Um ano de Pix: pagamento instantâneo já representa mais de 80% das operações realizadas por PJ no BS2

Um ano de Pix: pagamento instantâneo já representa mais de 80% das operações realizadas por PJ no BS2

QR Code é o meio de iniciação mais utilizado entre os clientes do banco, mostrando o avanço do Pix entre empresas

Neste mês, o PIX completa um ano de funcionamento no País. Lançado pelo Banco Central em 16 de novembro de 2020, o sistema ganhou a confiança dos usuários e hoje já faz parte da rotina financeira de muitas empresas brasileiras. Em outubro, o pagamento instantâneo já representava mais de 80% do total de transferências realizadas por pessoas jurídicas no BS2, com um volume mais de três vezes maior que o de abril de 2021, sexto mês de operação.

“O Pix teve uma curva de adesão muito mais rápida do que era esperado. Em poucos meses as pessoas passaram a utilizá-lo amplamente e hoje já está consolidado e já é utilizado como forma de pagamento e não apenas entre pessoas físicas”, explica Gilberto Gomes, gestor e responsável técnico pelo Pix no BS2.

Pix representa 80% das transações na conta empresas do BS2
Cadastre a chave PIX da sua empresa no Banco BS2

“Nos próximos meses, devemos observar uma curva mais estável, por grande parte dos brasileiros já ser adepta do sistema de pagamento instantâneo. No BS2, por exemplo, quase 100% dos clientes já utilizam o Pix, e a expectativa é que represente mais de 90% das transações nos próximos seis meses”, explica Gomes.

O PIX já representa 80% das transações realizadas por pessoas jurídicas no BS2

De acordo com dados do Banco Central, no mês de outubro foram realizadas em todo o País 248 milhões de transações envolvendo pessoas jurídicas, um aumento de quase 160% em relação ao mês de abril, quando foram contabilizadas mais de 96 milhões de operações. Entre os principais benefícios estão a agilidade, já que as transferências são concluídas em poucos segundos, a disponibilidade 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive feriados, e o baixo custo.

Pix para Pequenas e Médias Empresas

Segundo Gomes, ainda há muito espaço para crescimento do Pix entre o público PJ. “Com nosso foco em PMEs e o crescimento da economia, acreditamos que ainda há oportunidade para que essas empresas utilizem o Pix em diferentes etapas da sua rotina financeira, tanto para pagamento como recebimento, simplificando e trazendo agilidade, oportunidades e economia”, ressalta.

A escolha do meio utilizado para realizar transferências por Pix também mudou durante o último ano, mostrando o avanço da ferramenta com o público PJ. Entre novembro e julho, o maior crescimento observado no BS2 era de chaves Pix, cenário que se inverteu a partir do mês de agosto, quando os pagamentos por QR Code passaram a representar a maioria das operações.

Um ano de Pix: pagamento instantâneo já representa mais de 80% das operações realizadas por PJ no BS2
Cadastre a chave PIX da sua empresa no Banco BS2

Nesse período, muitos estabelecimentos começaram a oferecer o Pix como opção de pagamento, tanto físico como online, inclusive com condições especiais para os clientes. Hoje, o QR Code representa 79,5% dos pagamentos e recebimentos envolvendo empresas por Pix no BS2, comparado com 51% em agosto.

PixNovas funcionalidades e integração com Open Banking

Desde o lançamento, o Banco Central vem trabalhando no desenvolvimento de diversas atualizações e ferramentas para o Pix, assim como ajustes de segurança e combate à fraude. Entre as medidas estão a implementação do limite de mil reais para transferências entre as 20h às 06h, que já está em vigor e o Mecanismo Especial de Devolução, que possibilitará a devolução de recursos pela instituição recebedora em casos de fraude ou falha operacional, previsto para entrar em vigor no dia 16 de novembro.

Para o quarto trimestre desse ano, também estão previstas as primeiras etapas do Iniciador de Pagamentos no Pix, onde instituições detentoras de conta transacional que sejam autorizadas pelo BC e certificadas no Open Banking possam realizar a operação de pagamento via Pix dentro do seu próprio aplicativo ou website, sem que o usuário precise acessar os canais da instituição financeira onde tem conta. A agenda faz parte da terceira fase do Open Banking, que está em andamento desde o último dia 30. Já para 2022, está prevista a implantação do Débito Automático no plataforma de pagamento instântaneo, que facilitará pagamentos recorrentes.

Sabia que o Banco BS2 é o primeiro banco completo especializado em PMEs do Brasil? 

Parte dessa missão é norteada por oferecer uma estrutura bancária integrada e completa, tecnologia de ponta e expertise em crédito para pequenas e médias empresas. 

A conta digital PJ do BS2 pode ser aberta pela internet, não tem mensalidade e só paga pelo o que usar.

Queremos ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2. 

Posts Similares

Posts Recentes

Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

2023, um ano que valeu por dois

Banco BS2: Que ano memorável! Para o Banco BS2, 2023 ficará marcado como o ano em que a inovação, parte do nosso DNA, ganhou ainda mais peso, espaço e relevância. Foi também o ano em que fomos reconhecidos por algo que cultivamos e nutrimos desde 1992, quando nascemos assim como a nossa ética e a…

Open Finance: abrindo caminho para novas oportunidades

Você já deve ter ouvido falar de Open Finance. Ou de Open Banking. Ou dos dois. Aliás, existe diferença entre os dois? A resposta é: sim, existe. E vamos explicá-la desde já, começando pela definição de Open Banking. Em termos conceituais, existem várias formas de descrever o “Open Banking”. Alguns o chamam de “sistema de…

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *