Tem score para CNPJ?

A resposta é: sim. As empresas também têm score e essa informação é usada para validar a confiabilidade dos pagamentos. O score para CNPJ compõe a análise de risco do crédito, já que mostra como a empresa honra seus compromissos financeiros, como em um empréstimo ou financiamento.

O score para CNPJ é tão importante quanto o de pessoa física. Considerando o volume de movimentações financeiras que uma empresa faz – desde pagar fornecedores a comprar estoque – ter um score de crédito bom contribui para consolidar uma imagem positiva do negócio no mercado.

Mas afinal, o que é score?

O score para CNPJ é um indicador utilizado por todas as instituições financeiras que oferecem crédito para PMEs. Cada empresa que oferece score usa uma fórmula para chegar nessa pontuação. Mas, geralmente, o score empresa vai variar de 0 a 1000. Quanto maior, menor o risco de inadimplência oferecido pelo CNPJ. E, portanto, maior a probabilidade de conseguir crédito.

Ainda que a economia nacional possa afetar a aprovação do pedido de crédito, a concessão continua a ser feita para os bons clientes. Quer dizer, tanto os bancos quanto as financeiras tendem a diminuir a concessão de crédito em caso de aumento da expectativa de inadimplência ou desemprego, por exemplo. É uma medida para reduzir o risco de emprestar dinheiro e não receber o pagamento. Mas o CNPJ com bom score terá mais chances de ter a aprovação do crédito.

Para chegar ao score da empresa, os bancos e instituições financeiras consideram os registros positivos e negativos em relação às movimentações financeiras. Alguns exemplos:

  • Contas em dia ou atrasadas;
  • ·Dívidas com prazo superior a 30 dias;
  • ·Quantidade de pedidos de crédito (empréstimos e financiamentos) realizados;
  • ·Nome limpo ou sujo, sem tentativas de regularização.

No Brasil, as financeiras são autorizadas pela Lei do Cadastro Positivo (Lei n. 12.414/2011) a avaliar a consistência do perfil de crédito de pessoas físicas e empresas.

Como funciona a pontuação do score para CNPJ

A regra é: quanto mais próxima de 1000 estiver a pontuação da sua empresa, mais fácil será para conseguir crédito no mercado. Confira a seguir como é avaliada cada faixa de pontuação.

  • Score com o valor entre 0 e 100
    Alto nível de dificuldade para acesso ao crédito, pois é o risco de inadimplência também é alto.
  • Score com o valor entre 101 e 250
    Nível de dificuldade moderado para acesso ao crédito e não há garantia de conseguir as melhores condições do mercado. O risco de inadimplência é de médio a alto.
  • Score com o valor entre 251 e 550
    Acesso facilitado às melhores condições de crédito. Nesse caso, o risco de inadimplência é médio.
  • Score com o valor entre 551 e 1000: Representa um acesso às condições de crédito especiais do mercado. Com essa pontuação de score, a empresa tem um risco de inadimplência considerado baixo.

O que mais é analisado, além do score da empresa

Durante a análise de crédito do CNPJ, a financeira também vai avaliar a rentabilidade mensal da empresa. A ideia é checar se a solicitante tem capacidade financeira de quitar o empréstimo no período acordado. Costuma ser considerado que a parcela mensal do pagamento do crédito não ultrapasse 30% da renda do mês do CNPJ.

Na última etapa da análise que vai dizer se o CNPJ tem crédito são analisados os documentos da empresa, como CNPJ, comprovação de faturamento e comprovante de residência. Qualquer conflito identificado nos dados pode causar a reprovação na análise de crédito, por isso é importante passar as informações corretas.

https://twitter.com/ReceitaFederal/status/1064570083853385729?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1064570083853385729%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fblog.bancobs2.com.br%2Fcomo-consultar-pendencias-no-cnpj-gratis%2F

Vantagens de saber o score para CNPJ

Ao saber que a pontuação da sua empresa é alta, você pode negociar empréstimos com taxas mais amigáveis. Caso esteja com o score baixo, terá a chance de corrigir dados desatualizados que possam estar prejudicando seu score de crédito.

A descoberta do score também pode levar você a consultar pendências no CNPJ, o que ajuda a encontrar maneiras de regularizá-las e, com isso, reajustar a rota de crescimento do negócio. Para você poupar tempo e o dinheiro do seu negócio, nós já fizemos uma lista de instituições públicas e privadas para consultar pendências no CNPJ grátis.

Conheça a conta digital PJ gratuita do Banco BS2

O BS2 é o primeiro banco 100% PJ, especializado em PME do Brasil. E parte dessa missão é norteada por se tornar um One-Stop Shop das PMEs, e oferecer produtos e serviços financeiros e de crédito a partir de soluções 100% digitais, reunidas em um só lugar para facilitar a gestão dos negócios e impulsionar os resultados dessas empresas.

A conta digital do BS2 pode ser aberta gratuitamente e você realiza tudo pela internet. Em até três dias úteis a conta é liberada sem mensalidades ou tarifas abusivas, com taxas pagas somente por uso individual. Queremos ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital gratuita do Banco BS2.

Conheça as soluções de crédito do BS2 para PMEs 

A contratação das novas linhas de crédito do BS2 é 100% digital, de forma ágil, desburocratizada e totalmente integrada à conta PJ.   

Antecipação de Recebíveis de Cartões

A opção de Antecipação de Recebíveis para Cartões está disponível dentro da plataforma BS2 Empresas. Além de contratarem digitalmente essa operação para receber à vista o valor das vendas a prazo pagas pelos cientes via maquininhas de cartões, as empresas podem usufruir de uma jornada 100% integrada a um ecossistema de soluções financeiras adequadas ao orçamento e às prioridades da gestão das PMEs. Com a Antecipação de Recebíveis do BS2, é possível receber o valor no mesmo dia (venda até às 14h) ou em até 1 dia útil.

Giro Cartão BS2 

  • Crédito disponível a partir de R$15mil; 
  • Prazo para pagamento em até 12 vezes; 
  • Contratação 100% online diretamente pela plataforma BS2 Empresas; 
  • Prazos e condições diferenciadas. 

Antecipação de Recebíveis com Notas Fiscais, Boletos e duplicatas 

Outra solução a caminho é a Antecipação de Recebíveis de Notas Fiscais Eletrônicas de Produtos (NF-e), e de Serviços (NFS-e) ou Conhecimentos de Transporte Eletrônicos (CT-e). É a operação ideal para PMEs que desejam minimizar impactos dos descompassos no fluxo de caixa, 100% integrada à conta PJ digital BS2 Empresas.

Permite solicitar digitalmente a antecipação de recursos atrelados a documentos fiscais emitidos, que contam com prazos mais longos para vencimento/recebimento. Nesse modelo de Antecipação de Recebíveis, o upload de documentos fiscais é feito diretamente na plataforma de crédito. São aceitas:

  • NF-es com vencimento entre 5 e 90 dias emitidas em qualquer lugar do Brasil.
  • NFS-es com vencimento entre 5 e 90 dias emitidas somente na cidade de São Paulo.
  • CT-es emitidos em todo o Brasil e sem prazo de vencimento.
  • Taxas flexíveis e customizadas por cliente.

Capital de Giro com recebíveis de notas fiscais eletrônicas de produtos (NR-e), e de serviços (NFS-e) ou conhecimentos de transporte eletrônicos (CT-e) é indicado para: 

  • Empresas com faturamento anual acima de R$5 milhões; 
  • Empresas com mais de 2 anos de atuação no mercado (ou seja, de CNPJ em atividade); 
  • Emissão de NF-es para PJs em todo o Brasil, com prazos de vencimento entre 5 e 90 dias; 
  • Emissão de CT-es em todo o Brasil, sem um prazo de vencimento específico. 

Posts Similares

Posts Recentes

Golpes e fraudes: saiba descobrir quando um boleto é falso

Guia prático para identificar um boleto falso

Os boletos falsos representam uma ameaça constante para a segurança financeira dos brasileiros, sendo uma das principais ferramentas utilizadas por golpistas para lesar pessoas e empresas. Identificar um boleto falso pode não ser tão simples quanto parece, pois os criminosos empregam técnicas cada vez mais sofisticadas para enganar as vítimas. Neste guia, apresentaremos algumas dicas…

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *