xportação de serviços para o exterior é oportunidade para profissionais

Exportação de serviços: mercado aquecido para profissionais de T.I

Exportação de serviços já é uma tendência mercadológica em evidência, principalmente em áreas com a possibilidade de trabalho remoto.

Os serviços de Tecnologia da Informação (TI), por exemplo, movimentaram mundialmente, no ano anterior, em termos de exportações, em média, 571 bilhões de dólares.

Isso é confirmado no estudo Insight Reports publicado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), em parceria com a Organização Mundial de Comércio (OMC)

Ainda segundo a pesquisa, o setor em questão é o segundo serviço mais exportado do Brasil, e representa 12% do total de exportações mundiais.

A fim de destacar o aquecimento do mercado de exportação de serviços de T.I e como ingressá-lo, nós, do Blog BS2, preparamos este artigo em parceria com nossos especialistas.

Continue a leitura e confira, também, os benefícios de obter uma Conta PJ Internacional para administrar os demonstrativos mensais.

Veja também – Conta Internacional PJ: facilidades para expandir os negócios

Qual o panorama da exportação de serviços?

O estudo Insight Reports, mostra que a dinâmica do comércio exterior de serviços, principalmente de TI, é baseada em alguns países que concentram cerca de dois terços das exportações e das importações mundiais – Estados Unidos, Europa e Japão.

Nesse sentido, a pesquisa aponta os países desse mercado: a Irlanda, considerada a principal exportadora de Serviços em TI, com 27% do total mundial; seguida pela Índia, com 11%; a China, com 10% e os Estados Unidos, com 7%.

Já na América do Sul, o setor representa 0,9% do total da exportação mundial, o Brasil, por exemplo, corresponde a 0,4% do total, com rendimento de 2,1 milhões de dólares para este mercado.

O que considerar para exportar serviços de TI?

De acordo com o Panorama do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação em 2021, as taxas de crescimento do setor de Serviços em TI cresceram em até 108% no Brasil e registraram o dobro no total da economia brasileira, em 11%.

Logo, o levantamento estima, ainda, que os cargos em empresas estrangeiras possuem valores que variam de 8 mil até 20 mil reais.

No entanto, antes de considerar a proposta de exportar o serviço prestado, é preciso analisar pontos como:

  • Horário de trabalho: ao pensar em exportar serviços, é fundamental analisar o fuso horário de cada país, haja vista que essa diferença pode impactar na rotina de trabalho.
  • Direitos trabalhistas: cada país possui suas regras de trabalho, que concedem direitos e benefícios aos funcionários.

Portanto, o pagamento de horas extras, férias, feriados, critérios para afastamento por doença e outras necessidades podem ser divergentes às estabelecidas no Brasil, e precisam ser acordadas previamente.

  • Conversão do pagamento: a depender da empresa, o pagamento será transferido de forma diferente para o prestador de serviço com moeda estrangeira.

Por isso, deve haver clareza no contrato de trabalho para que este possa optar pela forma mais prática e vantajosa em ser remunerado.

Quais as vantagens de investir em exportação de serviços?

Trabalhar com TI no exterior

Entre as principais vantagens de investir na exportação de serviços em TI estão, além da flexibilidade e expansão de mercado, benefícios como:

Pagamento em moeda mais valorizada

Trabalhar remotamente para uma empresa estrangeira oportuniza a chance de receber pagamento em moeda mais valorizada que o real, tal como o dólar ou a libra. Além de, claro, por trabalhar no modelo home office, há uma economia de custos, como o transporte.

Experiência no currículo

Prestar serviço para empresas em outros países possibilita, ainda, maior experiência para se incluir no currículo e, assim, agregar mais valor e qualificação à carreira profissional.

Nesse sentido, permite expandir os conhecimentos e horizontes para outras oportunidades mercadológicas.

Quais passos seguir para exportar serviços de TI?

Antes de aceitar uma proposta para exportar serviços em TI, é fundamental pensar em um cronograma da rotina de trabalho e, também, na parte burocrática.

Desse modo, os passos que antecedem aceitar o contrato estabelecido incluem:

  • Aprimorar-se no idioma do país em que a empresa está inserida;
  • Pesquisar mais sobre o mercado local e a empresa de contrato;
  • Providenciar a infraestrutura necessária para executar o trabalho em home office;
  • Alinhar o horário de trabalho da companhia com o fuso horário brasileiro;
  • Realizar os processos necessários para receber o pagamento, como abrir uma Conta PJ Internacional.

Conta PJ Internacional: o BS2 pode te ajudar!

Nós, do Banco BS2, somos o parceiro ideal para te auxiliar a exportar seus serviços de TI e, assim, crescer neste setor.

Temos autorização do Banco Central para realizar transferências internacionais com transparência e rapidez – seguindo, sempre, as normas e legislações vigentes.

Nosso serviço de remessas internacionais, por exemplo, é indicado para as empresas que importam e/ou exportam mercadorias, bens ou serviços, realizam investimentos no exterior ou pagamentos de serviços, fazem transferências patrimoniais, entre outras operações.

Vantagens de ter uma conta internacional PJ

Ter acesso a nossa Conta PJ internacional garante à um cartão de débito internacional virtual, que permite realizar compras ou assinaturas – de pacotes e programas internacionais – online.

Além disso, entre os benefícios da conta internacional, estão:

  • Abertura de conta gratuita, de forma 100% online;
  • Receber um pagamento em dólar, sem burocracia e mais facilidade;
  • Menor despesas com taxas e custos de transações financeiras;
  • Enviar dinheiro para contas estrangeiras com menor custo e 100% digital;
  • Possibilidade de manter o saldo da conta em dólar, sem taxa de manutenção;
  • Realizar operações financeiras quando quiser na Conta Internacional;
  • Conversão instantânea de moedas, 24h por dia nos 7 dias da semana.
Quer saber mais?

Fale com o seu gerente comercial para conhecer mais sobre as nossas soluções completas em Câmbio ou entre em contato pelo e-mail farmercambio@bancobs2.com.br

Vamos crescer juntos?

Somos o único banco que possui Conta Internacional PJ e estamos prontos e preparados para te oferecer todas as soluções adequadas às empresas e prestadores de serviços como PIX, Plataforma de Cobrança, APIs, links de pagamentos e muito mais!

Abra agora sua Conta – sem mensalidades, gratuita e online – e aumente o faturamento do seu negócio!

Posts relacionados

3 dicas para potencializar a conversão na sua loja online

Curiosidades sobre o comércio exterior

Posts Similares

Posts Recentes

Golpes e fraudes: saiba descobrir quando um boleto é falso

Guia prático para identificar um boleto falso

Os boletos falsos representam uma ameaça constante para a segurança financeira dos brasileiros, sendo uma das principais ferramentas utilizadas por golpistas para lesar pessoas e empresas. Identificar um boleto falso pode não ser tão simples quanto parece, pois os criminosos empregam técnicas cada vez mais sofisticadas para enganar as vítimas. Neste guia, apresentaremos algumas dicas…

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *