Black Friday 2021: O que esperar do mercado e da economia?

Com a retomada da economia num cenário um pouco mais otimista da pandemia, a Black Friday 2021 aparece como grande esperança para empresas alavancarem suas vendas. Ainda que a pandemia não tenha terminado, a presença do público nos pontos de venda tem aumentado bastante, mas ainda é incerto prever a intensidade de fluxo durante a Black Friday 2021. Então, o que os empreendedores devem esperar do mercado e da economia nesse momento? 

Em 2020, a adesão do público foi bastante comentada porque as vendas de Black Friday chegaram a passar a marca de R$4 bilhões, chegando a um crescimento de 31% comparado a 2019, segundo dados divulgados no portal InfoMoney.  

Neste ano, a maior tendência para a Black Friday está relacionada à mudança do comportamento do consumidor que amadureceu e passou a pesquisar e comparar mais os preços antes de sair às compras ou decidir clicar na finalização da mesma, deixando de lado o consumo compulsivo para fazer uso de ferramentas comparativas de preços para compras mais conscientes.  

Conheça os 3 perfis básicos de consumidores da Black Friday 2021

  • O que programa suas compras:
     “Sei o que quero, já começo a pesquisar em outubro”. 
  • O que compra por impulso: 
    “Sempre quis comprar e nunca tive a oportunidade, agora vai”. 
  • O que compra por influência: “Baita desconto, nunca pensei, todo mundo tá comprando, não posso perder”. 

Saiba como preparar o seu negócio para a Black Friday 2021

O momento econômico do País 

O bolso do brasileiro está sofrendo com as consequências da pandemia, mas o problema maior é porque aqui temos o agravante do câmbio desvalorizado e da insegurança fiscal. Isso faz com que o Brasil fique em terceiro lugar no mundo como uma das maiores inflações.  

Essa é uma sensação geral, mas obviamente esse problema atinge em maior escala os mais pobres, que encaram os efeitos da inflação nos preços do dia a dia, mas isso não se concentra apenas nos preços dos alimentos. Reflexo disso, são as consequências para o empreendedor, que também vêm sofrendo com as altas dos preços, já que dependem muito de transporte para comprar e vender. E com a alta dos combustíveis e o aumento da conta de energia, por exemplo, quem sente é o consumidor final que paga pelos valores repassados.  

O e-commerce é a estrela do momento? 

Interagir com os clientes em canais on-line e off-line possibilitam que as empresas tenham um olhar atento as necessidades do cliente, afinal nosso papel é facilitar as coisas para ele, certo? Com esse aumento de alcance, podendo estar em diversos canais, as empresas têm maiores chances de aumentar as vendas e a rentabilidade. Esse movimento também abre espaço para criar envolvimento e relacionamento com o cliente, tornando mais fácil a aproximação com pós-venda.  

E se teve uma área que cresceu e se beneficiou durante a pandemia, foi o mercado digital. Isso porque diante de tantas restrições, o mercado não teve outra saída a não ser dar um salto na tecnologia e adaptar seu negócio para estar conectado e on-line para poder continuar operando. Em 2020, por exemplo, houve um aumento de 41% no faturamento das vendas on-line, segundo pesquisa da Edit Nielsen e ainda bateu recorde de vendas com R$53,4 bilhões em faturamento no Brasil. Mas isso não foi responsável por alavancar a economia como um todo, já que os negócios físicos tiveram queda brusca.  

A afinidade do consumidor com a empresa é uma das maiores tendências para o mercado durante a Black Friday, porque levando em consideração os perfis dos compradores, é possível entender como se preparar e criar campanhas realmente atrativas para seus nichos de clientes. Além disso, empresas com propósito e apoiadoras de causas relevantes se destacam por criar aproximação com ideais em comum com o público.  

A cada nova edição da Black Friday, os e-commerce sempre batem recordes, então se a sua empresa ainda não foi digitalizada por completo, esse é o momento de repensar seus processos e se preparar para o Natal. 

Sabia que o Banco BS2 é o primeiro banco completo especializado em PMEs do Brasil? 

Parte dessa missão é norteada por oferecer uma estrutura bancária integrada e completa, tecnologia de ponta e expertise em crédito para pequenas e médias empresas. 

A conta digital do BS2 pode ser aberta gratuitamente e você realiza tudo pela internet. Além disso, é sem mensalidades ou tarifas abusivas, com taxas pagas somente por uso individual. 

Queremos ser o parceiro da evolução desse os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2. /

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *