Web Summit Rio - Confira destaques

Web Summit Rio – AI, BaaS, ESG, ChatGPT e muitas conexões

O Web Summit Rio, reuniu mais de 21 mil pessoas durante quatro dias de evento, de 1 a 4 de maio, no Rio de Janeiro (RJ), e não deixou a desejar no quesito tamanho ao se equiparar a uma verdadeira jornada de conexões.

A participação em um evento de grande porte é uma experiência digna de comparação com uma verdadeira maratona. Entre a presença em palestras, visita aos estandes e encontros para gerar networking, os passos dados podem chegar a 10 km por dia.

Ao longo de três dias de evento, o time do Banco BS2 esteve presente no Web Summit Rio. Ativamos o networking e tivemos a oportunidade de absorver conteúdos pautados por temas mais “on” do que nunca: AI, BaaS, ESG e ChatGPT.

Em nossas redes sociais, já antecipamos alguns insights do evento. No entanto, temos muito mais pra compartilhar com base no que a gente acompanhou em várias palestras de uma intensa programação. Quer saber mais sobre o que rolou no evento? Confira!

Veja também: Banco BS2 amplia oferta para público PJ e lança unidade de negócios de Banking as a Service

A preocupação com a Inteligência Artificial foi a pauta de abertura do Web Summit Rio e marcou presença em diversos fóruns

Alguns executivos já sinalizam que a AI vai impactar significativamente a rotina dos bancos. A evolução da inteligência artificial é fato e, certamente, a transformação mais revolucionária de todos os tempos. Especialistas alertam: muito em breve, a inteligência artificial será realidade no segmento bancário.

Em contrapartida, existe uma grande preocupação orientada por não deixar que essa tecnologia se desenvolva por conta própria, sem qualquer delimitação por regras. A necessidade de interação humana é, e sempre será, imprescindível, tanto para entender sua potência quanto para gerar moderação.

Dessa forma, entre as empresas privadas, prevalecem o consenso e a expectativa de que a regulação sobre a AI contemple mais o interesse público do que apenas o que vislumbram as grandes empresas do setor. 

Banking as a Service: muito mais liberdade para as empresas

Porém, apesar de parecer complicada, na prática a expressão Banking as a Service (BaaS) é o oposto disso. Remete à simplificação dos serviços bancários, e possibilita que qualquer empresa ofereça soluções financeiras aos seus clientes de forma personalizada e eficiente.

O BaaS se destaca como alternativa funcional para iniciar essa jornada tecnológica, sem muita complexidade. Logo, proporciona aos negócios criar seu próprio banco digital como um braço financeiro na companhia, e diversificar seu portfólio de produtos.

A implementação da ferramenta tem como principal característica a facilidade – a exemplo do que já fazemos no Banco BS2: entregamos a solução completa já “empacotada”.

A partir da disponibilização de uma biblioteca de APIs (Interface de Programação de Aplicativos), a empresa consegue montar seu banco com serviços agregados aos seus usuários. E pode, assim, gerar diferenciais e mais valor ao seu negócio.

ESG: uma agenda que ainda tem muito pra evoluir

ESG (sigla para Environmental, Social and Governance) define o conjunto de medidas corporativas implementadas pelas empresas, para melhorar suas práticas nas áreas ambiental, social e de governança.

Entre as conversas que acompanhamos no Web Summit Rio, as atenções se voltam para o pilar ambiental, ainda considerado um grande desafio.

Por outro lado, a dimensão social na agenda das empresas já se materializa em ações, permanece entre as organizações a necessidade de construir uma governança sólida para prosperar de modo consistente e sustentável.

Portanto, a responsabilidade social e ambiental nas empresas mantém sua relevância determinante para um sucesso dos negócios atrelado à contribuição para a sociedade e à proteção do meio ambiente. O propósito precisa, sempre, ir além do lucro.  No radar dos investidores, despontam cada vez mais as empresas que se preocupam com as questões de ESG.

Também ganha evidência crescente o papel da diversidade nas organizações, tanto em termos de inclusão social quanto da pluralidade de ideias e perspectivas.

ChatGPT: será mesmo que já é uma grande solução?

Falando agora em ChatGPT, quem já utilizou é capaz de perceber suas limitações. A ferramenta ainda comete muitos erros, pois parte dos dados usados para treiná-la vem de fontes nada confiáveis na internet, como fóruns de discussão. É nesse ponto que a interação humana é novamente exigida e contestada. Além disso, o senso crítico sempre será uma das chaves para o bom uso do sistema. 

Veja como foi o Web Summit Rio!

Em meio a diversas polêmicas, há a expectativa de que a inteligência artificial possa trazer excelentes oportunidades de geração de leads. Afinal, trata-se de uma tecnologia inovadora, concebida para ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos de forma muito mais rápida, com baixo custo, e uma performance bastante vantajosa nas operações.

Curioso, não? Vamos continuar de olho na evolução dessa ferramenta e esperar as cenas dos próximos capítulos. Mas já antecipamos aqui temas que, certamente, continuarão a ter relevância para quem acompanha o setor bancário e, de alguma forma, por todos os impactados positivamente pelas transformações desse mercado.

A edição 2023 do #WebSummit partiu, mas já deixa saudades. Ano que vem tem mais e, com certeza, estaremos por lá! 😊

Que tal crescermos juntos?

Somos o BS2 – o banco das empresas. Somos o primeiro banco digital brasileiro a ter atuação focada em pessoas jurídicas (PJ).

Estamos alinhados ao mercado atual e 100% preparados para oferecer as soluções mais adequadas aos negócios – PixPlataforma de CobrançaAPIslinks de pagamentos e muito mais. Com a Conta PJ Digital para Empresas, sua marca tem controle de suas finanças na palma da sua mão.

Abra agora sua Conta PJ Digital – sem mensalidades, gratuita e 100% online – e aumente o faturamento do seu negócio!

Posts relacionados

Banco BS2 lança cartão Mastercard Black

Qual o segredo para inovação estratégica nas empresas?

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

2023, um ano que valeu por dois

Banco BS2: Que ano memorável! Para o Banco BS2, 2023 ficará marcado como o ano em que a inovação, parte do nosso DNA, ganhou ainda mais peso, espaço e relevância. Foi também o ano em que fomos reconhecidos por algo que cultivamos e nutrimos desde 1992, quando nascemos assim como a nossa ética e a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *