Como preparar sua logística para entregas da Black Friday?

O ano de 2020 trouxe muitos desafios para as empresas, principalmente, quando falamos de Black Friday. O evento teve muito mais força no digital, batendo recordes de vendas se comparado ao ano de 2019. Isso porque, com as restrições da pandemia, o consumidor deixou de estar presente nos espaços físicos e passou a realizar as suas compras quase que 100% online. 

Com essa mudança, a demanda das empresas também mudou e a digitalização de seus processos passou de opção para principal ferramenta de trabalho. Uma etapa desse processo que ganhou muito mais atenção, foi a logística e por isso vamos mostrar nesse post como preparar a logística da sua empresa para entregas da Black Friday.  

Sua empresa está preparada para a Black Friday 2021?

Segundo o relatório da Neotrust, a projeção para as vendas da Black Friday sugere um crescimento de 18% no faturamento. E se isso se concretizar, a parte de entregas precisará de um bom suporte. Afinal, com um fluxo intenso de pedidos, os sistemas da sua empresa podem ficar sobrecarregados. E ter cuidados nesse momento da venda é primordial para garantir a fidelidade do cliente e a satisfação completa no serviço prestado.  

4 passos para planejar suas entregas na Black Friday 2021  

  • Passo 1: Escolha a transportadora 

    Quando se trata de logística para a Black Friday, a transportadora é a parte central da operação. O que acontece muito, é de os empresários terceirizarem esse serviço com empresas especializadas, assim a garantia de eficiência é muito maior e a sua empresa cria uma solução. Mas claro que para isso tem um custo. Então é sempre importante planejar o que compensa mais. Ter um sistema de entregas próprio ou confiar o trabalho a terceiros.  

    Ter parceiros nessa área é uma vantagem e tanto para os negócios, porque isso impacta também no bolso do cliente e na própria decisão de compra. Os consumidores estão bem mais atentos às melhores oportunidades e o preço do frete pode impactar na decisão de compra, sem contar na experiência que o consumidor tem com o seu e-commerce. Se houver algum atraso na mercadoria ou se uma peça chegar danificada pelo transporte, será a sua empresa que causará uma má impressão no cliente e não a transportadora. Portanto, estude prazos e procedimentos padrão para garantir uma boa experiência nas entregas.  
Sua empresa está preparada para a Black Friday?
  • Passo 2: Tenha poder de negociação 

    Em algumas compras o custo da entrega até assusta e chega a ser maior que o valor do próprio produto. Isso gera uma tremenda frustração do cliente e o abandono do carrinho. Essa oportunidade de venda dificilmente será revertida no futuro.  

    Então para evitar esse constrangimento, negocie com a transportadora e mostre dados importantes sobre a demanda de vendas da sua empresa. Quanto mais envios forem feitos, menos o seu negócio paga. E isso diminui o valor repassado ao cliente.  

    Se esse não for o caso e a sua projeção de vendas não for suficiente para garantir uma taxa mais menor de frete, calcule a previsão do volume de entregas com base nessa mesma projeção. Só mude o indicador.  

    Ser um parceiro de longa data pode ser um fator determinante na hora de chorar um desconto também. 
  • Passo 3: Atenção ao pós-venda 

    Buscar transportadoras especializadas que realizam entregas seguras e de qualidade podem salvar o pós-venda da sua empresa.  

    É sempre bom contar com boas ferramentas digitais para acompanhar a entrega, como rastreio e monitoramento de cargas, então priorize parceiros que trabalhem dessa forma, assim seu cliente não ficará cego diante do status da compra e poderá acompanhar tudo em tempo real.  
  • Passo 4: Prepare a logística reversa e seja transparente 

    De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente que realizar compras on-line pode desistir da compra no prazo de 7 dias após o receber o produto no endereço selecionado, sem a necessidade de justificativa para a devolução do produto.  

    Deixar bem clara e visível a política de troca e devolução da sua empresa oferece mais segurança ao cliente caso ele não goste do produto ou não sirva para suas necessidades. Essa confiança gerada por uma relação de transparência aproxima o seu consumidor e dá credibilidade ao seu negócio. Exponha suas regras de forma clara e o mais importante: cumpra com o que está descrito.

Estamos muito animados com a Black Friday desse ano e ficamos felizes em poder ajudar a sua empresa a se preparar para um dos eventos mais importantes do ano. Então foque os seus esforços e bons negócios!  

Sabia que o Banco BS2 é o primeiro banco completo especializado em PMEs do Brasil? 

Parte dessa missão é norteada por oferecer uma estrutura bancária integrada e completa, tecnologia de ponta e expertise em crédito para pequenas e médias empresas. 

A conta digital do BS2 pode ser aberta gratuitamente e você realiza tudo pela internet. Além disso, é sem mensalidades e só paga pelo o que usar. 

Queremos ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2. 

Posts Similares

Posts Recentes

Risco empresarial

Risco empresarial: o que é e como gerenciá-lo? 

Uma empresa é um organismo vivo. E como tal, corre riscos de “adoecer”, caso não cuide bem da sua saúde financeira. Corre o risco de ser pega de surpresa por algum evento inesperado, como por exemplo, uma nova política econômica. E, além disso, corre o risco de perder oportunidades caso não esteja bem preparada. Todos…
conta internacional multimoedas

FAQ: perguntas frequentes sobre a Conta Internacional Multimoedas PJ do Banco BS2

Ter uma Conta Internacional Multimoedas PJ do Banco BS2 é uma excelente maneira de facilitar suas transferências internacionais. Ela é perfeita para empresas que já atuam no mercado internacional, mas também é excelente para quem quer levar seu negócio para novos níveis. Com ela, você pode receber e enviar pagamentos em 5 moedas diferentes: dólar…
Golpes e fraudes: saiba descobrir quando um boleto é falso

Guia prático para identificar um boleto falso

Os boletos falsos representam uma ameaça constante para a segurança financeira dos brasileiros, sendo uma das principais ferramentas utilizadas por golpistas para lesar pessoas e empresas. Identificar um boleto falso pode não ser tão simples quanto parece, pois os criminosos empregam técnicas cada vez mais sofisticadas para enganar as vítimas. Neste guia, apresentaremos algumas dicas…

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *