Web Summit Rio - Confira destaques

Web Summit Rio – AI, BaaS, ESG, ChatGPT e muitas conexões

O Web Summit Rio, reuniu mais de 21 mil pessoas durante quatro dias de evento, de 1 a 4 de maio, no Rio de Janeiro (RJ), e não deixou a desejar no quesito tamanho ao se equiparar a uma verdadeira jornada de conexões.

A participação em um evento de grande porte é uma experiência digna de comparação com uma verdadeira maratona. Entre a presença em palestras, visita aos estandes e encontros para gerar networking, os passos dados podem chegar a 10 km por dia.

Ao longo de três dias de evento, o time do Banco BS2 esteve presente no Web Summit Rio. Ativamos o networking e tivemos a oportunidade de absorver conteúdos pautados por temas mais “on” do que nunca: AI, BaaS, ESG e ChatGPT.

Em nossas redes sociais, já antecipamos alguns insights do evento. No entanto, temos muito mais pra compartilhar com base no que a gente acompanhou em várias palestras de uma intensa programação. Quer saber mais sobre o que rolou no evento? Confira!

Veja também: Banco BS2 amplia oferta para público PJ e lança unidade de negócios de Banking as a Service

A preocupação com a Inteligência Artificial foi a pauta de abertura do Web Summit Rio e marcou presença em diversos fóruns

Alguns executivos já sinalizam que a AI vai impactar significativamente a rotina dos bancos. A evolução da inteligência artificial é fato e, certamente, a transformação mais revolucionária de todos os tempos. Especialistas alertam: muito em breve, a inteligência artificial será realidade no segmento bancário.

Em contrapartida, existe uma grande preocupação orientada por não deixar que essa tecnologia se desenvolva por conta própria, sem qualquer delimitação por regras. A necessidade de interação humana é, e sempre será, imprescindível, tanto para entender sua potência quanto para gerar moderação.

Dessa forma, entre as empresas privadas, prevalecem o consenso e a expectativa de que a regulação sobre a AI contemple mais o interesse público do que apenas o que vislumbram as grandes empresas do setor. 

Banking as a Service: muito mais liberdade para as empresas

Porém, apesar de parecer complicada, na prática a expressão Banking as a Service (BaaS) é o oposto disso. Remete à simplificação dos serviços bancários, e possibilita que qualquer empresa ofereça soluções financeiras aos seus clientes de forma personalizada e eficiente.

O BaaS se destaca como alternativa funcional para iniciar essa jornada tecnológica, sem muita complexidade. Logo, proporciona aos negócios criar seu próprio banco digital como um braço financeiro na companhia, e diversificar seu portfólio de produtos.

A implementação da ferramenta tem como principal característica a facilidade – a exemplo do que já fazemos no Banco BS2: entregamos a solução completa já “empacotada”.

A partir da disponibilização de uma biblioteca de APIs (Interface de Programação de Aplicativos), a empresa consegue montar seu banco com serviços agregados aos seus usuários. E pode, assim, gerar diferenciais e mais valor ao seu negócio.

ESG: uma agenda que ainda tem muito pra evoluir

ESG (sigla para Environmental, Social and Governance) define o conjunto de medidas corporativas implementadas pelas empresas, para melhorar suas práticas nas áreas ambiental, social e de governança.

Entre as conversas que acompanhamos no Web Summit Rio, as atenções se voltam para o pilar ambiental, ainda considerado um grande desafio.

Por outro lado, a dimensão social na agenda das empresas já se materializa em ações, permanece entre as organizações a necessidade de construir uma governança sólida para prosperar de modo consistente e sustentável.

Portanto, a responsabilidade social e ambiental nas empresas mantém sua relevância determinante para um sucesso dos negócios atrelado à contribuição para a sociedade e à proteção do meio ambiente. O propósito precisa, sempre, ir além do lucro.  No radar dos investidores, despontam cada vez mais as empresas que se preocupam com as questões de ESG.

Também ganha evidência crescente o papel da diversidade nas organizações, tanto em termos de inclusão social quanto da pluralidade de ideias e perspectivas.

ChatGPT: será mesmo que já é uma grande solução?

Falando agora em ChatGPT, quem já utilizou é capaz de perceber suas limitações. A ferramenta ainda comete muitos erros, pois parte dos dados usados para treiná-la vem de fontes nada confiáveis na internet, como fóruns de discussão. É nesse ponto que a interação humana é novamente exigida e contestada. Além disso, o senso crítico sempre será uma das chaves para o bom uso do sistema. 

Veja como foi o Web Summit Rio!

Em meio a diversas polêmicas, há a expectativa de que a inteligência artificial possa trazer excelentes oportunidades de geração de leads. Afinal, trata-se de uma tecnologia inovadora, concebida para ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos de forma muito mais rápida, com baixo custo, e uma performance bastante vantajosa nas operações.

Curioso, não? Vamos continuar de olho na evolução dessa ferramenta e esperar as cenas dos próximos capítulos. Mas já antecipamos aqui temas que, certamente, continuarão a ter relevância para quem acompanha o setor bancário e, de alguma forma, por todos os impactados positivamente pelas transformações desse mercado.

A edição 2023 do #WebSummit partiu, mas já deixa saudades. Ano que vem tem mais e, com certeza, estaremos por lá! 😊

Que tal crescermos juntos?

Somos o BS2 – o banco das empresas. Somos o primeiro banco digital brasileiro a ter atuação focada em pessoas jurídicas (PJ).

Estamos alinhados ao mercado atual e 100% preparados para oferecer as soluções mais adequadas aos negócios – PixPlataforma de CobrançaAPIslinks de pagamentos e muito mais. Com a Conta PJ Digital para Empresas, sua marca tem controle de suas finanças na palma da sua mão.

Abra agora sua Conta PJ Digital – sem mensalidades, gratuita e 100% online – e aumente o faturamento do seu negócio!

Posts relacionados

Banco BS2 lança cartão Mastercard Black

Qual o segredo para inovação estratégica nas empresas?

Posts Similares

Posts Recentes

Risco empresarial

Risco empresarial: o que é e como gerenciá-lo? 

Uma empresa é um organismo vivo. E como tal, corre riscos de “adoecer”, caso não cuide bem da sua saúde financeira. Corre o risco de ser pega de surpresa por algum evento inesperado, como por exemplo, uma nova política econômica. E, além disso, corre o risco de perder oportunidades caso não esteja bem preparada. Todos…
conta internacional multimoedas

FAQ: perguntas frequentes sobre a Conta Internacional Multimoedas PJ do Banco BS2

Ter uma Conta Internacional Multimoedas PJ do Banco BS2 é uma excelente maneira de facilitar suas transferências internacionais. Ela é perfeita para empresas que já atuam no mercado internacional, mas também é excelente para quem quer levar seu negócio para novos níveis. Com ela, você pode receber e enviar pagamentos em 5 moedas diferentes: dólar…
Golpes e fraudes: saiba descobrir quando um boleto é falso

Guia prático para identificar um boleto falso

Os boletos falsos representam uma ameaça constante para a segurança financeira dos brasileiros, sendo uma das principais ferramentas utilizadas por golpistas para lesar pessoas e empresas. Identificar um boleto falso pode não ser tão simples quanto parece, pois os criminosos empregam técnicas cada vez mais sofisticadas para enganar as vítimas. Neste guia, apresentaremos algumas dicas…

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *