Veja os melhores meios de pagamento digitais para oferecer a seus clientes
Meios de pagamento são as diferentes formas em que é possível realizar pagamentos e recebimentos, seja na posição de cliente ou de empresa. Existem diversas maneiras de pagar uma conta ou receber um montante de dinheiro esperado. De acordo com o Banco Central do Brasil, os mais utilizados atualmente pelos consumidores brasileiros são:
- TED
- Pix (QR Code)
- Boleto
- Cheque
Outras formas de pagamento, como DOC e TEC, eram mais utilizados anteriormente, mas saíram de circulação em janeiro de 2024.
Além dos meios de pagamento citados acima, também é necessário considerar outros que também ainda são muito utilizados: link de pagamento, cartão de crédito e cartão de débito, e até mesmo a própria cédula de dinheiro, que mesmo em 2024, equivale a pouco mais de 3% do PIB. Abaixo, entenda como os meios de pagamento digitais funcionam.
Pix
O Pix foi lançado em 2020 e é a forma de pagamento mais usada atualmente por trazer agilidade e praticidade para o dia a dia: uma transação pode ser feita em questão de segundos, 24 horas por dia e durante todos os dias do ano. Existem dois tipos de Pix para PJ:
- Chave Pix
- QR Code (que direciona o pagamento de forma mais rápida)
Em menos de um ano de sua criação, o Pix já se tornou o meio de pagamento favorito dos brasileiros e uma referência para outros países, que se inspiram no modelo criado pelo Banco Central para replicar em seus respectivos países.
As empresas conseguem ofertar o Pix como participantes indiretas, para isso, é importante contar com uma instituição financeira vinculada ao Banco Central para oferecer o meio de pagamento para seus clientes.
Boleto
O boleto bancário é um meio de pagamento muito acessível e prático, além de ser um dos mais comuns e utilizados hoje em dia. Ele pode ser pago por meio do Internet Banking, mas também em caixas eletrônicos e lotéricas. É cobrada uma taxa da empresa pela emissão da via.
TED
Segundo o Banco Central do Brasil, o TED (Transferência Eletrônica Disponível) ainda é um dos meios de pagamentos mais utilizados pelos brasileiros, especialmente para transações de alto valor. Essa forma de pagamento possui algumas limitações, como dia e horário.
Qualquer transferência realizada após as 17h cai na conta de destino no próximo dia útil. As transações também só podem ser feitas durante a semana, ainda que aos finais de semana seja possível agendar um pagamento.
Link de pagamento
O link de pagamento é uma forma prática e ágil de levar o cliente a realizar um pagamento da forma que fique melhor para ele. Ele direciona para uma página com várias opções para que aquela conta seja paga: Pix QR Code, boleto, parcelado no cartão de crédito e muito mais.
Cartão de crédito e débito
Práticos e versáteis para realizar pagamentos à vista ou a prazo, os cartões de débito e de crédito são um dos meios de pagamentos mais utilizados pelos brasileiros.
Além da versão física, alguns bancos oferecem a possibilidade do cliente emitir um cartão “virtual”, disponível apenas no celular via aplicativo ou Internet Banking, com dados diferentes do convencional para transações online (uma forma de evitar golpes).
Preciso pagar taxa para meios de pagamento?
Cada meio de pagamento tem uma cobrança de taxa específica. O valor varia de acordo com alguns fatores, como o tipo da empresa, quantia de dinheiro que foi recebida e acordo com o banco que cuida da parte financeira daquele negócio.
Quais são os limites para Meios de pagamento como Pix, boleto e TED no Banco BS2?
Assim como as taxas em cima dos meios de pagamento variam, os limites para meios de pagamento no Banco BS2 também mudam de acordo com cada cliente e negociação – afinal, cada empresa é única e precisa de soluções pensadas sob medida.
Como incluir meios de pagamento no meu e-commerce?
Para ter meios de pagamento no seu e-commerce, é necessário que sua empresa use com as soluções de um banco vinculado ao Bacen. No Banco BS2, você conta com uma equipe de consultores que realmente entendem de negócio. Para entender qual é a que mais se encaixa, converse com nossos especialistas!
Posts Recentes
Pix Indireto: como se tornar um participante e características
Cinco dicas para organizar a declaração do IRPJ 2025 antes do início da temporada
Antecipação de Recebíveis: entenda como funciona a linha de crédito PJ
Como fazer um planejamento financeiro para sua empresa em 2025?
Como consultar e melhorar o Score do CNPJ?
Volatilidade: o que é e como proteger o seu negócio