Eireli vai acabar? Conheça a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

A EIRELI passa por mudanças com a criação da Sociedade Limitada Unipessoal, a SLU. Mas será que com a chegada dela a EIRELI vai acabar? Vamos te contar aqui nesse post. Com o passar dos anos, as empresas do Brasil, assim como a própria economia, precisaram de adequar a novas realidades. Afinal o mercado é dinâmico e muda muito rápido conforme fatores como dólar e índices sociais e econômicos internos que representam a fatia de riqueza do país. 

O que é a EIRELI? 

Criada em 2011, a EIRELI foi uma natureza jurídica criada para os microempreendedores que tinha o benefício de ser constituída com apenas um sócio para abertura. Esse modelo visava ajudar os empresários que não se encaixavam como MEI (Microempreendedor Individual) por conta da atividade realizada ou pelo faturamento anual exceder o limite de R$81mil.  

Outro fato importante da EIRELI, é que o patrimônio pessoal do empreendedor não é afetado por possíveis dívidas da empresa que está em seu nome. Esse benefício atraiu muitas pessoas que desejavam dar o primeiro passo no universo de empreender, mas o que ainda prendia muita gente era o fato de que para abrir uma EIRELI exigia-se um capital social no valor correspondente a 100 vezes o salário mínimo vigente da data de abertura da empresa. Um valor bem salgado para quem estava começando.  

Com esse grande obstáculo, o Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI) deverá publicou um ato para a transformação das empresas EIRELI para SLU.  

De acordo com Artigo 41 da Lei 14.195/2021 e comunicado no site oficial da Jucesp, as empresas regulamentadas como EIRELI registradas na Junta Comercial do lugar onde atuam, serão automaticamente transformadas em Sociedade Limitada Unipessoal.  

Saiba tudo sobre a SLU 

Criada para desburocratizar a abertura de empresas no Brasil, esse formato surgiu para trazer mais vantagens ao empreender e gerar assim um maior desenvolvimento econômico para o país. 

Ainda que tenha a palavra “sociedade” no nome, este tipo de empresa não requer de um sócio para abertura. Essa foi uma novidade criada pela Lei da Liberdade Econômica, que além da facilidade para o empreendedor poder criar uma empresa sozinho, seu patrimônio pessoal fica separado do patrimônio da empresa, assim como na EIRELI. Assim, no caso de algum problema futuro como falência, os bens pessoais não serão utilizados para quitar qualquer dívida do CNPJ. 

Conheça a Conta Digital PJ – sem mensalidade – do Banco BS2

Enquanto na EIRELI exigia-se que o empreendedor integrasse um alto valor de capital social, na Sociedade Limitada Unipessoal não é exigido nenhum valor mínimo de capital social, fazendo com que esse formato seja acessível a um número maior de pessoas interessadas a começar seu negócio.   

Um outro diferencial da Sociedade Limitada Unipessoal é que ela permite a legalização de atividades econômicas e profissões que não se encaixam em outros formatos como advogados, médicos, entre outros. 

Sabia que o Banco BS2 é o primeiro banco completo especializado em PMEs do Brasil? 

Parte dessa missão é norteada por oferecer uma estrutura bancária integrada e completa, tecnologia de ponta e expertise em crédito para pequenas e médias empresas. 

A conta digital do BS2 pode ser aberta gratuitamente e você realiza tudo pela internet. Além disso, é sem mensalidades e paga somente pelo o que usar.

Queremos ser o parceiro da evolução desse os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2. 

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *