Consumo online já era uma tendência vivida e, durante e após a pandemia, o modelo de compra se intensificou entre os consumidores.
Atualmente, as compras em lojas virtuais representam um resultado maior que nas lojas físicas. O que afirma isso é o levantamento realizado pela empresa que reúne dados sobre o e-commerce NeoTrust.
O estudo aponta que o consumo online representou 57,5% das vendas no ambiente virtual, somente em 2021.
Diante desse cenário, é fundamental entender o comportamento do consumidor atual e adotar estratégias para potencializar os resultados da sua empresa digital.
Neste conteúdo, nós, do Blog BS2, preparamos 5 dicas essenciais para te ajudar a potencializar a conversão do seu negócio.
Continue a leitura e confira!
Veja também – Novos consumidores pós-pandemia: oportunidades para expandir seu negócio
O consumo dos brasileiros tem se mostrado, em grande parte, por meio das lojas digitais.
Relatório publicado pela Conversion, intitulado Setores do E-commerce no Brasil, mostra que, em julho de 2022, o comércio eletrônico cresceu cerca de 5,29% e, nos últimos 12 meses, sites e aplicativos de e-commerce somados tiveram 24,3 bilhões de acessos.
Outros dados apontam que a alta foi impulsionada pelos segmentos de turismo (14,3%), cosméticos (11,9%) e varejo (6,3%).
Nesse contexto, as compras online representam 11,9% do total de vendas, de acordo com dados divulgados pela empresa de dados Statista, e, ainda segundo a análise, estima-se que, até o final de 2022, o índice chegue a 17,5%.
Diante desse cenário, é fundamental entender o comportamento do consumidor e, também, mostrar presença online.
Estudo encomendado pela Paypal aponta que 76% dos consumidores costumam fazer compras ou realizar pagamentos online por meio do smartphone e 43% deles realizam compras pelo celular nas redes sociais.
Já as empresas, 74% possuem um site responsivo – otimizado para navegação em celulares. Além disso, 52% dos comércios eletrônicos entrevistados já vendem seus produtos e serviços por meio da rede social e 44% dessas vendas acontecem pelos dispositivos móveis.
Nesse sentido, separamos 3 dicas que vão te auxiliar a aumentar a conversão online da sua empresa. Confira!
A prática omnichannel consiste na estratégia de varejo que utiliza diferentes canais de comunicação para oferecer uma experiência de compra digital mais otimizada e, ao mesmo tempo, personalizada para o usuário.
O modelo une o online ao offline, a fim de integrar lojas virtuais e físicas, logo a empresa e o consumidor.
Portanto, busque explorar os canais, como e-mail, telefone, site, redes sociais e espaços físicos para conversar com seu cliente e oferecer possibilidades de facilidade.
Essa prática se mostra importante, visto que dados do estudo encomendado pela Paypal apontam que 17% dos consumidores brasileiros que fazem parte da geração millennial – também chamada de geração Y, que são os nascidos após 1980 -, preferem comprar online, mesmo quando estão na loja física.
Ou seja, ao analisar esse comportamento, o levantamento percebeu que 70% dos jovens buscam por produtos ou serviços por meio do celular, ao menos, uma vez por dia.
Estar presente no mesmo espaço que os consumidores faz com que seu negócio ganhe visibilidade e, consequentemente, aumente a conversão.
Como as pesquisas mostram que atualmente as pessoas consomem mais por meio das plataformas digitais, é fundamental não só produzir conteúdo de relevância para essas redes, como também possuir um sistema que seja responsivo e acessível aos acessos feitos por meio de dispositivos móveis.
Nesse sentido, é preciso entender que, para chegar ao resultado esperado, é necessário aplicar um conjunto de ações, que incluem:
Essas práticas se mostram importantes para reconhecer e definir o seu público. Pesquisa realizada pela empresa de análise de dados All iN Social Minermostra que 53% dos entrevistados utilizam o Google para realizar compras online, enquanto outros 50% usam o Instagram, seguidos pelos 43% e 42% que fazem uso do Facebook e Whatsapp, respectivamente, para comprar.
Entender e buscar ações de acordo com os dados dos seus clientes ajudará a compreender o melhor caminho para conversar com o consumidor e, também, adotar estratégias que o impactam positivamente.
Nesse cenário, é fundamental implementar na equipe um responsável para analisar as métricas de engajamento dos conteúdos nas redes sociais, os acessos no site, a quantidade de compras mensais e, ainda, o número de produtos no carrinho e cancelamentos, além de devoluções e reclamações nas plataformas.
As boas práticas servem para mostrar que o bom engajamento pode não representar uma boa taxa de conversão.
Informações fornecidas pela empresa Hack apontam que a taxa média de conversão de e-commerces é de 1,33%, ou seja, o alto volume de acessos nem sempre resulta em uma venda, efetivamente. Os pesquisadores envolvidos no estudo afirmam que uma boa taxa de conversão deve ser de 3,6%.
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