Qual a diferença entre Eireli e Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

A diferença entre EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) e SLU (Sociedade Limitada Unipessoal) passa por entender que abrir uma empresa é um momento muito importante, pois é o primeiro passo rumo a realização de um sonho para muitos empreendedores. E a carreira dos pequenos e médios empresários passa por muitos processos para a sua formalização. Um desses processos que gera muita dúvida é entender qual a diferença entre EIRELI e Sociedade Limitada Unipessoal. Isso porque, fora o MEI (Microempreendedor individual), essas são as modalidades mais comuns e usadas nas aberturas de empresas. 

O que é a Sociedade Limitada Unipessoal? 

Criada para desburocratizar a abertura de empresas no Brasil, esse formato surgiu para que esse formato tenha mais vantagens ao empreender gerando assim maior desenvolvimento econômico no país. 

Ainda que tenha a palavra “sociedade” no nome, este tipo de empresa não requer de um sócio para abertura. Essa foi uma novidade criada pela Lei da Liberdade Econômica, que além da facilidade para o empreendedor poder criar uma empresa sozinho, seu patrimônio pessoal fica separado do patrimônio da empresa. Assim, no caso de algum problema futuro como falência, os bens pessoais não serão utilizados para quitar qualquer dívida do CNPJ. 

As características da Sociedade Limitada Unipessoal são muito confundidas com as da EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), mas existem algumas diferenças entre as duas. 

Entenda o que é EIRELI

A EIRELI (sigla para Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) surgiu antes da SLU e permite a abertura de uma empresa composta por mais um sócio. Nesse formato jurídico, o titular também não tem seu patrimônio pessoal afetado por possíveis dívidas ou complicações com o CNPJ da empresa.  

Porém para iniciar uma EIRELI, é necessário ter um capital inicial de 100 salários mínimos no valor vigente da data de abertura da empresa. Isso pode assustar muito os empreendedores, por ser um valor alto. Com essa regra e com o surgimento da SLU, as EIRELIS estão caindo em desuso.

Sabia que o Banco BS2 é o primeiro banco completo especializado em PMEs do Brasil? 

Parte dessa missão é norteada por oferecer uma estrutura bancária integrada e completa, tecnologia de ponta e expertise em crédito para pequenas e médias empresas. 

A conta digital do BS2 pode ser aberta gratuitamente e você realiza tudo pela internet. Além disso, é sem mensalidades ou tarifas abusivas, com taxas pagas somente por uso individual. 

Queremos ser o parceiro da evolução desse os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2. 

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário abaixo

Siga a gente nas redes sociais

Posts mais lidos

Posts recentes