O capital de giro é praticamente uma espécie de oxigênio puro para as empresas. E entre as PMEs, dois terços delas concordam com isso. Foi isso que apontou um levantamento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) realizado com 300 empreendedores de maio a julho de 2021: 66% dos que tomaram esse tipo de crédito utilizaram os recursos na manutenção de seus negócios.
Não à toa, o capital de giro conquistou sua relevância como um equalizador do fluxo de caixa. Quando a busca por esse tipo de crédito está atrelada à antecipação de valores a receber futuramente, torna-se um referencial que tem contribuído para a garantia da saúde financeira das empresas.
O capital de giro obtido com recebíveis de vendas já efetuadas no cartão ou por meio de notas fiscais e boletos proporciona um aprendizado que se mostra eficaz porque é vivenciado no dia a dia da operação comercial, principalmente pelas PMEs que estão no início das suas jornadas empreendedoras, e conhecendo o comportamento dos processos que retroalimentam os seus negócios.
Mas é possível destacar, resumidamente, 3 exemplos práticos do quanto o capital de giro com recebíveis podem beneficiar a gestão financeira das PMEs. Essas vantagens ficam ainda mais evidentes quando olhamos no calendário.
Imagine que as receitas geradas pelas vendas a prazo só entrarão na conta daqui a 60 ou 90 dias. Só que nesse intervalo de tempo a empresa tem compromissos a cumprir, e o prazo para pagamento dessas despesas se concentram nos próximos 30 dias.
Adiantar recursos próprios mediante, uma taxa de crédito, permite eliminar gaps do fluxo de caixa e assegurar processos fundamentais à sustentabilidade do negócio. Reunimos em 3 exemplos práticos as necessidades mais presentes no cotidiano dos empreendimentos:
Seja para alinhar os estoques ou não sofrer com a falta de matérias-primas quando o empreendimento mais precisa desses insumos, antecipar recebimentos futuros é uma opção disponibiliza o capital de giro para se prepara tanto para as sazonalidades previsíveis quanto para as eventuais oportunidades de aquecimento de vendas que o mercado oferece!
2. Quitar despesas sem perder o pique para gerar mais receita
Para as PMEs, o pagamento de contas e impostos pode representar aquele momento em que falta fôlego de caixa e será necessário o dobro do tempo para retomar o ritmo da jornada. Usar de modo consciente recebíveis para levantar capital de giro na hora certa ajuda a honrar compromissos financeiros, quitar dívidas e fortalece a capacidade de manter o pique da estratégia com foco em vender mais.
3. Oferecer pagamento parcelado aos clientes e estimular vendas
Sim, o capital de giro com recursos consignados pode ajudar a financiar a aquisição de produtos e serviços, aprimorar o atendimento e fidelizar o relacionamento com seus consumidores. Dependendo do perfil e do comportamento de consumo do seu público-alvo, isso significa um estímulo maior para incrementar vendas e receitas.
Para as pequenas e médias empresas, crédito bom é aquele com boas condições tanto para contratação quanto para pagamento. O capital de giro atrelado a recebimentos futuros se revela uma modalidade que se destaca por oferecer esses atributos aos empreendedores que não têm tempo a perder para turbinar seus negócios.
O capital de giro obtido com recebíveis significa usar recursos próprios para ter liquidez imediata na hora de ter o dinheiro na mão para responder com agilidade e eficiência aos movimentos de altas e de baixas do mercado. E superar as turbulências e acelerar para seguir em frente sem dar carona a um endividamento excessivo.
Assim, o capital de giro atrelado a antecipações de valores das vendas a prazo por cartão ou boletos e notas fiscais prevalece como uma vantajosa linha de empréstimo:
Queremos tornar o BS2 o primeiro neobank B2B do Brasil. E parte dessa missão é norteada por oferecer uma estrutura bancária integrada e completa, tecnologia de ponta e expertise em crédito para pequenas e médias empresas.
A bordo dessa evolução chegam as Novas Linhas de Crédito para PMEs do BS2, com contratação 100% digital, de forma ágil e desburocratizada e totalmente integrada à conta PJ gratuita BS2 Empresas!
Entre as novidades, os empreendedores encontram não apenas um, mas dois motivos para conhecer como as Soluções de Capital de Giro com Recebíveis do BS2 estão prontas para contribuir com a expansão de seus negócios:
O Banco BS2 é o primeiro banco digital focado em PMEs que oferece, por meio de uma experiência bancária digital e integrada (one-stop shop), produtos e serviços financeiros, transações internacionais e acesso à crédito.
A conta PJ digital do Banco BS2 é ideal para pequenos e médios negócios, que precisam manter o foco nas estratégias que alavanquem o seu faturamento, com soluções financeiras na medida certa para o orçamento de quem está começando a empreender.
A abertura é gratuita e 100% realizada pela internet. Em até três dias úteis, a conta é liberada, sem mensalidades ou tarifas abusivas, com taxas pagas somente por uso individual.
Com a conta PJ digital do BS2, sua empresa tem acesso a um ecossistema de soluções inteligentes. E você realiza o controle das finanças do seu negócio na palma da mão pelo nosso app.
O BS2 quer ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital gratuita BS2 Empresas
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) é uma…
Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro e é marcada por uma…
Puxada por incertezas sobre o movimento do fiscal local e as dúvidas sobre as principais…
O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para o planejamento e a gestão financeira…
Aprovada a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de alguns…
ESG é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às…