O que é um plano de negócio?

Uma forma simples de explicar o que é um plano de negócio e porque esse processo pode ser considerado a pedra fundamental de qualquer empresa. Vamos pensar nesta analogia: para transformar um sonho em realidade, uma ideia de empreendimento precisa ser colocada no papel. Essa função do business plan, testar a viabilidade financeiro do negócio.

Por mais certeiros que pareçam os insights em relação a um projeto de negócio, a ponto de alimentar a tentação de pular etapas na sua implementação, a criatividade não deve se descolar do planejamento. E essa é uma das razões de montar corretamente o plano de negócio da empresa.

É por meio do detalhamento inserido no plano de negócios que a estratégia empresarial – da financeira ao marketing, passando pelo operacional e comercial – e o funcionamento da empresa propriamente dito são estruturados. 

Ao definir no business plan o conceito e os objetivos do negócio, e os diferenciais e a precificação de produtos ou serviços, o empresário realiza um exercício crucial com olhos no presente e no futuro da sua operação, criando condições para identificar oportunidades de acelerar sua expansão. E tem ainda a oportunidade de combinar a visão interna da gestão administrativa-financeira à perspectiva externa da sua atuação – seu posicionamento de mercado, e a avaliação da concorrência e dos clientes.

O business plan precisa trazer claramente informações que ajudem a responder o porquê (o propósito) que motivou a criação do negócio

Esse planejamento equivale a um road map, já que considera desde os fatores que fundamentarão a sua viabilidade econômica, e os recursos humanos e financeiros necessários para o seu desenvolvimento, como também a análise das variáveis que podem aparecer no caminho, e com as quais terá de lidar.

Nesse sentido, o business plan precisa trazer claramente informações que ajudem a responder o porquê (o propósito) que motivou a criação do negócio, e como a estratégia traçada e a operação dimensionada irão assegurar a sustentabilidade dessa iniciativa empresarial.

10 dicas para construir o seu plano de negócio

  1. Foco, foco, foco! – Manter o empresário centrado em ideias e atividades que façam sentido e sejam viáveis economicamente, em linha com o conceito do negócio
  2. Orientado por metas – Trazer os objetivos de crescimento a serem atingidos
  3. Facilitador de tomadas de decisão – Assegurar o alinhamento das iniciativas adotadas ao propósito da empresa
  4. Mapa da jornada empresarial – Permitir o acompanhamento da expansão da empresa em relação ao que foi originalmente projetado
  5. Parceiro da gestão – Conferir previsibilidade e controle às rotinas administravas e financeiras
  6. Referencial para indicadores – Auxiliar na avaliação dos avanços obtidos desde a implementação do negócio
  7. Aliado em tempos favoráveis e desafiadores – Traçar possíveis cenários positivos e negativos, considerando sazonalidades do mercado para ajustar rotas, otimizar resultados e minimizar impactos no faturamento
  8. Conectado com o cliente – Ter claramente definidos os perfis de seus consumidores, bem como a abordagem junto aos públicos-alvo
  9. Test drive para riscos – Ajudar a analisar ameaças e incertezas para reduzir riscos do empreendimento.
  10. Catalisador de financiamentos e investimentos – Consolidar informações e argumentos consistentes, para fortalecer a capacidade de captação de crédito e atração de capital.

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