Tem score para CNPJ?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

A resposta é: sim. As empresas também têm score e essa informação é usada para validar a confiabilidade dos pagamentos. O score para CNPJ compõe a análise de risco do crédito, já que mostra como a empresa honra seus compromissos financeiros, como em um empréstimo ou financiamento.

O score para CNPJ é tão importante quanto o de pessoa física. Considerando o volume de movimentações financeiras que uma empresa faz – desde pagar fornecedores a comprar estoque – ter um score de crédito bom contribui para consolidar uma imagem positiva do negócio no mercado.

Mas afinal, o que é score?

O score para CNPJ é um indicador utilizado por todas as instituições financeiras que oferecem crédito para PMEs. Cada empresa que oferece score usa uma fórmula para chegar nessa pontuação. Mas, geralmente, o score empresa vai variar de 0 a 1000. Quanto maior, menor o risco de inadimplência oferecido pelo CNPJ. E, portanto, maior a probabilidade de conseguir crédito.

Ainda que a economia nacional possa afetar a aprovação do pedido de crédito, a concessão continua a ser feita para os bons clientes. Quer dizer, tanto os bancos quanto as financeiras tendem a diminuir a concessão de crédito em caso de aumento da expectativa de inadimplência ou desemprego, por exemplo. É uma medida para reduzir o risco de emprestar dinheiro e não receber o pagamento. Mas o CNPJ com bom score terá mais chances de ter a aprovação do crédito.

Para chegar ao score da empresa, os bancos e instituições financeiras consideram os registros positivos e negativos em relação às movimentações financeiras. Alguns exemplos:

  • Contas em dia ou atrasadas;
  • ·Dívidas com prazo superior a 30 dias;
  • ·Quantidade de pedidos de crédito (empréstimos e financiamentos) realizados;
  • ·Nome limpo ou sujo, sem tentativas de regularização.

No Brasil, as financeiras são autorizadas pela Lei do Cadastro Positivo (Lei n. 12.414/2011) a avaliar a consistência do perfil de crédito de pessoas físicas e empresas.

Como funciona a pontuação do score para CNPJ

A regra é: quanto mais próxima de 1000 estiver a pontuação da sua empresa, mais fácil será para conseguir crédito no mercado. Confira a seguir como é avaliada cada faixa de pontuação.

  • Score com o valor entre 0 e 100
    Alto nível de dificuldade para acesso ao crédito, pois é o risco de inadimplência também é alto.
  • Score com o valor entre 101 e 250
    Nível de dificuldade moderado para acesso ao crédito e não há garantia de conseguir as melhores condições do mercado. O risco de inadimplência é de médio a alto.
  • Score com o valor entre 251 e 550
    Acesso facilitado às melhores condições de crédito. Nesse caso, o risco de inadimplência é médio.
  • Score com o valor entre 551 e 1000: Representa um acesso às condições de crédito especiais do mercado. Com essa pontuação de score, a empresa tem um risco de inadimplência considerado baixo.

O que mais é analisado, além do score da empresa

Durante a análise de crédito do CNPJ, a financeira também vai avaliar a rentabilidade mensal da empresa. A ideia é checar se a solicitante tem capacidade financeira de quitar o empréstimo no período acordado. Costuma ser considerado que a parcela mensal do pagamento do crédito não ultrapasse 30% da renda do mês do CNPJ.

Na última etapa da análise que vai dizer se o CNPJ tem crédito são analisados os documentos da empresa, como CNPJ, comprovação de faturamento e comprovante de residência. Qualquer conflito identificado nos dados pode causar a reprovação na análise de crédito, por isso é importante passar as informações corretas.

Vantagens de saber o score para CNPJ

Ao saber que a pontuação da sua empresa é alta, você pode negociar empréstimos com taxas mais amigáveis. Caso esteja com o score baixo, terá a chance de corrigir dados desatualizados que possam estar prejudicando seu score de crédito.

A descoberta do score também pode levar você a consultar pendências no CNPJ, o que ajuda a encontrar maneiras de regularizá-las e, com isso, reajustar a rota de crescimento do negócio. Para você poupar tempo e o dinheiro do seu negócio, nós já fizemos uma lista de instituições públicas e privadas para consultar pendências no CNPJ grátis.

Conheça a conta digital PJ gratuita do Banco BS2

O BS2 é o primeiro banco 100% PJ, especializado em PME do Brasil. E parte dessa missão é norteada por se tornar um One-Stop Shop das PMEs, e oferecer produtos e serviços financeiros e de crédito a partir de soluções 100% digitais, reunidas em um só lugar para facilitar a gestão dos negócios e impulsionar os resultados dessas empresas.

A conta digital do BS2 pode ser aberta gratuitamente e você realiza tudo pela internet. Em até três dias úteis a conta é liberada sem mensalidades ou tarifas abusivas, com taxas pagas somente por uso individual. Queremos ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital gratuita do Banco BS2.

Conheça as soluções de crédito do BS2 para PMEs 

A contratação das novas linhas de crédito do BS2 é 100% digital, de forma ágil, desburocratizada e totalmente integrada à conta PJ.   

Antecipação de Recebíveis de Cartões

A opção de Antecipação de Recebíveis para Cartões está disponível dentro da plataforma BS2 Empresas. Além de contratarem digitalmente essa operação para receber à vista o valor das vendas a prazo pagas pelos cientes via maquininhas de cartões, as empresas podem usufruir de uma jornada 100% integrada a um ecossistema de soluções financeiras adequadas ao orçamento e às prioridades da gestão das PMEs. Com a Antecipação de Recebíveis do BS2, é possível receber o valor no mesmo dia (venda até às 14h) ou em até 1 dia útil.

Giro Cartão BS2 

  • Crédito disponível a partir de R$15mil; 
  • Prazo para pagamento em até 12 vezes; 
  • Contratação 100% online diretamente pela plataforma BS2 Empresas; 
  • Prazos e condições diferenciadas. 

Antecipação de Recebíveis com Notas Fiscais, Boletos e duplicatas 

Outra solução a caminho é a Antecipação de Recebíveis de Notas Fiscais Eletrônicas de Produtos (NF-e), e de Serviços (NFS-e) ou Conhecimentos de Transporte Eletrônicos (CT-e). É a operação ideal para PMEs que desejam minimizar impactos dos descompassos no fluxo de caixa, 100% integrada à conta PJ digital BS2 Empresas.

Permite solicitar digitalmente a antecipação de recursos atrelados a documentos fiscais emitidos, que contam com prazos mais longos para vencimento/recebimento. Nesse modelo de Antecipação de Recebíveis, o upload de documentos fiscais é feito diretamente na plataforma de crédito. São aceitas:

  • NF-es com vencimento entre 5 e 90 dias emitidas em qualquer lugar do Brasil.
  • NFS-es com vencimento entre 5 e 90 dias emitidas somente na cidade de São Paulo.
  • CT-es emitidos em todo o Brasil e sem prazo de vencimento.
  • Taxas flexíveis e customizadas por cliente.

Capital de Giro com recebíveis de notas fiscais eletrônicas de produtos (NR-e), e de serviços (NFS-e) ou conhecimentos de transporte eletrônicos (CT-e) é indicado para: 

  • Empresas com faturamento anual acima de R$5 milhões; 
  • Empresas com mais de 2 anos de atuação no mercado (ou seja, de CNPJ em atividade); 
  • Emissão de NF-es para PJs em todo o Brasil, com prazos de vencimento entre 5 e 90 dias; 
  • Emissão de CT-es em todo o Brasil, sem um prazo de vencimento específico. 

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário abaixo

Siga a gente nas redes sociais

Posts mais lidos

Posts recentes