Antecipação de Recebíveis: entenda como funciona a linha de crédito PJ
Se a sua empresa precisa de alívio nas contas para não fechar o caixa no vermelho ou para realizar algum investimento próximo, a antecipação de recebíveis de cartões pode ser uma ótima solução. Além de ser uma alternativa ao empréstimo, com esse recurso é possível receber o valor de vendas antes do prazo previsto, dando um respiro para melhorar a organização financeira.
Uma pesquisa de 2024 do Serasa Experian feita com 522 micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) apontou que 38% deles têm a antecipação de recebíveis como preferência – e, entre essas, 52% preferem os recebíveis de cartão. O potencial de acesso ao crédito em relação a essa modalidade é de R$ 30,7 bilhões – o que indica que há ainda mais caminho para o crescimento.
O que é antecipação de recebíveis de cartões
A antecipação de recebíveis é um recurso financeiro que permite que uma empresa receba à vista o valor das vendas feitas a prazo.
É uma forma de ter fluxo de caixa de maneira saudável, pois conta com taxas mais atrativas para evitar o endividamento e permitir maior flexibilidade para que o empresário decida como utilizar esse dinheiro.
Como funciona a antecipação de recebíveis de cartões
Para receber de forma antecipada o valor de vendas parceladas, a empresa deve entrar em contato com a instituição financeira que oferece o produto de antecipação e verificar quais são as condições para acessar essa linha .
Depois de feito um cadastro no sistema do banco e autorizar a consulta de sua agenda de recebíveis o empresário deve enviar os documentos que forem solicitados, juntamente com a expectativa de valor que se pretende antecipar.
Após avaliação da documentação e da sua capacidade de geração de recebíveis você receberá a resposta se a quantia solicitada para antecipação foi aprovada de forma total, parcial ou negada. Diante de uma resposta positiva, será necessário formalizar a contratação da operação por meio da assinatura de documentos.
Diferença entre empréstimo e antecipação
O empréstimo é uma quantia disponibilizada pelo banco após uma análise de crédito e comprovação da saúde financeira de uma empresa. Esse acordo financeiro exige que o valor emprestado seja devolvido dentro de um prazo acordado e mediante o cumprimento das condições estabelecidas ( taxas de juros e outros encargos) – diferente da antecipação, na qual o cliente vende ao Banco os seus recebimentos futuros mediante a aplicação de uma taxa de deságio.
Antecipação de recebíveis de cartão de crédito: pontual ou automática?
Um dos tipos de antecipação mais comuns é a antecipação de cartão de crédito. Ela pode ser feita de forma pontual ou automática. A primeira serve para quando você precisa antecipar pagamentos esporadicamente para resolver um imprevisto. Na automática, a antecipação ocorre diariamente e o valor é disponibilizado direto na conta da sua empresa, sem que você precise entrar em contato com o Banco ou mesmo acessar qualquer sistema para realizar a operação.
Taxa para antecipar no cartão
A taxa para antecipar recebíveis leva em consideração alguns fatores, como o valor a ser antecipado, o prazo desses recebíveis, o perfil da empresa e o segmento de mercado dela.
Antecipa Cartão: conheça a solução do Banco BS2
No Banco BS2, a contratação de antecipação de recebíveis de cartão de crédito é totalmente digital. Basta acessar a plataforma do Internet Banking ou seu APP . Você ainda pode fazer uma simulação da antecipação para ajudar no planejamento.
- Taxa acessível
- Dinheiro na conta no mesmo dia para contratações realizadas até às 16h
- Contratação totalmente digital e sem cobrança de IOF.
Traga sua empresa para o Banco BS2 e conte com nossas linhas de crédito para impulsionar as suas vendas.
Posts Recentes
Como fazer um planejamento financeiro para sua empresa em 2025?
Como consultar e melhorar o Score do CNPJ?
Volatilidade: o que é e como proteger o seu negócio
Cartão de débito internacional do Banco BS2 leva empresas brasileiras para o mundo
Conta Internacional PJ: como funciona e vantagens para sua empresa
Taxa Selic: O que é e como impacta os negócios