capital de giro no início do ano - como gerenciar?

Como gerir o capital de giro no começo do ano?

Garantir uma boa gestão do capital de giro no começo do ano pode se tornar um desafio para as empresas.

Isso acontece porque, tradicionalmente, é o período em que novas metas e objetivos são  traçados. Então, como gerir e manter o fluxo de caixa saudável?

Nós, do Banco BS2,  estamos sempre de olho no mercado para ajudar sua empresa a crescer e, por isso, preparamos uma lista com dicas exclusivas.

Deseja saber quais são? Então te convidamos a conferir este conteúdo elaborado por nós, do Blog BS2, em parceria com nossos especialistas.

Boa leitura!

Veja também – Quais são as vantagens da antecipação de recebíveis para médias e grandes empresas?

A importância do capital de giro no começo do ano

O começo de um ano é marcado como período de organização e planejamento de metas para as empresas. Ou seja, é o momento de olhar com atenção para os setores e entender o que pode ser melhorado, corrigido e quais ações devem ser tomadas para alcançar os objetivos.

É diante desse contexto que a gestão de capital de giro torna-se ainda mais importante, já que promove uma visão mais assertiva da estabilidade financeira do negócio.

Quais são as vantagens do capital de giro para empresas?

Capital de giro é uma ferramenta muito importante para que a empresa opere regularmente, já que permite destinar os recursos na sua administração e operação. Assim, garante a sobrevivência da marca no longo prazo, conforme aponta uma pesquisa realizada pelo Sebrae.

Além disso, o capital de giro garante benefícios como:

  • Liquidez para cumprimento das necessidades;
  • Pode maximizar a rentabilidade da marca;
  • Mais saúde financeira para o negócio;
  • Evita erros nos fluxos operacionais que envolvem transações financeiras;
  • Promove vantagem competitiva no mercado em que a empresa atua.

Como fazer gestão de capital de giro no começo do ano?

Diante da importância do capital de giro para a organização das empresas no começo do ano, é fundamental adotar práticas para uma boa gestão. Isso significa administrar de forma eficiente os ativos e passivos circulantes para garantir redução de custos e otimizar o uso do dinheiro.

Dessa forma, então, uma boa gestão de capital de giro ajuda a manter a saúde financeira da empresa. Assista, neste vídeo, algumas dicas para pôr em prática na sua empresa.

Quais são as políticas da gestão de capital de giro?

De maneira geral, o setor financeiro das empresas tende a se basear por meio de três tipos de política gestora. A seguir, detalhamos cada uma delas:

  • Política Conservadora: caracteriza-se pelo alto nível de manutenção de ativos correntes para atender às necessidades de passivos circulantes, como as contas a pagar e as dívidas mensais.
  • Política Agressiva: caracteriza-se como o inverso da primeira – tem um nível mais baixo de ativos atuais com menor liquidez.
  • Política Moderada: caracteriza-se como sendo um meio termo entre a conservadora e a agressiva, de forma mais equilibrada.
Como podemos ser o apoio do capital de giro da sua empresa?

Nós, do Banco BS2, somos o parceiro ideal para o crescimento e destaque da sua empresa no mercado. Em relação ao capital de giro, desenvolvemos as melhores soluções em crédito para garantir a saúde financeira do seu negócio. Nesse cenário, a antecipação de recebíveis é um bom exemplo.

Além disso, podemos te ajudar ao oferecer acesso ao crédito de forma ágil e desburocratizada. Logo, sua empresa pode ter liquidez imediata no momento em que ela não tiver estabilidade financeira.

Nós valorizamos o atendimento a você, cliente. Por isso, disponibilizamos um canal para que possa saber mais e sanar suas dúvidas. Nossa equipe de especialistas está à disposição para te atender!

Vamos crescer juntos?

Somos o BS2 – o banco das empresas. Estamos alinhados ao mercado atual e 100% preparados para oferecer as soluções mais adequadas aos negócios – Pix, Plataforma de Cobrança, APIs, links de pagamentos e muito mais. Com a Conta Digital para Empresas, sua marca tem controle dos negócios de maneira simplificada.

Abra agora sua Conta PJ Digital – sem mensalidades, gratuita e 100% online – e aumente o faturamento do seu negócio!

Posts Relacionados

Crédito responsável para empresas: saiba como aplicá-lo ao seu negócio

Transforme vendas a prazo em crédito para sua empresa com a antecipação de recebíveis

Posts Similares

Posts Recentes

Golpes e fraudes: saiba descobrir quando um boleto é falso

Guia prático para identificar um boleto falso

Os boletos falsos representam uma ameaça constante para a segurança financeira dos brasileiros, sendo uma das principais ferramentas utilizadas por golpistas para lesar pessoas e empresas. Identificar um boleto falso pode não ser tão simples quanto parece, pois os criminosos empregam técnicas cada vez mais sofisticadas para enganar as vítimas. Neste guia, apresentaremos algumas dicas…

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *