Capital de giro: como calcular o ideal para sua empresa digital?

Capital de giro é uma das principais preocupações das empresas, afinal, é a soma dos recursos financeiros que ficam reservados para a realização de pagamentos de custos e despesas ao longo do tempo.

Como calcular o capital de giro da sua empresa

A partir de seu cálculo, é possível garantir decisões mais assertivas quanto ao direcionamento de recursos e investimentos. Portanto, é um indicador fundamental para todo negócio, independentemente de sua dimensão – seja sua empresa física ou digital.

Quer saber como calcular o capital de giro ideal para a sua empresa digital? Continue a leitura deste artigo que nós, do Blog BS2, preparamos!

Veja mais – Quais os tipos de capital de giro para empresas?

Necessidade de capital de giro

Segundo um levantamento realizado pela Neotrust, apenas no primeiro trimestre de 2021, o setor do varejo digital faturou mais de R$35 bilhões – um aumento de 72,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O valor corresponde a 78,5 milhões de compras online realizadas no primeiro trimestre do último ano e esse crescimento em um curto período de tempo se deu devido à expansão do mundo digital e dos negócios que passaram a tomar conta deste setor.

Os dados acima mostram a necessidade de capital de giro (NCG) de uma empresa, na prática. A NCG evidencia a importância de ter uma reserva de capital de giro e é um dos fatores essenciais para a análise e estruturação do planejamento financeiro de seu negócio.

Fatores para o cálculo do capital de giro de empresas digitais

Além da NCG, existem outros fatores a serem considerados diretamente no cálculo do capital de giro para manter seu negócio em pleno funcionamento. Um deles são os bens e direitos da sua empresa, quando devem ser administrados em mais de 12 meses (considerado um longo prazo), que são considerados os ativos circulantes. Neste grupo, podem ser classificados dinheiro em espécie, o saldo das contas bancárias, investimentos de curto prazo, estoques e contas a receber.

Já os passivos circulantes são todas as obrigações da empresa com fornecedores, colaboradores e até mesmo a legislação – ou seja, com terceiros. As contas englobadas neste grupo precisam ter vencimento inferior a 12 meses (considerado um curto prazo) e englobam boletos de fornecedores, salários, os impostos, despesas mensais (como luz, água e internet) e aluguel – caso seu negócio tenha um espaço físico ou uma página na internet, por exemplo.

aprenda a calcular o capital de giro
Como calcular o capital de giro?

A fórmula para calcular corretamente o capital de giro do seu negócio é a dedução entre passivos circulantes (obrigações de curto prazo) e ativos circulantes (alta liquidez da empresa).

Capital de giro = Ativo circulante – Passivo circulante

A partir desse cálculo, o resultado será positivo ou negativo – o que indica se sua empresa tem capital suficiente para cumprir com as obrigações estabelecidas a curto e longo prazo e continuar em pleno funcionamento e expansão.

BS2: o banco digital que pode ajudar sua empresa

Nós, do BS2, estamos preparados para auxiliar seu negócio a qualquer momento. Por meio da antecipação de recebíveis, sua empresa pode adquirir crédito para estabilizar seu capital de giro. Nossa plataforma digital oferece acesso ao crédito de forma ágil e desburocratizada, o que garante à sua empresa liquidez imediata quando ela não tiver estabilidade financeira. Confira aqui como a solicitação de antecipação de recebíveis pode ajudar sua empresa a aumentar seu faturamento e quais as soluções financeiras que o Banco BS2 pode oferecer para garantir ao seu negócio acesso a crédito rápido, digital e sem burocracias.

Demais soluções financeiras BS2 para Empresas

Somos um banco digital completo e especializado em empresas do Brasil. Nosso banco possui uma plataforma digital de investimento e conta internacional em dólar para sua empresa. Conheça mais sobre as melhores soluções financeiras que podemos oferecer para o seu negócio!

Posts relacionados

Quais são as 5 etapas do plano de negócio?

Qual é o momento certo para buscar capital de giro e investir no crescimento da sua empresa?

Posts Similares

Posts Recentes

FGI dia das mães

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

2023, um ano que valeu por dois

Banco BS2: Que ano memorável! Para o Banco BS2, 2023 ficará marcado como o ano em que a inovação, parte do nosso DNA, ganhou ainda mais peso, espaço e relevância. Foi também o ano em que fomos reconhecidos por algo que cultivamos e nutrimos desde 1992, quando nascemos assim como a nossa ética e a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *