Qual a diferença entre NCE e CCE?

Qual a diferença entre NCE e CCE?

Exportar produtos e serviços é uma das várias maneiras de ingressar o e-commerce cross border. Para a economia de qualquer país, as exportações e importações são fundamentais para a movimentação financeira. Saiba mais sobre as linhas de crédito NCE e CCE.

Divulgados em junho deste ano pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia, os dados da balança comercial registram superávit de US$32,19 bilhões. Apenas o setor de exportação somou mais de US$151,26 bilhões neste período, com aumento de 18,8% em comparação com 2021.

Para que as exportações aconteçam, as empresas devem ter acesso a documentos e a linhas de crédito disponíveis e específicas para este setor de atuação – como a Nota de Crédito à Exportação (NCE) e a Cédula de Crédito à Exportação (CCE). Contudo, qual a diferença entre elas? Como saber qual é a melhor para o seu ramo de atuação?

Continue a leitura deste artigo, elaborado por nós, do Blog BS2, e conheça como as linhas de crédito fazem parte da rotina de uma empresa que se dedica à exportação.

Veja mais – O que uma empresa deve fazer para começar a exportar

O que é NCE?

A Nota de Crédito à Exportação é um produto específico para empresas que exportam produtos ou produzem itens que serão exportados. Esta linha de crédito também engloba produtos que servem como um apoio ou um complemento a itens que têm como destino a exportação e é destinada a pessoas jurídicas – especialmente as de médias e grandes empresas e de cargos públicos do governo que também atuam neste ramo do mercado.

Com isenção de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), a NCE exige a apresentação de registros de exportação averbados, ou seja, registrados em cartório, com quantia superior ou equivalente ao que será financiado até a data final de pagamento do financiamento ou até a liquidação total da operação contratada. Seu propósito é oportunizar crédito para o capital de giro da sua empresa – especificamente para a quantia reservada para a exportação de produtos.

Vantagens da NCE

A Nota de Crédito tem como intuito impulsionar empresas que se dedicam a exportar. Para isso, proporciona a elas a flexibilidade do capital de giro com a intenção de equilibrar o fluxo de caixa e, assim, não comprometer a renda do seu negócio. Entre as vantagens de utilização da NCE estão:

  • IOF isento;
  • Crédito oferecido em moeda brasileira (real) para evitar o condicionamento da Nota à variação do câmbio;
  • Taxa pré ou pós-fixada;
  • Aval do crédito como requisito para contratar a linha de crédito.

O que é Cédula de Crédito à Exportação?

A CCE é um título emitido direcionado à exportação, aos produtos de bens para exportação e às atividades de apoio e complemento dessa atuação. Com garantia real, a Cédula pode ser emitida com remuneração pré ou pós-fixada em contrato e é responsabilidade das instituições financeiras que disponibilizam o financiamento de a introduzirem no mercado. Assim como a NCE, a CCE representa o compromisso firmado pela empresa junto ao banco/agente financeiro de realizar o pagamento por meio desta emissão de título.

Benefícios da CCE

Com a emissão do título de crédito, sua empresa pode ter uma grande – e importante – aliada para atuar no mercado de exportação. Confira alguns benefícios:

  • Isenção de IOF;
  • Título contratado em moeda brasileira (real) para evitar o risco da variação de moeda estrangeira;
  • Flexibilidade no momento da decisão sobre as taxas pré ou pós-fixadas;
  • Uso de garantia real para a contratação do crédito;
  • Maior transparência dos detalhes do título contratado.
Como saber qual é a melhor para sua empresa?

Para definir entre a NCE e a CCE, é preciso conhecer as soluções financeiras que o mercado oferece ao seu negócio a fundo, descobrir seus benefícios – e, também, seus riscos.

Ambos os financiamentos têm como propósito adiantar quantias em forma de crédito para exportadores que produzem bens com destino específico à exportação ou para adquirir bens importados que venham do exterior.

Para decidir qual é a melhor opção de linha de crédito para a sua empresa se tornar exportadora – ou apenas adquirir mais investimentos para continuar no mercado de exportação –, é preciso comparar financiamentos, checar as vantagens de cada uma e qual a melhor que se encaixa na realidade e nas especificidades da sua empresa.

Linhas de Crédito BS2: ideais para o seu negócio

Nós, do Banco BS2, somos o parceiro ideal para acompanhar cada passo do processo de evolução da sua empresa – desde o seu início até a sua transformação como exportadora. Para garantir o crescimento empresarial constante e regular – sem imprevistos ou custos altos para o seu caixa – nacional e internacionalmente, ofertamos linhas de crédito sem burocracias e que se adequam às especificações que a sua empresa precisa.

Seja para exportadores diretos ou para fornecedores que atuam na cadeia de exportação de produtos, temos linhas de crédito que oportunizam atividades e auxiliam no crescimento da sua empresa: a NCE e a CCE. Confira algumas vantagens desses financiamentos BS2:

  • Isenção de IOF no crédito para exportação;
  • Financiamento em real sem exposição à variação cambial;
  • Opção entre taxas pré e pós-fixada para contratação;
  • Taxas personalizadas e competitivas;
  • Aval como requisito mínimo para contratação;
  • Garantia real como requisito mínimo para contratação.

Para contratar quaisquer linhas de crédito, entre em contato com a gente pelo e-mail middle@bancobs2.com.br e confira mais detalhes sobre nossos financiamentos especiais para exportação.

Entenda mais sobre essas linhas de crédito:

Nota de Crédito à Exportação (NCE): como financiar o crescimento dos negócios da sua empresa com olhos no comércio exterior

Cédula de Crédito à Exportação (CCE): como financiar os negócios internacionais da sua empresa

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *