O Score do CNPJ avalia a saúde financeira de uma empresa e indica o nível de confiança que bancos e fornecedores podem ter nela baseado em um sistema de pontuação de crédito que varia de 0 a 1.000 – quanto maior a pontuação, melhor a nota do seu Score.
Instituições financeiras e outros empreendimentos podem consultar a reputação de um negócio antes de fazer empréstimos e financiamentos, levando em consideração volume de movimentações de dinheiro, pagamentos de contas e risco de inadimplência, por exemplo. Ou seja, se uma empresa possui uma boa pontuação no Score no CNPJ, ela tem mais chances de contratar crédito disponibilizado por grandes bancos.
Mas afinal, quem avalia o Score? O que compõe esse cálculo? Respondemos todas essas questões abaixo. Continue a leitura para saber tudo sobre o assunto.
Assim como para pessoas físicas, o Score de uma empresa é criado a partir da coleta de dados com informações do histórico financeiro. Quem é responsável por reunir esse material são os birôs (bureau) de crédito, empresas cuja função é ser um banco de dados financeiros e que auxiliam outras instituições na decisão de conceder ou não crédito. Caso um consumidor atrase um pagamento, faça ou quite uma dívida, os birôs recebem essa informação da empresa credora e registram esse histórico.
Atualmente, existem quatros birôs de crédito no Brasil: Boa Vista, SPC Brasil, Quod e a Serasa, a mais conhecida. Todas elas são regulamentadas pelo Banco Central e seguem várias regras para proteger dados dos consumidores.
A classificação do Score do CNPJ feita pela Serasa funciona da seguinte forma:
Ter uma boa pontuação no Score do CNPJ garante para uma empresa que ela terá mais facilidade na hora de contratar crédito, aumentando as chances de estar sempre com a saúde financeira do caixa em dia. Além disso, a boa imagem externa permite que ela se destaque mais no mercado como confiável, tendo mais oportunidades para crescer.
Apesar de ambos avaliarem o risco de crédito, eles são duas coisas diferentes. O Score do CPF diz respeito às ações financeiras da pessoa física, enquanto o CNPJ tem relação com a empresa. Mas, atenção: uma nota ruim de crédito na empresa pode afetar a vida pessoal do dono e vice-versa.
Mesmo que a relação entre os Scores não seja direta, não é incomum bancos analisarem o histórico do CPF e do CNPJ de uma mesma pessoa antes de conceder crédito. Dessa forma, os credores têm mais informações na hora de liberar crédito – e uma pontuação baixa em um ou outro pode gerar receio.
É possível aumentar o Score da sua empresa com hábitos que mostram responsabilidade financeira. Veja algumas dicas abaixo:
Pague impostos, contas, fornecedores, funcionários e todas as dívidas que estejam relacionadas ao seu negócio. Pagar pontualmente é um dos fatores mais importantes na hora de somar os pontos do Score.
Endereço, telefone e e-mail são alguns dos dados que devem estar sempre corretos e atualizados nos órgãos de crédito.
É essencial ter um relacionamento positivo com fornecedores, clientes e outros parceiros com quem sua empresa trabalha. Isso facilita prazos, negociações e condições de pagamento, o que pode ajudar muito na hora de fazer a gestão das contas.
Quando conseguir crédito, utilize-o com cuidado e sempre mantenha um equilíbrio entre o que sua empresa gasta e o limite do que foi concebido.
O Cadastro Positivo Para Empresas é uma plataforma do Serasa que fornece dados benéficos do seu negócio, como dívidas quitadas e pagamentos em dia.
É muito importante acompanhar de forma regular como está sua pontuação no Score do CNPJ para identificar o que está ruim e precisa ser melhorado.
Aqui no Banco BS2, trabalhamos com diversas linhas de crédito para atender às necessidades da sua empresa em diferentes momentos. Faça investimentos, cubra despesas e melhore performance do seu negócio diante do mercado. Essas são algumas das nossas soluções:
Com taxa a partir de 1.75% a.m., sua empresa contrata agora, começa a pagar daqui 6 meses e pode parcelar em até 36 vezes.
Crédito rápido e fácil, com limite de até R$ 150 mil, 6 meses de carência e até 48 meses para pagar.
É o cheque especial do Banco BS2. Auxilia a cobrir eventuais emergências do dia a dia da empresa, organizar o fluxo de caixa e a gestão financeira.
Garante flexibilidade para sua empresa, que pode usar duplicatas, recebíveis de cartão, imóveis ou outros bens como garantia. A contratação é simples e sem burocracia, com condições customizadas para seu negócio.
Linha de crédito 100% digital e disponível para contratação direta via Internet Banking. Antecipe recebíveis de cartão com taxa a partir de 1.7% a.m. e, contratando até às 16h, o dinheiro cai no mesmo dia.
Traga a sua empresa para o Banco BS2 e conte com atendimento humanizado e feito sob medida especialmente para as necessidades do seu negócio.
No ambiente corporativo, a busca por receita empresarial é essencial para o crescimento sustentável de…
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) é uma…
Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro e é marcada por uma…
Puxada por incertezas sobre o movimento do fiscal local e as dúvidas sobre as principais…
O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para o planejamento e a gestão financeira…
Aprovada a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de alguns…