O impacto do Dia das Mães no comércio e como transformar lucros em investimento
A tradição de presentear no Dia das Mães, aumenta as compras e aquece o comércio. Todos os anos vemos a movimentação do setor perto de datas comemorativas como esta. Mas antes de se tornar um marco para o comércio, ela foi criada com outros objetivos.
A origem da data comemorativa
A celebração do Dia das Mães remonta a tempos antigos, com raízes em diferentes culturas e civilizações. Na Grécia Antiga, por exemplo, havia uma festividade em honra a Rhea, a Mãe dos Deuses. Já no início do cristianismo, o “Mothering Sunday” na Inglaterra medieval era uma data dedicada às mães e à Igreja, celebrada no quarto domingo da Quaresma.
A versão moderna do Dia das Mães, como a conhecemos hoje, teve origem nos Estados Unidos, no início do século XX. A ativista Ann Jarvis, que perdeu a mãe em 1905, começou a fazer campanha pela criação de um dia dedicado a homenagear todas as mães e para promover a paz. A data também veio mostrar a força da mulher.
Em 1914, o presidente Woodrow Wilson oficializou a data, estabelecendo o segundo domingo de maio como o Dia das Mães nos EUA. A celebração rapidamente se espalhou por outros países, incluindo o Brasil, onde foi oficializada em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas.
O impacto do Dia das Mães no comércio
Ao longo dos anos, foi se criando uma cultura de presentear as mães nesta data, e então o comércio viu o Dia das Mães como grande oportunidade de impulsionar as compras em diversos setores.
No Brasil, gera um grande aquecimento no mercado varejista. Em 2023, mesmo diante de desafios econômicos, o comércio eletrônico teve um crescimento expressivo, com as vendas online aumentando 11,8% em relação ao ano anterior, segundo dados do índice SpendingPulse da Mastercard.
Setores como o de floriculturas, alimentos e bebidas e moda e acessórios também se beneficiam do aumento do consumo durante o período do Dia das Mães. O mercado de flores e arranjos, por exemplo, registra um significativo aumento nas vendas, enquanto restaurantes e bares recebem um grande número de clientes em busca de momentos especiais de celebração. No segmento de moda e acessórios, muitas pessoas encontram na data a oportunidade de presentear com roupas, sapatos e joias.
Em 2023, a expectativa era que a data movimentasse mais de R$ 33 bilhões, de acordo com previsões do G1. Para 2024, não é diferente.
A Pesquisa Dia das Mães 2024, da Opinion Box, mostra que 77% dos entrevistados pretendem presentear alguém. E ainda revelaque 72% dos consumidores entrevistados têm como objetivo realizar os pagamentos usando cartão de crédito.
Antecipação de Recebíveis: uma estratégia para investir no negócio
Para os empresários, a Antecipação de Recebíveis pode ser uma estratégia interessante para investir no negócio com os lucros do Dia das Mães. Essa modalidade de crédito permite que as empresas antecipem os valores das vendas a prazo, recebendo o dinheiro de forma rápida e sem burocracia. Com os recursos em mãos, é possível realizar investimentos em estoque, marketing e infraestrutura, garantindo um melhor atendimento aos clientes e aumentando as chances de vendas durante as próximas datas comemorativas.
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