Service Level Agreement (SLA) – traduzido para o português significa Acordo de Nível de Serviço – é o contrato fechado entre a empresa e o cliente para referir-se às especificações dos serviços que o contratante pode esperar do fornecedor, principalmente, na área de tecnologia.
Nesse sentido, são citados os termos de compromisso, prazos de contratos, suporte técnico e outros. O acordo é exigido em qualquer relação contratual de Tecnologia da Informação (TI) e, também, é descrito pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da sigla ABNT NBR ISO-IEC 20000-1.
Dessa forma, é preciso entender sobre os formatos e tipos de Acordo de Nível de Serviço, para que a qualidade do produto ou serviço entregue ao cliente seja cada vez maior e, consequentemente, tenha um posicionamento mercadológico firmado. Deseja saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste artigo que nós, do Blog BS2, preparamos!
Veja também – Novos consumidores pós-pandemia: oportunidade para expandir seu negócio
O Acordo de Nível de Serviço é fundamental para criar uma relação de transparência e confiança entre o contratante e o contratado, visto que por meio do documento é possível ter, de forma clara e objetiva, informações como:
Nesse contexto, adotar o SLA na assinatura de contratos possibilita um melhor alinhamento do que está sendo contratado e deixa claro ao cliente o que ele pode cobrar, como deve proceder e o que pode esperar da empresa – o que pode auxiliar no aumento e consistência do índice de satisfação do cliente.
Existem três tipos de SLA:
Aplicar o SLA no oferecimento de serviços e produtos da sua empresa pode proporcionar:
A aplicação do SLA nas plataformas de e-commerces e marketplaces visam a atender expectativas dos clientes que envolvem o prazo máximo e mínimo para entregas, formas de atendimento, multas e punições em caso de irregularidades, níveis de qualidade, procedimentos para trocas, responsabilidades de cada lado e métricas utilizadas para mensurar o Acordo.
Com a aplicação dessas boas práticas, é possível melhorar o gerenciamento de expectativas do contratante, reduzir os pedidos de cancelamentos do serviço ou compra de produtos e, também, aumentar a fidelidade do cliente.
É importante citar que, em negócios digitais, existem dois modelos de apresentação do formato de SLA:
Voltado para as obrigações e expectativas dos clientes em relação aos serviços prestados pela empresa virtual. Assim, é necessário entender cada comportamento dos consumidores atendidos e adotar processos que atendam a cada um, da forma mais personalizada possível.
Neste formato, não é necessária uma personalização, o que torna o processo mais simples de ser pensado e colocado em prática. Nesse sentido, o documento contratual não define condições específicas para cada cliente, mas, sim, cláusulas padronizadas de acordo com o trabalho oferecido pelo negócio.
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Permite a emissão online em tempo real e dá acesso a possibilidades de gerenciar boletos de inclusão, cancelamento e impressão, consultar a lista de documentos por filtro, alterar data de vencimento, consultar praças disponíveis, pagar boletos e gerenciar o webhook com mudança de status.
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