E-commerce cross border é o termo utilizado para representar o segmento de comércio online transnacional. É uma tendência de mercado que se faz presente no Brasil e ganha destaque a cada dia.
O boom do setor deu-se, principalmente, pelo avanço da globalização e dos suportes tecnológicos, que permitem compra e venda de produtos entre países, com diversas facilidades. Segundo estudo realizado em 2021 pela Conversion, no ranking dos 10 maiores e-commerces de importados no Brasil estão, respectivamente: AliExpress, Shopee, Amazon, Shein, Ebay, Banggood, Wish, Alibaba, iHerb e GearBest.
Para entender melhor porque o e-commerce cross border é uma tendência de mercado e como isso pode impactar sua empresa, continue a leitura deste conteúdo que nós, do Blog BS2, produzimos. Confira dados, pesquisas e dicas de especialistas.
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E-commerce cross border, somente no primeiro semestre de 2021, alcançou volume de vendas no Brasil estimado em R$9,6 bilhões – o que representou aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Webshoppers 44 da Ebit|Nielsen, revelados pela Exame.
Assim, nesse cenário de expansão, players estrangeiros têm investido no país, desde o estabelecimento de escritórios até campanhas de marketing digital expressivas, a fim de estabelecer um serviço cada vez mais competitivo.
De acordo com estudo do PayPal/Nielsen divulgado pelo portal E-commerce Brasil, a estimativa é de que o e-commerce cross border movimente, este ano, cerca de R$4 bilhões no país. Portanto, é uma tendência de mercado que já representa cerca de 21% do total de fluxos do comércio eletrônico brasileiro, de acordo com estudo publicado pelo Bank of America (BofA).
Diante de tamanho destaque e crescimento, evidenciado pelos índices supracitados, é fundamental entender as razões para tanto. Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela Conversion, 80% dos brasileiros entrevistados definem o preço baixo como principal fator positivo para compras internacionais.
Além disso, 46,75% destacaram o custo x benefício dos produtos, 39,5% o custo do frete, 36,75% a qualidade dos itens, 36,25% a confiabilidade dos sites, 34,25% a variedade de produtos e cerca de 26% reforçaram a facilidade de navegar nos e-commerces cross border e aplicativos.
Em relação ao tipo de compras que realizam, cerca de 28,25% dos entrevistados apontaram que preferem comprar internacionalmente produtos de baixo valor agregado, 28% optam pelos itens que não encontram facilmente no Brasil, 16% escolhem produtos de marcas conhecidas, 14,5% favorecem mercadorias cujo risco de comprar seja baixo.
A pesquisa também revelou a média de valores que os brasileiros costumam destinar para compras em e-commerce cross border: 33% gastam até R$150,00; 10,75% compram entre R$500,01 e R$1.000,00 e somente 3,75% costumam pagar acima de R$3.000,00.
Em função da expansão do e-commerce cross border no Brasil, sua marca pode sofrer impactos no volume de busca, vendas, procura e preferência, haja vista a quantidade de brasileiros que optam por comprar internacionalmente. Nesse sentido, sua empresa, se não devidamente alinhada e atualizada com esse cenário, pode ter perdas financeiras, que impactam o fluxo de caixa e, consequentemente, suas estratégias e objetivos.
No entanto, esse contexto também é uma significativa oportunidade de mercado para expandir sua marca para o exterior e, assim, entrar no rol competitivo dos grandes players transnacionais. A seguir, listamos 4 dicas para te ajudar a implementar um e-commerce cross border.
O primeiro passo é adequar seus produtos e sua marca para o mercado externo. Processos como tradução de etiquetas, rótulos e descrições, registro de marca e adequação da comunicação são essenciais nesta etapa.
Analise seu portfólio de produtos e/ou serviços e identifique os que mais são compatíveis com o mercado exterior em que deseja entrar. Além disso, é importante pensar em sortimento e maneiras de envio.
Diante da quantidade de sites e players cross border, é imprescindível estruturar sua marca de forma a evidenciar e valorizar o que há de diferencial para os clientes. Assim, é possível atingir públicos-alvo diversos e destacar sua empresa no mercado.
É fundamental investir tempo e dinheiro em KPIs para acompanhar constantemente os resultados do seu e-commerce cross border, para definir estratégias e melhorias nos processos.
Como o BS2 pode te ajudar com seu e-commerce cross border?
Nós, do BS2, estamos preparados para atender sua empresa que opera no ambiente digital, com soluções tecnológicas, seguras e modernas. Somos um banco digital à frente das tendências do setor bancário, sempre em busca de inovações para ajudar sua empresa a se destacar no mercado.
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