Web Summit Rio – AI, BaaS, ESG, ChatGPT e muitas conexões
O Web Summit Rio, reuniu mais de 21 mil pessoas durante quatro dias de evento, de 1 a 4 de maio, no Rio de Janeiro (RJ), e não deixou a desejar no quesito tamanho ao se equiparar a uma verdadeira jornada de conexões.
A participação em um evento de grande porte é uma experiência digna de comparação com uma verdadeira maratona. Entre a presença em palestras, visita aos estandes e encontros para gerar networking, os passos dados podem chegar a 10 km por dia.
Ao longo de três dias de evento, o time do Banco BS2 esteve presente no Web Summit Rio. Ativamos o networking e tivemos a oportunidade de absorver conteúdos pautados por temas mais “on” do que nunca: AI, BaaS, ESG e ChatGPT.
Em nossas redes sociais, já antecipamos alguns insights do evento. No entanto, temos muito mais pra compartilhar com base no que a gente acompanhou em várias palestras de uma intensa programação. Quer saber mais sobre o que rolou no evento? Confira!
Veja também: Banco BS2 amplia oferta para público PJ e lança unidade de negócios de Banking as a Service
A preocupação com a Inteligência Artificial foi a pauta de abertura do Web Summit Rio e marcou presença em diversos fóruns
Alguns executivos já sinalizam que a AI vai impactar significativamente a rotina dos bancos. A evolução da inteligência artificial é fato e, certamente, a transformação mais revolucionária de todos os tempos. Especialistas alertam: muito em breve, a inteligência artificial será realidade no segmento bancário.
Em contrapartida, existe uma grande preocupação orientada por não deixar que essa tecnologia se desenvolva por conta própria, sem qualquer delimitação por regras. A necessidade de interação humana é, e sempre será, imprescindível, tanto para entender sua potência quanto para gerar moderação.
Dessa forma, entre as empresas privadas, prevalecem o consenso e a expectativa de que a regulação sobre a AI contemple mais o interesse público do que apenas o que vislumbram as grandes empresas do setor.
Banking as a Service: muito mais liberdade para as empresas
Porém, apesar de parecer complicada, na prática a expressão Banking as a Service (BaaS) é o oposto disso. Remete à simplificação dos serviços bancários, e possibilita que qualquer empresa ofereça soluções financeiras aos seus clientes de forma personalizada e eficiente.
O BaaS se destaca como alternativa funcional para iniciar essa jornada tecnológica, sem muita complexidade. Logo, proporciona aos negócios criar seu próprio banco digital como um braço financeiro na companhia, e diversificar seu portfólio de produtos.
A implementação da ferramenta tem como principal característica a facilidade – a exemplo do que já fazemos no Banco BS2: entregamos a solução completa já “empacotada”.
A partir da disponibilização de uma biblioteca de APIs (Interface de Programação de Aplicativos), a empresa consegue montar seu banco com serviços agregados aos seus usuários. E pode, assim, gerar diferenciais e mais valor ao seu negócio.
ESG: uma agenda que ainda tem muito pra evoluir
ESG (sigla para Environmental, Social and Governance) define o conjunto de medidas corporativas implementadas pelas empresas, para melhorar suas práticas nas áreas ambiental, social e de governança.
Entre as conversas que acompanhamos no Web Summit Rio, as atenções se voltam para o pilar ambiental, ainda considerado um grande desafio.
Por outro lado, a dimensão social na agenda das empresas já se materializa em ações, permanece entre as organizações a necessidade de construir uma governança sólida para prosperar de modo consistente e sustentável.
Portanto, a responsabilidade social e ambiental nas empresas mantém sua relevância determinante para um sucesso dos negócios atrelado à contribuição para a sociedade e à proteção do meio ambiente. O propósito precisa, sempre, ir além do lucro. No radar dos investidores, despontam cada vez mais as empresas que se preocupam com as questões de ESG.
Também ganha evidência crescente o papel da diversidade nas organizações, tanto em termos de inclusão social quanto da pluralidade de ideias e perspectivas.
ChatGPT: será mesmo que já é uma grande solução?
Falando agora em ChatGPT, quem já utilizou é capaz de perceber suas limitações. A ferramenta ainda comete muitos erros, pois parte dos dados usados para treiná-la vem de fontes nada confiáveis na internet, como fóruns de discussão. É nesse ponto que a interação humana é novamente exigida e contestada. Além disso, o senso crítico sempre será uma das chaves para o bom uso do sistema.
Em meio a diversas polêmicas, há a expectativa de que a inteligência artificial possa trazer excelentes oportunidades de geração de leads. Afinal, trata-se de uma tecnologia inovadora, concebida para ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos de forma muito mais rápida, com baixo custo, e uma performance bastante vantajosa nas operações.
Curioso, não? Vamos continuar de olho na evolução dessa ferramenta e esperar as cenas dos próximos capítulos. Mas já antecipamos aqui temas que, certamente, continuarão a ter relevância para quem acompanha o setor bancário e, de alguma forma, por todos os impactados positivamente pelas transformações desse mercado.
A edição 2023 do #WebSummit partiu, mas já deixa saudades. Ano que vem tem mais e, com certeza, estaremos por lá! 😊
Que tal crescermos juntos?
Somos o BS2 – o banco das empresas. Somos o primeiro banco digital brasileiro a ter atuação focada em pessoas jurídicas (PJ).
Estamos alinhados ao mercado atual e 100% preparados para oferecer as soluções mais adequadas aos negócios – Pix, Plataforma de Cobrança, APIs, links de pagamentos e muito mais. Com a Conta PJ Digital para Empresas, sua marca tem controle de suas finanças na palma da sua mão.
Abra agora sua Conta PJ Digital – sem mensalidades, gratuita e 100% online – e aumente o faturamento do seu negócio!
Posts relacionados
Banco BS2 lança cartão Mastercard Black
Qual o segredo para inovação estratégica nas empresas?
Posts Recentes
Qual a taxa de juros do Pronampe? Descubra as condições e como é calculada
Black Friday 2024: dicas para vender mais e evitar golpes
Oscilações no câmbio: como proteger a sua empresa?
Fluxo de caixa: o que é, como funciona e como criar um para sua empresa
Empresas têm Valores a Receber do BC? Veja como consultar
As ações do Banco BS2 com a pauta ESG