O calendário é um grande aliado das estratégias das empresas. O segredo está em saber antecipar as oportunidades a favor do seu negócio. Estamos prestes a entrar no segundo semestre de 2021. Para os empreendedores, este é o momento de olhar para os próximos meses, a fim de se planejar e otimizar resultados. Programe-se para os feriados no segundo semestre.
Duas práticas podem fazer a diferença para assegurar receitas. A primeira está na capacidade de identificar os potenciais que as datas comemorativas oferecem ao longo do ano para alavancar faturamento. A outra é se planejar para maximizar efeitos positivos e minimizar os impactos dos feriados no volume de vendas.
Reunimos aqui algumas 7 dicas úteis, que todo empreendedor deve considerar para transformar o calendário em um cronograma de crescimento para o negócio. Confira!
No calendário de 2021, teremos várias emendas de feriados nacionais no segundo semestre. Para as empresas, é hora de ponderar sobre as oportunidades de faturar mais e as adequações que deverá fazer na programação de atividades:
2. Verifique quais feriados foram antecipados na sua localidade
Ao longo da pandemia da Covid-19, a antecipação de alguns feriados locais ou nacionais foi uma medida adotada por Estados e municípios para reduzir a circulação de pessoas com foco no distanciamento social.
São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Piauí estão entre os que criaram uma sequência de feriados em dias seguidos com este propósito. O mesmo aconteceu em algumas cidades, como São Paulo. No entanto, cada localidade estabeleceu regras distintas.
Lembre-se de checar como ficou o calendário na sua cidade e no seu Estado para verificar se terá de fazer alguma atualização da sua programação de produção ou estratégia comercial.
3. Prepare-se para as datas comemorativas do período
O segundo semestre é um período que concentra importantes datas comemorativas, providenciais para aquecer as vendas.
Identifique desde já as oportunidades e repense práticas, a fim de otimizar os resultados esperados, principalmente se o portfólio de produtos ou serviços está alinhado a sazonalidades ou temáticas que também permeiam o calendário:
4. Não esqueça de atualizar com seus fornecedores o que mudou em sua estratégia
Quanto antes compartilhar eventuais mudanças na sua programação, melhor para a empresa e para os seus parceiros de negócios. Essa previsibilidade é sempre bem-vinda, especialmente por em aumento de atividade para todos os envolvidos.
5. Procure ouvir seus consumidores para prever demandas
Para empreendimentos que já se relacionam com seus clientes em redes sociais, o início do segundo semestre constitui o momento de começar a identificar expectativas de consumo do público-alvo. A criação de pesquisas ou ações interativas permite, por exemplo, conhecer o comportamento dos consumidores e compreender como a sua capacidade de compra foi impactada pelo contexto de mercado. O desenvolvimento de ações promocionais para avaliar o nível de resposta é outra prática que contribui para repensar o que for necessário.
6. Acompanhe de perto os níveis de seu estoque
As incertezas que o cenário ainda revela só reforçam a importância de assegurar a disponibilidade de produtos. A avaliação do comportamento de consumo do cliente deve estar anda mais atrelada a um controle mais preciso dos estoques. Se perder oportunidades de vender é ruim, deixar de vender por falta de produtos certamente será muito pior.
7. Compartilhe a estratégia e prepare sua equipe para vender
Por fim, mas não menos importante! Atualizar a equipe sobre eventuais mudanças na estratégia do seu empreendimento representa um investimento de tempo que trará um retorno valioso: o engajamento das pessoas.
Seja no on-line ou na loja física, ou na prestação de serviços, realinhar coordenadas ajuda a padronizar atuação e fortalecer a identidade do negócio. Com um mercado cada vez mais dinâmico, e com consumidores cada vez mais conscientes – e exigentes – manter o time na “mesma página” é um passo fundamental para que todos possam trilhar juntos a rota de expansão da sua empresa.
Os feriados fazem parte das rotinas de quem pensa em iniciar sua jornada empreendedora. E tão importante quanto saber usar o calendário a favor de um negócio que deseja construir é buscar a assessoria de um contador para se certificar de que o enquadramento da atividade e todos os trâmites do processo de abertura da empresa sejam conduzidos em total conformidade.
O Banco BS2 firmou uma parceria com a Contabilizei que oferece abertura de uma conta corrente PJ digital, gratuita e já integrada com a contabilidade da sua empresa.
Ao abrir uma conta PJ digital BS2 Empresas, o seu empreendimento terá acesso a um ecossistema inteligente de soluções financeiras, 100% conectado com a realidade e com o orçamento de micros, pequenas e médias empresas.
O BS2 está pronto pra ajudar quem está começando a empreender, e pra transformar desafios em soluções e facilitar a sua gestão financeira. A conta PJ digital do Banco BS2 é ideal para pequenas e médias empresas, que precisam manter o foco nas estratégias que alavanquem o seu faturamento, com soluções financeiras na medida certa para o orçamento de quem está começando a empreender.
A abertura é gratuita e 100% realizada pela internet. Em até três dias úteis, a conta é liberada, sem mensalidades ou tarifas abusivas, com taxas compatíveis com o seu momento de empreender e pagas somente por uso individual.
Com a conta PJ digital do BS2, sua empresa tem acesso a um ecossistema de soluções inteligentes. E você realiza o controle das finanças do seu negócio na palma da mão pelo nosso app.
O BS2 quer ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital gratuita BS2 Empresas
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) é uma…
Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro e é marcada por uma…
Puxada por incertezas sobre o movimento do fiscal local e as dúvidas sobre as principais…
O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para o planejamento e a gestão financeira…
Aprovada a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de alguns…
ESG é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às…