Como preparar sua logística para entregas da Black Friday?

O ano de 2020 trouxe muitos desafios para as empresas, principalmente, quando falamos de Black Friday. O evento teve muito mais força no digital, batendo recordes de vendas se comparado ao ano de 2019. Isso porque, com as restrições da pandemia, o consumidor deixou de estar presente nos espaços físicos e passou a realizar as suas compras quase que 100% online. 

Com essa mudança, a demanda das empresas também mudou e a digitalização de seus processos passou de opção para principal ferramenta de trabalho. Uma etapa desse processo que ganhou muito mais atenção, foi a logística e por isso vamos mostrar nesse post como preparar a logística da sua empresa para entregas da Black Friday.  

Sua empresa está preparada para a Black Friday 2021?

Segundo o relatório da Neotrust, a projeção para as vendas da Black Friday sugere um crescimento de 18% no faturamento. E se isso se concretizar, a parte de entregas precisará de um bom suporte. Afinal, com um fluxo intenso de pedidos, os sistemas da sua empresa podem ficar sobrecarregados. E ter cuidados nesse momento da venda é primordial para garantir a fidelidade do cliente e a satisfação completa no serviço prestado.  

4 passos para planejar suas entregas na Black Friday 2021  

  • Passo 1: Escolha a transportadora 

    Quando se trata de logística para a Black Friday, a transportadora é a parte central da operação. O que acontece muito, é de os empresários terceirizarem esse serviço com empresas especializadas, assim a garantia de eficiência é muito maior e a sua empresa cria uma solução. Mas claro que para isso tem um custo. Então é sempre importante planejar o que compensa mais. Ter um sistema de entregas próprio ou confiar o trabalho a terceiros.  

    Ter parceiros nessa área é uma vantagem e tanto para os negócios, porque isso impacta também no bolso do cliente e na própria decisão de compra. Os consumidores estão bem mais atentos às melhores oportunidades e o preço do frete pode impactar na decisão de compra, sem contar na experiência que o consumidor tem com o seu e-commerce. Se houver algum atraso na mercadoria ou se uma peça chegar danificada pelo transporte, será a sua empresa que causará uma má impressão no cliente e não a transportadora. Portanto, estude prazos e procedimentos padrão para garantir uma boa experiência nas entregas.  
Sua empresa está preparada para a Black Friday?
  • Passo 2: Tenha poder de negociação 

    Em algumas compras o custo da entrega até assusta e chega a ser maior que o valor do próprio produto. Isso gera uma tremenda frustração do cliente e o abandono do carrinho. Essa oportunidade de venda dificilmente será revertida no futuro.  

    Então para evitar esse constrangimento, negocie com a transportadora e mostre dados importantes sobre a demanda de vendas da sua empresa. Quanto mais envios forem feitos, menos o seu negócio paga. E isso diminui o valor repassado ao cliente.  

    Se esse não for o caso e a sua projeção de vendas não for suficiente para garantir uma taxa mais menor de frete, calcule a previsão do volume de entregas com base nessa mesma projeção. Só mude o indicador.  

    Ser um parceiro de longa data pode ser um fator determinante na hora de chorar um desconto também. 
  • Passo 3: Atenção ao pós-venda 

    Buscar transportadoras especializadas que realizam entregas seguras e de qualidade podem salvar o pós-venda da sua empresa.  

    É sempre bom contar com boas ferramentas digitais para acompanhar a entrega, como rastreio e monitoramento de cargas, então priorize parceiros que trabalhem dessa forma, assim seu cliente não ficará cego diante do status da compra e poderá acompanhar tudo em tempo real.  
  • Passo 4: Prepare a logística reversa e seja transparente 

    De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente que realizar compras on-line pode desistir da compra no prazo de 7 dias após o receber o produto no endereço selecionado, sem a necessidade de justificativa para a devolução do produto.  

    Deixar bem clara e visível a política de troca e devolução da sua empresa oferece mais segurança ao cliente caso ele não goste do produto ou não sirva para suas necessidades. Essa confiança gerada por uma relação de transparência aproxima o seu consumidor e dá credibilidade ao seu negócio. Exponha suas regras de forma clara e o mais importante: cumpra com o que está descrito.

Estamos muito animados com a Black Friday desse ano e ficamos felizes em poder ajudar a sua empresa a se preparar para um dos eventos mais importantes do ano. Então foque os seus esforços e bons negócios!  

Sabia que o Banco BS2 é o primeiro banco completo especializado em PMEs do Brasil? 

Parte dessa missão é norteada por oferecer uma estrutura bancária integrada e completa, tecnologia de ponta e expertise em crédito para pequenas e médias empresas. 

A conta digital do BS2 pode ser aberta gratuitamente e você realiza tudo pela internet. Além disso, é sem mensalidades e só paga pelo o que usar. 

Queremos ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2. 

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *