Black Friday 2021: O que esperar do mercado e da economia?

Com a retomada da economia num cenário um pouco mais otimista da pandemia, a Black Friday 2021 aparece como grande esperança para empresas alavancarem suas vendas. Ainda que a pandemia não tenha terminado, a presença do público nos pontos de venda tem aumentado bastante, mas ainda é incerto prever a intensidade de fluxo durante a Black Friday 2021. Então, o que os empreendedores devem esperar do mercado e da economia nesse momento? 

Em 2020, a adesão do público foi bastante comentada porque as vendas de Black Friday chegaram a passar a marca de R$4 bilhões, chegando a um crescimento de 31% comparado a 2019, segundo dados divulgados no portal InfoMoney.  

Neste ano, a maior tendência para a Black Friday está relacionada à mudança do comportamento do consumidor que amadureceu e passou a pesquisar e comparar mais os preços antes de sair às compras ou decidir clicar na finalização da mesma, deixando de lado o consumo compulsivo para fazer uso de ferramentas comparativas de preços para compras mais conscientes.  

Conheça os 3 perfis básicos de consumidores da Black Friday 2021

  • O que programa suas compras:
     “Sei o que quero, já começo a pesquisar em outubro”. 
  • O que compra por impulso: 
    “Sempre quis comprar e nunca tive a oportunidade, agora vai”. 
  • O que compra por influência: “Baita desconto, nunca pensei, todo mundo tá comprando, não posso perder”. 

Saiba como preparar o seu negócio para a Black Friday 2021

O momento econômico do País 

O bolso do brasileiro está sofrendo com as consequências da pandemia, mas o problema maior é porque aqui temos o agravante do câmbio desvalorizado e da insegurança fiscal. Isso faz com que o Brasil fique em terceiro lugar no mundo como uma das maiores inflações.  

Essa é uma sensação geral, mas obviamente esse problema atinge em maior escala os mais pobres, que encaram os efeitos da inflação nos preços do dia a dia, mas isso não se concentra apenas nos preços dos alimentos. Reflexo disso, são as consequências para o empreendedor, que também vêm sofrendo com as altas dos preços, já que dependem muito de transporte para comprar e vender. E com a alta dos combustíveis e o aumento da conta de energia, por exemplo, quem sente é o consumidor final que paga pelos valores repassados.  

O e-commerce é a estrela do momento? 

Interagir com os clientes em canais on-line e off-line possibilitam que as empresas tenham um olhar atento as necessidades do cliente, afinal nosso papel é facilitar as coisas para ele, certo? Com esse aumento de alcance, podendo estar em diversos canais, as empresas têm maiores chances de aumentar as vendas e a rentabilidade. Esse movimento também abre espaço para criar envolvimento e relacionamento com o cliente, tornando mais fácil a aproximação com pós-venda.  

E se teve uma área que cresceu e se beneficiou durante a pandemia, foi o mercado digital. Isso porque diante de tantas restrições, o mercado não teve outra saída a não ser dar um salto na tecnologia e adaptar seu negócio para estar conectado e on-line para poder continuar operando. Em 2020, por exemplo, houve um aumento de 41% no faturamento das vendas on-line, segundo pesquisa da Edit Nielsen e ainda bateu recorde de vendas com R$53,4 bilhões em faturamento no Brasil. Mas isso não foi responsável por alavancar a economia como um todo, já que os negócios físicos tiveram queda brusca.  

A afinidade do consumidor com a empresa é uma das maiores tendências para o mercado durante a Black Friday, porque levando em consideração os perfis dos compradores, é possível entender como se preparar e criar campanhas realmente atrativas para seus nichos de clientes. Além disso, empresas com propósito e apoiadoras de causas relevantes se destacam por criar aproximação com ideais em comum com o público.  

A cada nova edição da Black Friday, os e-commerce sempre batem recordes, então se a sua empresa ainda não foi digitalizada por completo, esse é o momento de repensar seus processos e se preparar para o Natal. 

Sabia que o Banco BS2 é o primeiro banco completo especializado em PMEs do Brasil? 

Parte dessa missão é norteada por oferecer uma estrutura bancária integrada e completa, tecnologia de ponta e expertise em crédito para pequenas e médias empresas. 

A conta digital do BS2 pode ser aberta gratuitamente e você realiza tudo pela internet. Além disso, é sem mensalidades ou tarifas abusivas, com taxas pagas somente por uso individual. 

Queremos ser o parceiro da evolução desse os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2. /

Posts Similares

Posts Recentes

Risco empresarial

Risco empresarial: o que é e como gerenciá-lo? 

Uma empresa é um organismo vivo. E como tal, corre riscos de “adoecer”, caso não cuide bem da sua saúde financeira. Corre o risco de ser pega de surpresa por algum evento inesperado, como por exemplo, uma nova política econômica. E, além disso, corre o risco de perder oportunidades caso não esteja bem preparada. Todos…
conta internacional multimoedas

FAQ: perguntas frequentes sobre a Conta Internacional Multimoedas PJ do Banco BS2

Ter uma Conta Internacional Multimoedas PJ do Banco BS2 é uma excelente maneira de facilitar suas transferências internacionais. Ela é perfeita para empresas que já atuam no mercado internacional, mas também é excelente para quem quer levar seu negócio para novos níveis. Com ela, você pode receber e enviar pagamentos em 5 moedas diferentes: dólar…
Golpes e fraudes: saiba descobrir quando um boleto é falso

Guia prático para identificar um boleto falso

Os boletos falsos representam uma ameaça constante para a segurança financeira dos brasileiros, sendo uma das principais ferramentas utilizadas por golpistas para lesar pessoas e empresas. Identificar um boleto falso pode não ser tão simples quanto parece, pois os criminosos empregam técnicas cada vez mais sofisticadas para enganar as vítimas. Neste guia, apresentaremos algumas dicas…

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *