Black Friday 2021: O que esperar do mercado e da economia?

Com a retomada da economia num cenário um pouco mais otimista da pandemia, a Black Friday 2021 aparece como grande esperança para empresas alavancarem suas vendas. Ainda que a pandemia não tenha terminado, a presença do público nos pontos de venda tem aumentado bastante, mas ainda é incerto prever a intensidade de fluxo durante a Black Friday 2021. Então, o que os empreendedores devem esperar do mercado e da economia nesse momento? 

Em 2020, a adesão do público foi bastante comentada porque as vendas de Black Friday chegaram a passar a marca de R$4 bilhões, chegando a um crescimento de 31% comparado a 2019, segundo dados divulgados no portal InfoMoney.  

Neste ano, a maior tendência para a Black Friday está relacionada à mudança do comportamento do consumidor que amadureceu e passou a pesquisar e comparar mais os preços antes de sair às compras ou decidir clicar na finalização da mesma, deixando de lado o consumo compulsivo para fazer uso de ferramentas comparativas de preços para compras mais conscientes.  

Conheça os 3 perfis básicos de consumidores da Black Friday 2021

  • O que programa suas compras:
     “Sei o que quero, já começo a pesquisar em outubro”. 
  • O que compra por impulso: 
    “Sempre quis comprar e nunca tive a oportunidade, agora vai”. 
  • O que compra por influência: “Baita desconto, nunca pensei, todo mundo tá comprando, não posso perder”. 

Saiba como preparar o seu negócio para a Black Friday 2021

O momento econômico do País 

O bolso do brasileiro está sofrendo com as consequências da pandemia, mas o problema maior é porque aqui temos o agravante do câmbio desvalorizado e da insegurança fiscal. Isso faz com que o Brasil fique em terceiro lugar no mundo como uma das maiores inflações.  

Essa é uma sensação geral, mas obviamente esse problema atinge em maior escala os mais pobres, que encaram os efeitos da inflação nos preços do dia a dia, mas isso não se concentra apenas nos preços dos alimentos. Reflexo disso, são as consequências para o empreendedor, que também vêm sofrendo com as altas dos preços, já que dependem muito de transporte para comprar e vender. E com a alta dos combustíveis e o aumento da conta de energia, por exemplo, quem sente é o consumidor final que paga pelos valores repassados.  

O e-commerce é a estrela do momento? 

Interagir com os clientes em canais on-line e off-line possibilitam que as empresas tenham um olhar atento as necessidades do cliente, afinal nosso papel é facilitar as coisas para ele, certo? Com esse aumento de alcance, podendo estar em diversos canais, as empresas têm maiores chances de aumentar as vendas e a rentabilidade. Esse movimento também abre espaço para criar envolvimento e relacionamento com o cliente, tornando mais fácil a aproximação com pós-venda.  

E se teve uma área que cresceu e se beneficiou durante a pandemia, foi o mercado digital. Isso porque diante de tantas restrições, o mercado não teve outra saída a não ser dar um salto na tecnologia e adaptar seu negócio para estar conectado e on-line para poder continuar operando. Em 2020, por exemplo, houve um aumento de 41% no faturamento das vendas on-line, segundo pesquisa da Edit Nielsen e ainda bateu recorde de vendas com R$53,4 bilhões em faturamento no Brasil. Mas isso não foi responsável por alavancar a economia como um todo, já que os negócios físicos tiveram queda brusca.  

A afinidade do consumidor com a empresa é uma das maiores tendências para o mercado durante a Black Friday, porque levando em consideração os perfis dos compradores, é possível entender como se preparar e criar campanhas realmente atrativas para seus nichos de clientes. Além disso, empresas com propósito e apoiadoras de causas relevantes se destacam por criar aproximação com ideais em comum com o público.  

A cada nova edição da Black Friday, os e-commerce sempre batem recordes, então se a sua empresa ainda não foi digitalizada por completo, esse é o momento de repensar seus processos e se preparar para o Natal. 

Sabia que o Banco BS2 é o primeiro banco completo especializado em PMEs do Brasil? 

Parte dessa missão é norteada por oferecer uma estrutura bancária integrada e completa, tecnologia de ponta e expertise em crédito para pequenas e médias empresas. 

A conta digital do BS2 pode ser aberta gratuitamente e você realiza tudo pela internet. Além disso, é sem mensalidades ou tarifas abusivas, com taxas pagas somente por uso individual. 

Queremos ser o parceiro da evolução desse os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2. /

Posts Similares

Posts Recentes

Contas de final de ano

Contas de final de ano: como organizar as despesas da sua empresa

Final de ano é sempre uma época intensa para as empresas. Além de planejar o próximo ano, é preciso lidar com diversas despesas que se acumulam nesse período.   Entre 13º salário, férias, recesso coletivo, cestas básicas e pagamento de impostos, os compromissos financeiros exigem atenção e planejamento para evitar surpresas.   Confira a seguir dicas para…
Investimentos PJ

Investimentos PJ: conheça as opções para garantir rentabilidade e segurança

No ambiente corporativo, a busca por receita empresarial é essencial para o crescimento sustentável de qualquer negócio. Para empresas que desejam otimizar seus recursos e garantir uma sólida segurança financeira, os investimentos PJ ajudam de maneira estratégica e confiável é fundamental. Investir como pessoa jurídica (PJ) oferece diversas vantagens. Com uma gestão bem planejada dos…
Como calcular os juros do Pronampe

Qual a taxa de juros do Pronampe? Descubra as condições e como é calculada

O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) é uma linha de crédito criada pelo governo para apoiar micro e pequenas empresas, especialmente em momentos de aperto financeiro. Com condições vantajosas, a taxa de juros do Pronampe está entre as suas principais vantagens.  Qual a taxa de juros do Pronampe? Esse…
Black Friday 2024

Black Friday 2024: dicas para vender mais e evitar golpes

Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro e é marcada por uma série de promoções e descontos em lojas de todos os segmentos de mercado. Em 2023, o evento movimentou R$ 6,9 bilhões no e-commerce brasileiro de acordo com uma pesquisa da ABComm.   Não é exagero dizer que a data é esperada…
Oscilações no câmbio

Oscilações no câmbio: como proteger a sua empresa?

Puxada por incertezas sobre o movimento do fiscal local e as dúvidas sobre as principais economias globais, o Real  foi a moeda entre os países emergentes com uma das maiores desvalorizações frente ao dólar em 2024. A mudança nas cotações das moedas pode afetar significativamente empresas e investidores, impactando desde os fluxos comerciais ( exportações…
o que é fluxo de caixa

Fluxo de caixa: o que é, como funciona e como criar um para sua empresa

O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para o planejamento e a gestão financeira de qualquer empresa, permitindo uma compreensão clara das entradas e saídas de recursos financeiros. Com um controle eficaz do fluxo de caixa, as empresas podem tomar decisões mais informadas, garantindo a saúde financeira e a sustentabilidade do negócio. O que…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *