O que significa Antecipação de Recebíveis para as empresas?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

“Fôlego extra”. Não há maneira mais simples para responder o que a antecipação de recebíveis representa para as empresas. Afinal, essa é uma operação providencial quando acontece aquele “sufoco” no fluxo de caixa, em que as despesas programadas batem à porta na data certa, gastos extras podem acontecer, e as receitas geradas por vendas a prazo no cartão, nota fiscal ou no boleto ainda não caíram na conta.

Mesmo com a taxa de juros aplicada a esta modalidade de crédito, os empreendedores já identificaram o quanto pode ser vantajoso adiantar valores a receber, quando necessário, para garantir uma liquidez imediata de recursos. E dispor de capital de giro no momento certo também faz a diferença na hora de ampliar estoque, acelerar a produção, para aproveitar momentos de mercado aquecido e alavancar faturamento.

Basta olhar para um dos principais dados trazidos pela pesquisa “Uso da Maquininha 2021” realizada em junho deste ano pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae): 45% dos pequenos negócios brasileiros dizem recorrer com frequência à antecipação dos recebíveis de cartões para reduzir o prazo de recebimento e ter na mão o dinheiro das vendas a clientes que utilizaram esse meio de pagamento.

E o estudo do Sebrae aponta que o percentual dos empreendedores de micro e pequeno portes que afirmaram nunca ter realizado esse tipo de operação caiu de 50%, indicador registrado cinco anos atrás, para 36% em 2021. Entre as melhorias para os recebíveis que prevaleceram como as mais citadas pelos entrevistados estão:

  • Redução de taxas de antecipação (73%);
  • Agilidade no atendimento (66%);
  • Melhoria da conexão (61%);
  • Relatório de vendas mais fáceis (58%);
  • Redução de custo de aquisição/manutenção (58%);
  • Redução do prazo de recebimento (57%).

O aumento da procura pela antecipação de recebíveis figura como um dos fatores que elevam as projeções dos recursos a serem concedidos pelos bancos em 2021. De acordo com a publicação trimestral mais recente pelo Banco Central do Brasil, divulgada na última semana de junho deste ano, esse saldo de crédito deve crescer 11,1% este ano.

Ainda segundo os dados monitorados pelo BC, o mercado de crédito tem mostrado desde o relatório anterior (março de 2021) um desempenho acima do esperado em todos os segmentos. No crédito livre para pessoas jurídicas, esse avanço nas contratações de produtos evidencia as linhas de desconto de recebíveis e o financiamento às exportações. Com a isso, a projeção de expansão nos saldos de empréstimos para empresas saltou de 10% para 13% neste ano.

Essas estimativas também são impulsionadas pelas regras para recebíveis de cartão e para descontos de boletos e duplicatas, definidas pelo BC, com alterações importantes que vão acelerar a concorrência no mercado de crédito no Brasil. Por isso, esse é o momento de compreender como as transformações no segmento de recebíveis de cartões e de notas fiscais e boletos podem impactar positivamente a gestão financeira, principalmente quando essa antecipação de recursos é planejada corretamente como parte de um círculo virtuoso do desenvolvimento dos empreendimentos que nascem pequenos, mas que são inspirados por grandes sonhos!

Para as pequenas e médias empresas que estão no início da jornada empreendedora, vários são os benefícios de adiantar valores a receber para turbinar a estratégia comercial e traçar planos para o futuro do seu negócio.

7 benefícios da antecipação de recebíveis para as PMEs

  1. Acesso rápido à liquidez de recursos

Pagamentos a receber futuramente feitos com cartão de crédito, cheques, notas fiscais, boletos e duplicatas se tornam aliados para um acesso imediato ao crédito.

2. Satisfação garantida de clientes que preferem pagar a prazo

Recebíveis permitem às pequenas e médias empresas investir no fortalecimento do seu relacionamento comercial com clientes, sem repassar a eles os custos desse tipo de operação, e oferecendo a venda a prazo àqueles que preferem essa opção.

3. Capital para despesas planejadas e emergenciais

Antecipar valores a receber viabilizam um reforço adicional ao capital de giro para cobrir despesas programadas, como pagar uma dívida, ou aquelas extras que chegam sem avisar, como um conserto nas instalações.

4. Crédito mais fácil e com juros menores

Como os recebíveis são garantidos por valores que a própria empresa tem a embolsar, o risco de crédito é menor na antecipação. Consequentemente, os juros são mais baixos e a concessão é mais desburocratizada.

5. Crescimento financiado com recursos próprios

Essa é uma opção que possibilita investir no desenvolvimento do negócio a partir de recursos antecipados referentes a vendas já realizadas.

6. Antecipação referenciada por total versus tempo

O tempo de antecipação e o total a ser antecipado devem ser avaliados conjuntamente, com foco em taxas de juros menores.

7. Opção para fugir do endividamento excessivo

O uso consciente de recebíveis evita o acúmulo de dívidas para ter acesso a capital de giro, e fortalece a prática do planejamento financeiro!

Conheça as soluções em Antecipação de Recebíveis do Banco BS2

Queremos tornar o BS2 o primeiro neobank B2B do Brasil. E parte dessa missão é norteada por oferecer uma estrutura bancária completa, tecnologia de ponta e expertise em crédito para pequenas e médias empresas.

Somos movidos pelo propósito de transformar a experiência financeira de negócios com soluções como as Novas Linhas de Crédito para PMEs do BS2. A contratação é 100% digital, de forma ágil e desburocratizada e totalmente integrada à conta PJ gratuita BS2 Empresas.

As Soluções em Antecipação em Recebíveis do BS2 estão prontas para contribuir com a expansão de seus negócios:

Antecipação com Cartões de Crédito

A opção de Antecipação de Recebíveis para Cartões já está disponível dentro da plataforma BS2 Empresas.

Além de contratarem digitalmente essa operação para receber à vista o valor das vendas a prazo pagas pelos cientes via maquininhas de cartões, as empresas podem usufruir de uma jornada 100% integrada a um ecossistema de soluções financeiras adequadas ao orçamento e às prioridades da gestão das PMEs.

Com a Antecipação de Recebíveis do BS2, é possível receber o valor no mesmo dia (para vendas até 14h) ou em até em 1 dia útil.

Antecipação de Recebíveis de Notas Fiscais, Boletos e Duplicatas

Outra solução do Banco BS2 que está a caminho é a Antecipação de Recebíveis de Notas Fiscais Eletrônicas de Produtos (NF-e), e de Serviços (NFS-e) ou Conhecimentos de Transporte Eletrônicos (CT-e).

É a operação ideal para PMEs que desejam minimizar impactos dos descompassos no fluxo de caixa, 100% integrada à conta PJ digital BS2 Empresas.

Permite solicitar digitalmente a antecipação de recursos atrelados a documentos fiscais emitidos, que contam com prazos mais longos para vencimento/recebimento.

Nesse modelo de Antecipação de Recebíveis, o upload de documentos fiscais é feito diretamente na plataforma de crédito, com taxas flexíveis e customizadas por cliente. São aceitas:

Antecipação integrada à conta PJ digital BS2 Empresas!

A conta PJ digital do Banco BS2 é ideal para pequenas e médias empresas, que precisam manter o foco nas estratégias que alavanquem o seu faturamento, com soluções financeiras compatíveis com o orçamento de quem está começando a empreender.

A abertura é gratuita e 100% realizada pela internet. Em até três dias úteis, a conta é liberada, sem mensalidades ou tarifas abusivas, com taxas pagas somente por uso individual.

Com a conta PJ digital do BS2, sua empresa tem acesso a um ecossistema de soluções inteligentes. E você realiza o controle das finanças do seu negócio na palma da mão pelo nosso app.

O BS2 quer ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital gratuita BS2 Empresas

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário abaixo

Siga a gente nas redes sociais

Posts mais lidos

Posts recentes