Por mais genial que seja a ideia que inspirou a criação de um novo produto ou projeto, a regra é manter a calma – e trocar a empolgação de já colocá-la em prática pelo planejamento. Nesse sentido, a elaboração do plano de negócios mostrará por onde começar e como avançar nesse processo em 8 passos simples.
Vale lembrar que o plano de negócios equivale a um roadmap da empresa que será originada. Ao longo desse percurso, o empresário iniciante também terá a oportunidade de vivenciar uma jornada de autoconhecimento em relação ao seu espírito empreendedor.
Quanto mais informações relevantes o business plan receber no papel, maiores se tornarão as chances de acertos na sua implementação. E isso inclui testar e considerar alternativas e eliminar riscos ou barreiras que impeçam o empreendimento de ir além dos resultados esperados, visando superar expectativas.
Ao contrário do que se imagina, “menos pode ser mais” na hora de priorizar quais dados buscar e quais as atividades que darão vida ao plano de negócios da empresa.
As 8 etapas a seguir demonstram, de modo simples, como não perder o foco no planejamento:
Aprenda com clientes e com consumidores em potencial, mantenha no radar os concorrentes, fique atento às tendências do seu segmento de atuação.
Pense na precificação correta do seu produto ou serviço, na configuração que diferencia o seu portfólio, na estratégia de comercialização que dará mais visibilidade à sua oferta.
Estime a infraestrutura, processos e recursos humanos para atingir as condições essenciais ao funcionamento da empresa – da produção às vendas, passando por todas as etapas administrativas do negócio.
Essa é a hora de colocar números do empreendimento no papel. Considere: investimentos pré-operação; estudo de viabilidade e prazo de retorno do investimento; capital de giro para operar; projeção de custos fixos, faturamento, rentabilidade e lucratividade esperados.
Construa cenários para dançar conforme a música: seja para aproveitar e maximizar vendas, ou reduzir impactos em momentos de retração de mercado.
Aplique a matriz F.O.F.A. para avaliar aspectos que impactam positiva ou negativamente o empreendimento, com o objetivo de identificar: as Forças (diferenciais competitivos); as Oportunidades (contextos externos favoráveis); as Fraquezas (fatores internos a eliminar); e as Ameaças (contextos externos a prever ou evitar).
Após coletar todas as informações, esta é a pergunta que precisa ser respondida na etapa de avaliação de um plano de negócios. Essa reflexão deve ocorrer sempre em linha com a realidade atual da empresa e conectado aos próximos passos da operação.
O Sumário Executivo é o primeiro item que aparece no plano de negócio, mas deve ser elaborado somente ao final do processo. Será o primeiro ponto de contato de credores e investidores com o empreendimento.
Por isso, é preciso caprichar na sua elaboração, para que seja atrativo, mas ao mesmo tempo descreva a operacionalização, a estratégia e a viabilidade do negócio.
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