Crédito

Qual é a natureza jurídica da Sociedade Limitada Unipessoal?

Para que a sua empresa possa operar, ela necessita se enquadrar em uma natureza jurídica. No caso da Sociedade Limitada Unipessoal não é diferente, pois com essa classificação, é possível determinar todas as características que compõem o negócio, seguindo os enquadramentos das naturezas jurídicas estabelecidas na legislação brasileira.

A Sociedade Limitada Unipessoal é uma novidade criada pela Lei da Liberdade Econômica que, além de permitir a abertura da sua empresa sem um sócio, traz também mais facilidade para os empreendedores. A principal delas é que, por se tratar de uma empresa limitada, o seu patrimônio pessoal fica separado do patrimônio da empresa.

Assim, no caso de algum problema futuro como falência, os seus bens pessoais não serão utilizados para quitar qualquer dívida do CNPJ. Além dessas vantagens, não existe um limite de capital social para a abertura de uma SLU.

Conheça a conta digital PJ – sem mensalidade – do Banco BS2

Entenda a natureza jurídica Sociedade Limitada Unipessoal

A natureza jurídica Sociedade Limitada Unipessoal é a mais recente da legislação brasileira. Ela foi criada pela Lei nº 13.874 de 20 de setembro de 2019, conhecida como a Lei da Liberdade Econômica, conforme o Art. 1.052: “A sociedade limitada pode ser constituída por 1 (uma) ou mais pessoas.

Vantagens de ser SLU – Sociedade Limitada Unipessoal:

  • Sem restrições para contratar funcionários;
  • Sem limitações tributárias;
  • O empreendedor pode ter uma outra empresa aberta em paralelo com a SLU;
  • Sem limite de faturamento.

A Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) é uma novidade criada pela Lei da Liberdade Econômica que, além de permitir a abertura da sua empresa sem um sócio, traz também mais facilidade para os empreendedores.

Qual a diferença entre as naturezas jurídicas?

É a partir da classificação das diferentes naturezas jurídicas e suas estruturas, que é possível determinar certas regras e obrigações legais que facilitam não só o controle das atuações das empresas em território nacional, mas também auxiliam na hora do empreendedor entender seus direitos e deveres.

A Sociedade Limitada Unipessoal, tema deste artigo, é uma excelente alternativa ao EI (empresa individual), ao EIRELI (empresa individual de responsabilidade limitada) e para empreendedores que não podem ser MEI. Mas vamos entender a diferença entre todas elas a seguir:

  • MEI (Microempreendedor Individual)
    É a escolha de muitos empreendedores que estão começando, porque tem regras simples, pouca burocracia e custos baixos. Sua inscrição pode ser feita pela internet e os tributos e contribuições são unificados em uma guia mensal de valor fixo. Além disso, o seu faturamento não deve ultrapassar R$81 mil por ano e não podem ter sócios ou mais de um funcionário.
  • ME (Microempresa)
    Esse é o passo seguinte para os empreendimentos que cresceram e não se enquadram mais como MEI. Para saber como fazer para migrar sua natureza jurídica veja esse post do blog do BS2 que tem tudo bem explicado.

    Mesmo assim, também é possível já começar o negócio como microempresa. Seu limite de faturamento deve ser de até R$360 mil por ano e esse tipo de empresa pode optar pelo Simples Nacional, um regime tributário com arrecadações mais simplificadas.
  • EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada)
    Essa modalidade empresarial tem muitas semelhanças com a SLU, como principalmente o fato de que o empreendedor não pode ter sócio e tem autonomia patrimonial, ou seja, se sua empresa tiver dívidas, você não precisa usar seu patrimônio pessoal para quitá-las. Mas para ser EIRELI, a empresa precisa ter capital social equivalente a 100 vezes o valor do salário mínimo vigente na data de abertura da empresa.

Sabia que o Banco BS2 é o primeiro banco completo especializado em PMEs do Brasil? Nós ajudamos empresas de diferentes naturezas jurídicas a alavancarem seus resultados com soluções práticas de gestão financeira, tecnologias inteligentes e uma jornada 100% digital.

Conheça a conta digital PJ sem mensalidade do Banco BS2

Parte da nossa missão é norteada por oferecer uma estrutura bancária integrada e completa, tecnologia de ponta e expertise em crédito para pequenas e médias empresas.

A conta digital do BS2 pode ser aberta de forma gratuitamente e você resolve tudo pela internet. Queremos ser o parceiro da evolução desse os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital do Banco BS2.

Rodrigo Almeida

Recent Posts

As ações do Banco BS2 com a pauta ESG

ESG é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às…

3 dias ago

Veja os melhores meios de pagamento digitais para oferecer a seus clientes

Meios de pagamento são as diferentes formas em que é possível realizar pagamentos e recebimentos,…

4 dias ago

8 dicas de planejamento financeiro para sua empresa fechar o ano no positivo

Com o fim do ano se aproximando, é essencial que as empresas ajustem seu planejamento…

2 semanas ago

Pronampe: O que é, como funciona e passo a passo para solicitar

Quando sua empresa precisa ganhar fôlego é muito importante ter o apoio de uma instituição…

2 semanas ago

Derivativos: o que são e qual a importância para a gestão de riscos

A mesa de derivativos de um banco, como a do Banco BS2, é especializada na…

1 mês ago

7 semelhanças entre esportes e empreendedorismo que vão além da produtividade

Superar desafios, alcançar a excelência, ultrapassar a concorrência. Os esportes e empreendedorismo têm muito em…

2 meses ago