Capital de giro: como calcular o ideal para sua empresa digital?

Capital de giro é uma das principais preocupações das empresas, afinal, é a soma dos recursos financeiros que ficam reservados para a realização de pagamentos de custos e despesas ao longo do tempo.

Como calcular o capital de giro da sua empresa

A partir de seu cálculo, é possível garantir decisões mais assertivas quanto ao direcionamento de recursos e investimentos. Portanto, é um indicador fundamental para todo negócio, independentemente de sua dimensão – seja sua empresa física ou digital.

Quer saber como calcular o capital de giro ideal para a sua empresa digital? Continue a leitura deste artigo que nós, do Blog BS2, preparamos!

Veja mais – Quais os tipos de capital de giro para empresas?

Necessidade de capital de giro

Segundo um levantamento realizado pela Neotrust, apenas no primeiro trimestre de 2021, o setor do varejo digital faturou mais de R$35 bilhões – um aumento de 72,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O valor corresponde a 78,5 milhões de compras online realizadas no primeiro trimestre do último ano e esse crescimento em um curto período de tempo se deu devido à expansão do mundo digital e dos negócios que passaram a tomar conta deste setor.

Os dados acima mostram a necessidade de capital de giro (NCG) de uma empresa, na prática. A NCG evidencia a importância de ter uma reserva de capital de giro e é um dos fatores essenciais para a análise e estruturação do planejamento financeiro de seu negócio.

Fatores para o cálculo do capital de giro de empresas digitais

Além da NCG, existem outros fatores a serem considerados diretamente no cálculo do capital de giro para manter seu negócio em pleno funcionamento. Um deles são os bens e direitos da sua empresa, quando devem ser administrados em mais de 12 meses (considerado um longo prazo), que são considerados os ativos circulantes. Neste grupo, podem ser classificados dinheiro em espécie, o saldo das contas bancárias, investimentos de curto prazo, estoques e contas a receber.

Já os passivos circulantes são todas as obrigações da empresa com fornecedores, colaboradores e até mesmo a legislação – ou seja, com terceiros. As contas englobadas neste grupo precisam ter vencimento inferior a 12 meses (considerado um curto prazo) e englobam boletos de fornecedores, salários, os impostos, despesas mensais (como luz, água e internet) e aluguel – caso seu negócio tenha um espaço físico ou uma página na internet, por exemplo.

aprenda a calcular o capital de giro
Como calcular o capital de giro?

A fórmula para calcular corretamente o capital de giro do seu negócio é a dedução entre passivos circulantes (obrigações de curto prazo) e ativos circulantes (alta liquidez da empresa).

Capital de giro = Ativo circulante – Passivo circulante

A partir desse cálculo, o resultado será positivo ou negativo – o que indica se sua empresa tem capital suficiente para cumprir com as obrigações estabelecidas a curto e longo prazo e continuar em pleno funcionamento e expansão.

BS2: o banco digital que pode ajudar sua empresa

Nós, do BS2, estamos preparados para auxiliar seu negócio a qualquer momento. Por meio da antecipação de recebíveis, sua empresa pode adquirir crédito para estabilizar seu capital de giro. Nossa plataforma digital oferece acesso ao crédito de forma ágil e desburocratizada, o que garante à sua empresa liquidez imediata quando ela não tiver estabilidade financeira. Confira aqui como a solicitação de antecipação de recebíveis pode ajudar sua empresa a aumentar seu faturamento e quais as soluções financeiras que o Banco BS2 pode oferecer para garantir ao seu negócio acesso a crédito rápido, digital e sem burocracias.

Demais soluções financeiras BS2 para Empresas

Somos um banco digital completo e especializado em empresas do Brasil. Nosso banco possui uma plataforma digital de investimento e conta internacional em dólar para sua empresa. Conheça mais sobre as melhores soluções financeiras que podemos oferecer para o seu negócio!

Posts relacionados

Quais são as 5 etapas do plano de negócio?

Qual é o momento certo para buscar capital de giro e investir no crescimento da sua empresa?

Posts Similares

Posts Recentes

4 passos simples para tirar o visto americano

Como tirar o visto americano – Guia completo!

Seus planos para a próxima viagem internacional incluem os Estados Unidos? Então, a melhor maneira de começar a se preparar é garantir o visto amerciano [de não-imigrante], necessário para a entrada de brasileiros no país. Se esta será a sua primeira experiência “made in USA”, confira o passo a passo para tirar o seu visto…
API Pix

Como integrar a API Pix em sua empresa?

Para as empresas que ainda não aderiram à API Pix, a principal dúvida que separa seus negócios dos ganhos de produtividade trazidos por essa solução é saber se esse meio de pagamento instantâneo pode se conectar diretamente com seus sistemas de vendas. A resposta é sim. Aliás essa foi uma das características que o Banco…
tudo sobre mala de viagem internacional

Tire suas dúvidas sobre bagagem internacional

“Tudo de bom” define a experiência de viajar para o exterior. E cada detalhe da organização é fundamental para aproveitar esse tempo fora da rotina – e fora do país – para passear, descansar, conhecer lugares novos. Ninguém quer ter, por exemplo, dor de cabeça com as malas e evitar custos extras para despachá-las se…
Chargeback - O que é e como impacta a sua empresa?

Chargeback: entenda detalhes e saiba como evitar

Chargeback consiste no processo de devolução do valor, seja total ou parcial, de uma cobrança, quando essa é contestada pelo titular da compra. É um fenômeno comum, principalmente, para empresas digitais, que possuem concentração das vendas em marketplace e e-commerce. É um fenômeno cada vez mais recorrente, haja vista que, somente no primeiro trimestre de…
Open Banking transforma mercado em um ano no Brasil

Open Banking transforma mercado em um ano no Brasil

Open Banking é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas, de forma segura e ágil, conforme definição do Banco Central do Brasil. O sistema completou, em fevereiro deste…
Conta Internacional BS2 GO! - O que é?

O que é a conta internacional BS2 GO! e como abrir uma?

A Conta Internacional BS2 GO! é um exemplo de que somar boas experiências nunca é demais. Para ter uma conta com saldo em dólar, não é necessário abrir uma conta corrente nacional – e nem abrir mão de outras escolhas e preferências que já definem o modo como cada pessoa lida com as suas finanças….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.