Quem pode fazer antecipação de recebíveis?
Empresas de qualquer porte podem se beneficiar com a antecipação de recebíveis. Na prática, essa modalidade de crédito garante o acesso rápido e descomplicado a uma fonte de capital sem a necessidade de criação de uma dívida. Especialmente para as pequenas e médias empresas, ter na mão a qualquer momento aquele dinheiro das vendas a prazo, que só seria recebido futuramente, pode significar mais do que uma alternativa para equalizar o fluxo de caixa.
É a opção para também superar os altos e baixos do mercado, que costumam gerar impacto maior em quem está começando a desbravar o universo do empreendedorismo.
A boa notícia é que as recentes mudanças implementadas pelo Banco Central relacionadas às regras para recebíveis de cartão e aos descontos de boletos e duplicatas vieram para flexibilizar e ampliar condições para que as PMEs usufruam cada vez mais de soluções desburocratizadas de contratar crédito usando recursos próprios como garantia.
Esse respaldo viabiliza taxas de juros menores para obter um capital de giro fundamental para adequar o “timing” da gestão das finanças às dinâmicas do dia a dia dos seus negócios.
Na hora de buscar por esse tipo de produto no mercado, diversas instituições estão habilitadas a antecipar recebíveis de cartões, cheques, notas fiscais e boletos. Entre elas estão os bancos, as fintechs, os FIDCs (Fundos de Investimento em Diretos Creditórios) e as empresas de factoring.
Para que essa escolha seja assertiva, é imprescindível avaliar alguns fatores determinantes para um custo x efetividade adequado ao perfil e à realidade do seu empreendimento.
7 dicas para realizar uma antecipação de recebíveis mais vantajosa
- Taxas de juros competitivas – Esse indicador varia de instituição para instituição. Compare para ter as referências sobre os percentuais cobrados sobre os totais antecipados.
- Credibilidade da instituição – Solidez e reputação do parceiro financeiro que vai adiantar valores são atributos a analisar.
- Diversidade de recebíveis – Dispor de diversos tipos de antecipação pode ajudar a planejar melhor o momento de antecipar valores a receber.
- Elegibilidade – Procure conhecer a fundo os pré-requisitos que tornam uma empresa habilitada para contratar um crédito atrelado à antecipação de seus recebíveis.
- Regras e riscos – Atente também para as regras estabelecidas pela instituição quanto à aprovação de antecipações e quais os riscos/responsabilidade absorvidos ou não pela instituição, como a inadimplência de um recebível.
- Agilidade e desburocratização – Quanto mais fácil e menos complicado e 100% digital for o processo, mais imediata a liquidez obtida com seus recebíveis.
- Mire na antecipação, olhe para o ecossistema de soluções financeiras – Pondere as vantagens de concentrar a gestão financeira da sua empresa em uma instituição em que a solução de adiantar valores a receber integra um conjunto de produtos e serviços inteligentes e, principalmente, compatíveis com o momento do seu empreendimento!
Antecipação de Recebíveis: Venda a prazo e receba à vista
Queremos tornar o BS2 o primeiro neobank B2B do Brasil. E parte dessa missão é norteada por oferecer uma estrutura bancária completa, tecnologia de ponta e expertise em crédito para pequenas e médias empresas.
Somos movidos pelo propósito de transformar a experiência financeira de negócios com soluções como as Novas Linhas de Crédito para PMEs do BS2. A contratação é 100% digital, de forma ágil e desburocratizada e totalmente integrada à conta PJ gratuita BS2 Empresas.
Antecipação com Cartões de Crédito
Além de contratarem digitalmente essa operação para receber à vista o valor das vendas a prazo pagas pelos cientes via maquininhas de cartões, as empresas podem usufruir de uma jornada 100% integrada a um ecossistema de soluções financeiras adequadas ao orçamento e às prioridades da gestão das PMEs.
Com a Antecipação de Recebíveis do BS2, é possível receber o valor no mesmo dia (para vendas até 14h) ou em até em 1 dia útil.
Antecipação com Notas Fiscais, Boletos e Duplicatas
Outra solução do Banco BS2 que está a caminho é a Antecipação de Recebíveis de Notas Fiscais Eletrônicas de Produtos (NF-e), e de Serviços (NFS-e) ou Conhecimentos de Transporte Eletrônicos (CT-e).
É a operação ideal para PMEs que desejam minimizar impactos dos descompassos no fluxo de caixa, 100% integrada à conta PJ digital BS2 Empresas.
Permite solicitar digitalmente a antecipação de recursos atrelados a documentos fiscais emitidos, que contam com prazos mais longos para vencimento/recebimento.
Nesse modelo de Antecipação de Recebíveis, o upload de documentos fiscais é feito diretamente na plataforma de crédito, com taxas flexíveis e customizadas por cliente. São aceitas:
- NF-es com vencimento entre 5 e 90 dias emitidas em qualquer lugar do Brasil.
- NFS-es com vencimento entre 5 e 90 dias emitidas somente na cidade de São Paulo.
- CT-es emitidos em todo o Brasil e sem prazo de vencimento.
Crédito integrado à conta PJ digital BS2 Empresas
A conta PJ digital do Banco BS2 é ideal para pequenas e médias empresas, que precisam manter o foco nas estratégias que alavanquem o seu faturamento, com soluções financeiras compatíveis com o orçamento de quem está começando a empreender.
A abertura é gratuita e 100% realizada pela internet. Em até três dias úteis, a conta é liberada, sem mensalidades ou tarifas abusivas, com taxas pagas somente por uso individual.
Com a conta PJ digital do BS2, sua empresa tem acesso a um ecossistema de soluções inteligentes. E você realiza o controle das finanças do seu negócio na palma da mão pelo nosso app.
O BS2 quer ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital gratuita BS2 Empresas
Posts Recentes
Qual a taxa de juros do Pronampe? Descubra as condições e como é calculada
Black Friday 2024: dicas para vender mais e evitar golpes
Oscilações no câmbio: como proteger a sua empresa?
Fluxo de caixa: o que é, como funciona e como criar um para sua empresa
Empresas têm Valores a Receber do BC? Veja como consultar
As ações do Banco BS2 com a pauta ESG