na burocracia excessiva
Operações comuns, como abertura de conta, solicitação de cartões, empréstimos, antes, eram realizadas de maneira burocrática e manual. Hoje, com a transformação digital, é possível fazer tudo direto do smartphone, sem precisar se deslocar às agências bancárias, com facilidade e rapidez. Assim, os sistemas integrados das instituições garantem comodidade e agilidade ao usuário.
- Personalização de serviços
Com as vantagens promovidas pelo Big Data, a partir da transformação digital, as instituições financeiras passam a contar com um poder de análise de dados surpreendente. As ferramentas integradas permitem personalizar serviços de acordo com as necessidades de cada usuário, o que permite o aprimoramento de estratégias e ações, a fim de atingir melhores resultados.
- Facilidade de atendimento
A transformação digital do mercado financeiro também tem provocado benefícios para as áreas de atendimento ao cliente, tendo em vista que, de forma integrada e por meio do uso da Inteligência Artificial, é possível garantir ao usuário suporte rápido e eficiente, diretamente no aplicativo do banco – seja por meio de chats, canais de apps ou e-mail.
- Segurança e visibilidade
Quando o assunto é revolução digital, a segurança do usuário aparece como principal preocupação. No entanto, com as novas tecnologias, é possível oferecer maior controle sobre os dados e finanças dos clientes, já que eles conseguem gerenciar tudo a partir de seus dispositivos, sempre que quiserem. Recursos como autenticação por biometria e dupla autenticação são soluções comuns empregadas nas instituições financeiras nesse contexto.
E como fica o perfil do usuário nesse contexto?
Diante das diversas transformações ocasionadas pela revolução digital no mercado financeiro, é possível perceber que os usuários apresentam características em comum nesse novo cenário: estão mais preocupados com a segurança, anseiam por agilidade na solução de problemas e no acesso a serviços, têm maior cuidado com as finanças, desejam praticidade para o dia a dia etc.
Além disso, esse novo público consumidor, antenado às inovações tecnológicas, deseja atendimento ágil e atencioso, ainda que seja realizado de maneira automatizada.
Ou seja, estamos diante de uma grande massa de pessoas que deseja contar com todos os benefícios que a tecnologia tem a oferecer no cenário econômico, mas querem uma experiência completa e satisfatória – mais ágil em relação ao oferecido pelas instituições tradicionais, mas personalizada.
3 tendências da transformação digital no mercado financeiro
Preparamos, a seguir, uma lista com as três principais tendências da transformação digital para o mercado financeiro. Confira!
1 – Uso de APIs
As APIs são um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na internet.
Uma vez que a empresa automatiza por meio de APIs, atividades repetitivas como emissão de notas fiscais, boletos, lançamentos contábeis e pagamentos são substituídas pela automação, o que gera economia de tempo, aumento na produtividade e eficiência.
2 – Blockchain
Blockchain é uma das soluções tecnológicas mais relevantes dos últimos tempos, haja vista que trata-se de uma estrutura para autenticação de registros em blocos, de modo a reforçar a proteção e prevenir possibilidades de ataques e crimes virtuais. Isso acontece porque cada bloco está conectado ao anterior por meio de um código criptografado, portanto, alterar alguma informação requer mudança em todos os blocos da sequência.
3 – OCR em foco
O OCR (Optical Character Recognition) é uma solução tecnológica que permite a leitura de documentos e a conversão para o universo digital. Assim, promove confiabilidade, agilidade e precisão na identificação dos documentos para autenticação e para reforçar a segurança, quando for preciso.
Revolução digital no banco BS2
Somos um banco digital completo e especializado em empresas do Brasil. Nossa conta digital possibilita que a sua empresa faça TEDS, transferências e Pix, tenha os comprovantes das transações, acesso a cartão de débito – físico e digital –, além de link de pagamento, aprovação de transações e pagamentos (com e sem código de barras) de Tributos. Tudo de forma ágil, simples e desburocratizada.
Além disso, contamos com soluções completas em APIs, que se integram rapidamente com qualquer sistema, tornando ágil e segura toda a operação financeira da sua empresa.
Ficou interessado e deseja saber mais? Acesse o nosso site e conheça as melhores soluções financeiras que podemos oferecer para a sua empresa.
Leia também:
O que é Digital Cash Management e por que a sua empresa precisa dele?
Posts Recentes
Contas de final de ano: como organizar as despesas da sua empresa
Investimentos PJ: conheça as opções para garantir rentabilidade e segurança
Qual a taxa de juros do Pronampe? Descubra as condições e como é calculada
Black Friday 2024: dicas para vender mais e evitar golpes
Oscilações no câmbio: como proteger a sua empresa?
Fluxo de caixa: o que é, como funciona e como criar um para sua empresa