As fusões e aquisições (ou M&A, sigla para mergers & acquisitions, em inglês) estão no radar de empresários de todos os segmentos – e portes também.
Índice de leitura:
A necessidade de alocar ou captar recursos para repensar ou modernizar portfólios para agregar novas competências e tecnologias, crescer com eficiência e de forma inorgânica, e adequar a oferta de produtos e serviços às transformações nos hábitos de consumo dos clientes são alguns fatores que têm impulsionado cada vez mais transações societárias.
As oportunidades, potenciais e mudanças que se consolidam na retomada da atividade econômica pós-pandemia evidenciam um cenário favorável a explorar por meio de fusões e aquisições.
Veja também: Como expandir negócios da sua empresa com as operações de Câmbio Pronto
De acordo com um estudo global da PwC, a tendência mundial para fusões e aquisições observada neste ano nos mercados de consumo mundiais tende a se repetir com igual intensidade em 2023 e 2024. A razão disso: as empresas continuam a inovar e a digitalizar atividades em resposta a novos modelos de negócios.
Os segmentos destacados pelo estudo global da PwC, que permanecem no foco de fusões e aquisições, enfrentaram situações opostas de aquecimento ou de retração, com o isolamento e o home office vivenciados durante a pandemia da Covid-19. São eles: Produtos para casa e jardim; Animais de estimação e produtos e serviços veterinários; Roupa casual e esportiva; Saúde e beleza; Metaverso; Supermercados; Cassinos e Hotéis; Companhias aéreas e viagens.
Já entre os temas que igualmente irão acelerar fusões e aquisições, como resultado dos aprendizados e das transformações no pós-pandemia figuram: as plataformas online e o e-commerce; a logística estimulada pela desglobalização da cadeia de suprimentos; e alienações e cisões geradas por revisões de posicionamento e portfólio de empresas.
Essa tendência mundial é o contexto materializado localmente pelo recorde de fusões e aquisições registrado no primeiro semestre de 2022 no país, segundo levantamento da PwC Brasil. Foram 807 negócios fechados no Brasil nesse período, que já superam as 706 transações realizadas nos seis meses iniciais de 2021 – e a estimativa é de que o recorde do ano passado, de 1.659 operações, volte a ser quebrado.
Entre os setores que lideram as principais fusões e aquisições no mercado brasileiro estão: Tecnologia, que há mais de dez anos protagoniza as operações de M&A no país; Financeiro; Serviços Públicos; Saúde; e Óleo e Gás.
No Sudeste do Brasil, só nos três primeiros meses de 2022 as fusões e aquisições registraram um salto de 73%, de acordo com a pesquisa trimestral conduzida pela KPMG. Foram 464 transações na região no 1º trimestre de 2022, em comparação com 268 operações no mesmo período do ano anterior – com São Paulo à frente (381 transações), seguido por Rio de Janeiro (42), Minas Gerais (35) e Espírito Santo (6). Entre janeiro e março deste ano, o Sudeste respondeu ainda por 83,9 % das 553 fusões e aquisições realizadas em todo o Brasil, com uma participação de São Paulo no total nacional de 69%.
De acordo com projeções da PwC Brasil destacadas em reportagem do jornal “Valor Econômico”, alguns fatores contribuem para o fortalecimento das fusões e aquisições no mercado brasileiro:
Disponibilidade de caixa para investimentos em fusões e aquisições, decorrente do recorde de ofertas públicas iniciais (IPOs) de ações em 2021, por empresas que já miravam esse tipo de transação.
2. Tecnologia 5G
Update tecnológico se manterá no foco dos investimentos das empresas.
3. Descentralização do setor logístico e suprimentos
Desponta como prioridade a redução da dependência das cadeias de produção em relação à China.
As fusões e aquisições têm contribuído para acelerar a internacionalização de empresas brasileiras que adquirem companhias no exterior. Esse movimento já começa a desconstruir a ideia de que negócios cross-border ainda se caracterizam somente pelo interesse de companhias de fora por empreendimentos nacionais.
É nesse ecossistema de operações que o câmbio financeiro passa a referenciar transações intangíveis, assim denominadas por envolverem capital estrangeiro destinado a recomposições ou mudanças de controle societários. Entre as práticas fundamentais à estruturação de negócios dessa natureza se destacam:
O Banco BS2 oferece soluções completas em Câmbio Financeiro para atender às mais diversas necessidades de empreendimentos que já operam internacionalmente e planejam avanços para sua atuação no exterior. E estamos prontos para ser o Banco nas transações de fusões e aquisições do seu negócio.
De onde estiver, conte com a expertise e agilidade do nosso time de especialistas, em todas as etapas desde o cadastro até o fechamento da transação.
Disponibilizamos a solução mais assertiva em serviços de câmbio financeiro para que a sua empresa possa se concentrar na parte mais relevante dessa operação: a melhor conclusão para a fusão ou aquisição, com foco na inovação e na internacionalização da sua atividade.
Somos autorizados pelo Banco Central a realizar transferências internacionais para empresas. Isso significa que o BS2 cuida de tudo com conformidade, rapidez e transparência, sempre de acordo com as normas e regulações vigentes.
A partir de uma análise consultiva consistente, entendemos a demanda de cada cliente e estruturamos o suporte que a natureza da transação requer:
Captação de recursos (Compra)
Envio de recursos (Venda)
Sua empresa realiza operações internacionais? Entre em contato com a gente!
Envie um e-mail para: comercial.cambionline@bancobs2.com.br, se preferir entre em contato com a gente pelo telefone: (11) 2103-7669.
Remessas Internacionais é no Banco BS2! Quer saber mais? Clique aqui
Confira também:
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) é uma…
Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro e é marcada por uma…
Puxada por incertezas sobre o movimento do fiscal local e as dúvidas sobre as principais…
O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para o planejamento e a gestão financeira…
Aprovada a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de alguns…
ESG é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às…