Entenda a nova regra para participantes indiretos no pix

Participantes Indiretos no Pix: entenda o que muda com a nova regra

Participantes indiretos do pix caracterizam aqueles cujas transações são liquidadas por intermédio de um participante direto ou liquidante especial, conforme definição do Banco Central.

Ou seja, as instituições de pagamento sem autorização para funcionamento que sejam participantes do Pix devem, necessariamente, ser participantes indiretos do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI).

Ademais, vale destacar que as instituições autorizadas pelo BCB que sejam participantes indiretos podem escolher a maneira de acesso ao Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT).

Deseja saber sobre as principais regras do pix para participantes indiretos? E quais as características e vantagens da modalidade? Então te convidamos a conferir este material elaborado por nós, do Blog BS2, em parceria com nossos especialistas.

Boa leitura!

Veja também – Pix para participantes indiretos: entenda as principais características!

Novas regras do pix para participantes indiretos

Em dezembro de 2022, o Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) divulgou a versão 6.1 do Manual Operacional do DICT, que compõe o Regulamento do Pix.

O novo documento começou a valer a partir de 2 de janeiro de 2023 e apresenta algumas mudanças substanciais que merecem a devida atenção. A seguir, listamos as principais:

Seção 10

O Provedor de Serviços de Pagamento (PSP) do pagador deve abrir a notificação de infração no DICT imediatamente após a reclamação do usuário pagador.

Seção 10.3

Ajuste no fluxo e na tabela de passo a passo para remover a condição em que o PSP não pode acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED).

Seção 18

A solicitação do cancelamento de devolução deve ser criada pelo PSP do recebedor.

Seção 18

Inclusão do detalhamento sobre o monitoramento a ser realizado pelo PSP em caso de devoluções parciais.

Diante desse cenário, é fundamental reforçar que toda a regulamentação do pix para participantes indiretos é baseada na Instrução Normativa BCB nº 291, que explicita e determina as principais diretrizes e regras da modalidade.

Quem pode se tornar participante indireto do pix?

Para tornar-se um participante indireto do pix, é preciso que as empresas interessadas apresentem algumas características específicas.

Entre as principais, estão: contratar um participante responsável e deter capacidade técnico-operacional atestada pelo participante responsável.

Além disso, também é necessário ser detentor de conta transacional e possuir capital integralizado mínimo comprovado de a partir de R$1 milhão.

Por fim, é preciso realizar testes de homologação com seu participante direto no SPI, devendo este declarar ao Banco Central a aptidão operacional do participante indireto. 

Acerca do último requisito listado, destacamos que o Banco Central poderá exigir, sem aviso prévio, da instituição que pretende ser um participante indireto no Pix documentos e registros que comprovem a identificação da origem dos recursos utilizados no empreendimento pelos integrantes do grupo de controle e pelos detentores de participação qualificada.

Quais são as vantagens do pix para participantes indiretos?

As vantagens do pix para participantes indiretos variam de acordo com o participante direto envolvido no fluxo.

No entanto, de maneira geral, alguns benefícios se destacam como comuns:

  • Economia de custos com taxas;
  • Maior customização de funcionalidades;
  • Promoção de personalização da ferramenta de acordo com a marca da empresa, como por QR Code integrado ao e-commerce da loja, por exemplo.

Pix para participantes indiretos com o BS2

Nós, do Banco BS2, fomos a primeira instituição homologada pelo Bacen, por meio de nossa expertise e base sólida no atendimento a Médias e Grandes empresas.

Assim, oferecemos a solução completa em pix para participantes indiretos, com a viabilização de uma série de benefícios:

  • Implementação: nossas APIs seguem os padrões de mercado e os mais rígidos controles de segurança na hora da implementação.
  • Inserção no Sistema de Pagamento: inserção automática ao sistema de pagamento instantâneo. Mais comodidade e tecnologia para seus clientes.
  • Robustez e segurança: sistema seguro e robusto que protege seus dados com a confiabilidade e solidez de quem entende de operação Pix com alta volumetria.
  • Suporte regulatório: além do acompanhamento de ponta a ponta na implementação e uso do sistema, também apoiamos em todo o escopo regulatório do Pix junto ao Banco Central.

Ficou interessado e deseja saber mais sobre pix para participantes indiretos? Então te convidamos a acessar nossa página e conhecer nossos diferenciais para sua empresa!

Vamos crescer juntos?

Estamos preparados para oferecer à sua empresa todas as soluções adequadas às empresas – como PIX, Plataforma de Cobrança, APIs, links de pagamentos e muito mais. Com a Conta PJ Digital, sua empresa tem controle de suas finanças a qualquer dia e hora.

Abra agora sua Conta PJ Digital – sem mensalidades, gratuita e 100% online – e aumente o faturamento do seu negócio!

Posts relacionados

Como funciona a API Pix para empresas?

Sandbox e API de pagamentos: entenda a relação

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

2023, um ano que valeu por dois

Banco BS2: Que ano memorável! Para o Banco BS2, 2023 ficará marcado como o ano em que a inovação, parte do nosso DNA, ganhou ainda mais peso, espaço e relevância. Foi também o ano em que fomos reconhecidos por algo que cultivamos e nutrimos desde 1992, quando nascemos assim como a nossa ética e a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *