Ninguém cai em golpes e fraudes porque quer.
Uma pessoa cai em um golpe porque é induzida a tal. Ou, em muitos casos, seduzida.
Induzida a tomar atitudes como, por exemplo, compartilhar informações confidenciais para completar uma transação financeira. Seduzida a clicar em links que prometem ofertas super vantajosas.
Mas existem casos em que – de fato – devemos compartilhar certos dados com o banco, não?
E também há ocasiões em que ofertas e vantagens são apresentadas – de forma honesta e legítima – para nós, não é mesmo? Sim, é verdade.
“Mas então, como saber no que confiar e do que desconfiar?”.
É para responder a essa e muitas outras questões que o Banco BS2 lança, hoje, uma série de publicações sobre o tema “fraudes e golpes”.
Mais que isso, com a ajuda do nosso Coordenador de Prevenção a Fraudes, Carlos Nilton, vamos compartilhar dicas e recomendações de segurança, para ajudar você a manter sua conta – e a sua empresa – protegidas.
E a primeira pergunta da nossa série é:
“Quais são os sinais de alerta dos quais os clientes devem estar cientes para identificar possíveis tentativas de fraude em suas contas?”
Segundo nosso especialista Carlos Nilton, o cliente deve deixar o “desconfiômetro” ligado no máximo se for alvo de abordagens que:
É até possível acontecer de VOCÊ entrar em contato com o banco e, durante uma ligação, por exemplo, a URA solicitar algum dado dessa natureza para dar sequência à chamada. Isso pode ocorrer quando VOCÊ entra em contato com o banco.
Porém, o contrário jamais acontece. O banco NUNCA entra em contato solicitando tais dados. Se isso acontecer, pode desligar que é golpe;
2. Peça que ele acesse algum link;
3. Solicite que ele acesse alguma URA (Unidade de Resposta Audível);
4. Peçam acesso ao aparelho (notebook ou Smartphone);
“Golpes e fraudes com essas abordagens são comuns através de canais como: WhatsApp, e-mail, telefone ou SMS.
Carlos Nilton – Coordenador de Prevenção a Fraudes do Banco BS2
Em alguns momentos, o banco (ou empresa) pode entrar em contato com o cliente para confirmações pertinentes, ou até campanha de vendas, mas NUNCA vai solicitar dados sensíveis (senhas, tokens) e geralmente não pedem para acessar links.
Alguns links promocionais até podem ser enviados, porém não solicitam dados de cliente.
Geralmente esses links promocionais são enviados via e-mail. Lembrando que dá para verificar a origem do e-mail no remetente, e verificar se realmente foi o seu banco/empresa que enviou a mensagem”.
Estes são apenas alguns dos vários tipos de abordagens que têm cara de golpe.
Felizmente, há um número igualmente grande de dicas – algumas preparadas pelo próprio Banco Central – que você pode seguir quando algo soar ou lhe parecer um pouco estranho.
Golpistas são incansáveis em seus esforços para trapacear e estão sempre inventando novas formas de lesar financeiramente pessoas como você e empresas como a sua.
Mas se depender do Banco BS2, todos esses esforços serão em vão, já que também somos incansáveis em nosso compromisso de conscientizar nossos clientes com dicas de como se blindar contra golpes e atitudes suspeitas.
Desconfie também de:
● Propostas e ofertas muito vantajosas. Não existe “mágica” no mercado. Qualquer oferta, seja de produto ou serviço, que pareça muito vantajosa, deve ser criteriosamente analisada. Se “for bom demais pra ser verdade”, provavelmente, não é verdade.
Aliás, muito provavelmente, é alguém agindo de má-fé, tentando atrair você e sua empresa para uma armadilha, com o único intuito de roubar, enganar e lesar. Eis alguns exemplos:
✔ Um produto que custa, em média, 5 mil reais e que lhe é oferecido por 2 mil. (Este é um dos truques mais usados);
✔ Empréstimos a juros muito baixos com pagamento de taxa antecipada (Não existe nenhum banco que opere dessa maneira);
✔ Quitação de dívida alta com valores muito baixos (A chance de uma proposta dessa ser mentirosa é altíssima);
✔ Investimentos com alta lucratividade a curto prazo.
● Solicitação de empréstimo/transferência em nome de algum parente ou amigo, onde o favorecido seja um terceiro.
Os golpistas apelam para o lado sentimental das relações familiares e de amizade para lesar financeiramente as pessoas. Muita gente diz “eu jamais cairia nesse golpe”, mas ele acontece com mais frequência do que se imagina. Porque mexe com a emoção. E a emoção nos leva a agir por impulso. Sempre desconfie desse tipo de solicitação.
● Pedidos para acessar links enviados por redes sociais, e-mail, sms ou qualquer outro meio sem a devida checagem da veracidade da informação;
Nunca, jamais, em hipótese alguma, forneça token enviado por SMS (ou dentro do app) para terceiros. O token existe JUSTAMENTE para isso: para ser seu e apenas seu.
Além disso, em muitos casos de fraude ou golpe que identificamos, houve a falta de cuidado da vítima, muitas vezes por querer obter uma vantagem indevida (Exemplo: Pirâmide Financeira).
Aqui vale o bom e velho ditado da sabedoria popular: “se a esmola é muita, o santo desconfia”.
Por via das dúvidas, fica a dica: mesmo se ela for pouca, desconfie também.
É a melhor forma de manter sua conta protegida contra golpes. E, claro, de preservar a saúde financeira da sua empresa
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