Supply Chain - Como funciona?

Supply Chain Finance: o que é e quais são suas vantagens?

O Supply Chain Finance (SCF), também conhecido como financiamento da cadeia de fornecedores, é um conjunto de ferramentas adotado por empresas para integrar financeiramente toda a cadeia produtiva com seus fornecedores, além de mitigar riscos.

Assim, as indústrias consideram de fundamental importância a otimização da gestão da cadeia, pois isso resulta em custos mais baixos e ciclos de produção mais rápidos.

Segundo a pesquisa da Revista Fator Brasil, 60% das empresas brasileiras aplicam o conceito, sendo ainda mais presente nas indústrias (65%).

Deseja entender mais sobre o conceito de SCF, quais suas características, aplicações e principais vantagens?

Então te convidamos a continuar a leitura deste artigo que nós, do Blog BS2, em parceria com nossos especialistas, preparamos.

Confira!

Veja também – SLA: o que é e qual importância para seu e-commerce?

Supply Chain Finance: como funciona?

Supply Chain Finance é o conceito que foca na gestão dos fluxos financeiros envolvidos na cadeia de suprimentos, tanto para obtenção de recursos e redução da necessidade de capital de giro quanto aumento de capital, até mesmo, redução nos custos de acesso ao crédito.

Ou seja, é um conjunto de ferramentas e técnicas que atendem às demandas do fornecedor em busca de pagamentos rápidos e às necessidades do comprador que busca aliviar o fluxo de caixa.

Primordialmente, para ser colocado em prática, o SCF é baseado em acordos mediados por instituições financeiras.

Portanto, os compradores obtêm maiores prazos de pagamento, enquanto os fornecedores recebem adiantamentos com taxas mais baixas, do que as tradicionais.

Além disso, nessa relação de mediação entre três agentes, o financiamento entre os elos que compõem o processo da cadeia de suprimentos, pode ocorrer de duas maneiras:

  • Com a empresa utilizando recursos próprios para financiar diretamente com o fornecedor;
  • Por meio de negociação com instituições financeiras para obtenção de crédito mais barato.

Tendências de SCF nas empresas

Resultados da edição 2021 do Supply Chain Top 25, principal ranking de avaliação de excelência em supply management no mundo, apontaram três tendências principais e comuns entre as empresas presentes na classificação:

  • Principalmente na era do ESG, as empresas têm adotado uma orientação cada vez maior por aspectos sociais, ambientais e de governança.
  • As empresas estão passando por uma transformação centrada nos clientes, buscando reduzir intermediários na cadeia e otimizar o fluxo de contatos.
  • A revolução digital evidencia-se como uma tendência em diversos setores, onde as empresas estão adotando a digitalização e fazendo uso intensivo de soluções tecnológicas na sua rotina empresarial.

Quais são as vantagens de Supply Chain Finance?

As principais vantagens do Supply Chain Finance são:

  • Melhorias no fluxo de caixa, tanto de fornecedores, quanto de compradores;
  • Relações comerciais mais fortes e confiáveis com fornecedores;
  • Maior liquidez e segurança financeira.

Linhas de Crédito BS2: ideais para sua empresa

Somos o parceiro ideal para acompanhar o processo de evolução da sua empresa, oferecendo linhas de crédito adequadas às suas necessidades, sem burocracia, garantindo um crescimento empresarial constante e regular, sem imprevistos ou custos elevados para o seu caixa.

  • Capital de giro: esta modalidade financeira é ideal para a sua empresa, pois permite equilibrar o fluxo de caixa e realizar pagamentos de salários de colaboradores e de despesas fixas.
  • Antecipação de recebíveis: permite que sua empresa receba os valores a serem recebidos antecipadamente, o que proporciona recursos para despesas extras, demandas emergenciais e imprevistos.

Além disso, os valores antecipados servem como garantia para a obtenção de crédito com menos riscos e burocracias, resultando em juros mais baixos.

  • Empréstimo com garantia: seja um imóvel ou futuros valores a serem recebidos em nome do empreendimento, esta modalidade financeira agiliza e otimiza a obtenção da linha de crédito. Isso resulta em menor risco para a sua empresa, com maior prazo de pagamento e juros mais baixos.
  • Financiamento para aquisição de bens: busca atingir um objetivo específico: a liberação de recursos para a aquisição de veículos, equipamentos ou imóveis.

As condições são estabelecidas em contrato, incluindo o percentual financiado em relação ao valor total do bem a ser adquirido, assim como os juros mensais aplicados durante o período de pagamento das prestações.

Por que ter o Banco BS2 como parceiro?

Experimente o banco digital completo e especializado em empresas do Brasil. Descubra as diversas soluções digitais que se adequam ao cenário real do seu negócio.

Aproveite as APIs do BS2, garantindo a melhor documentação técnica do mercado, confiabilidade e customização sob medida para atender às especificidades da sua marca.

Desfrute do crédito rápido, digital e sem burocracia para impulsionar seu negócio – especialmente o seu.

Abra agora sua Conta PJ Digital – sem mensalidades, gratuita e 100% online – e aumente o faturamento do seu negócio!

Posts relacionados

Entenda como o financiamento de vendas pode te ajudar a aumentar as vendas

Como conseguir capital de giro sem garantias?

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *