Veja o desempenho do comércio exterior

Curiosidades sobre o Comércio Exterior

Comércio exterior consiste na troca de bens e serviços por meio de fronteiras internacionais. De acordo com o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), desde o marco da assinatura do Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas, em 28 de janeiro de 1808, há mudanças recorrentes no cenário brasileiro, que proporcionam a diversificação produtiva do país.

Os números de exportações do Brasil representam o espaço que essa atividade representa para a economia brasileira. Dados do Ministério da Economia apontam que, até setembro de 2022, já foram exportados cerca de 29 bilhões de dólares.

Diante desse contexto, existem diversas curiosidades sobre o comércio exterior e quais os impactos dessa atividade no âmbito econômico. Continue a leitura deste artigo que nós, do Blog BS2, preparamos, para conferir quais são!

Veja também – Quando optar por um financiamento para expandir seu negócio?

Qual o cenário do comércio exterior no Brasil?

Ainda segundo o Ministério da Economia, o volume das exportações cresceu 5,2 % . Esse resultado foi o 2 º crescimento consecutivo recente. Em relação a toda série histórica (atualmente contando com 297 meses), o volume total exportado alcançou o 2 º maior resultado.

Para que se chegasse a esses números, alguns mercados do comércio exterior foram responsáveis pelo destaque nas exportações, como:

  • Europa – 12,9%
  • África – 7,7%
  • América do Norte – 4,4%
  • Ásia (Exclusive Oriente Médio) – 5,8%

Em contrapartida, os dados mostram que as vendas externas caíram para Oceania (-12,2 %), América Central e Caribe ( -3,3 %), Oriente Médio ( -7,4 %) e América do Sul ( -7,5 %).

Quais setores mais crescem por meio do comércio exterior?

Nos resultados da Balança Comercial Preliminar até a 2º Semana de Outubro/2022, comparado a Outubro/2021, as exportações cresceram 28,2% e somaram US$ 13,04 bilhões. No acumulado Janeiro até 2º Semana de Outubro/2022, em comparação a Janeiro/Outubro 2021, as exportações cresceram 18,8% e somaram US$ 266,72 bilhões.

Veja abaixo os produtos que estão ganhando espaço nas exportações de forma individual:

  • Milho não moído (exceto milho doce): 447,5%
  • Café não torrado: 52,2%
  • Soja: 62,3%
  • Minerais em brutos: 113,14%
  • Minérios concentrados dos metais de base: 108,1%
  • Minérios de cobre e seus concentrados: 88,7%
  • Óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos: 55,8%
  • Açúcares e melaços: 71,5%
  • Carne bovina fresca, refrigerada ou congelada: 183%

Sua empresa realiza operações internacionais? Entre em contato com a gente!

Envie um e-mail para: farmercambio@bancobs2.com.br, se preferir entre em contato com a gente pelo telefone: (11) 2103-7669 ou (11) 2103-7802.

Remessas Internacionais é no Banco BS2! Clique aqui

Abra uma Conta Internacional para a sua empresa: saiba mais

escubra como tornar o câmbio financeiro o grande facilitador de fusões e aquisições de empresas

Análise: crescimento do comércio exterior cria vantagens para expansão

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

2023, um ano que valeu por dois

Banco BS2: Que ano memorável! Para o Banco BS2, 2023 ficará marcado como o ano em que a inovação, parte do nosso DNA, ganhou ainda mais peso, espaço e relevância. Foi também o ano em que fomos reconhecidos por algo que cultivamos e nutrimos desde 1992, quando nascemos assim como a nossa ética e a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *