Black Friday 2022 é a data mais esperada do mês de novembro de cada ano, uma vez que representa uma série de oportunidades de negócio, principalmente, para o setor de varejo.
De acordo com pesquisa realizada pela Conversion, 96% dos brasileiros entrevistados pretendem fazer compras na última sexta-feira de novembro deste ano: um crescimento de 8% na intenção de compras em comparação com o ano de 2021.
Ainda de acordo com o estudo, a intenção de compra dos entrevistados para a Black Friday se concentra, principalmente, nas seguintes categorias: smartphones (15%), eletrônicos e eletrodomésticos (15%), moda e acessórios (12%), calçados (11%), cosméticos (9%) e casa e móveis (6%).
Deseja saber mais sobre o aquecimento do setor para a Black Friday 2022 e quais as principais oportunidades de negócio para destacar sua marca no período? Então te convidamos a continuar a leitura deste conteúdo que nós, do Blog BS2, preparamos em parceria com nossos especialistas.
Veja também – Como preparar sua logística para entregas da Black Friday?
Como já citamos aqui em nosso Blog, o perfil do consumidor sofreu mudanças significativas a partir do cenário de pandemia, haja vista a migração, quase total, do comportamento de compra para o ambiente digital – 81% das pessoas compram mais online, enquanto 58% afirmam utilizar tecnologias diferentes das convencionais para consumir, conforme apontado pelo levantamento realizado pela KPMG, intitulado Me, My Life, My Wallet.
Diante desse cenário, para as vendas de Black Friday, as expectativas quanto ao perfil de compra do consumidor se assemelham: 43% optam por fazer as compras em sites, seguido por 30% que preferem comprar por aplicativos e 27% que ainda prefere fazer suas compras em estabelecimentos físicos, segundo a pesquisa feita pela Conversion. Ademais, também vale destacar que:
Compras online vão ser o destaque da data este ano, conforme já supracitado. Nesse sentido, a pesquisa também evidenciou que 32% dos entrevistados pretendem gastar entre R$1.000 e R$3.000, enquanto 20% optaram por compras no valor entre R$500 a R$1.000. Além disso, em relação aos meios de pagamento priorizados pelos consumidores, estão: cartão de crédito (32%); Pix (18%); cartão de débito (16%); dinheiro em espécie (12%); e carteiras de pagamento, como o PicPay e PayPal (11%).
Para auxiliar sua empresa a aproveitar as oportunidades de negócio desta Black Friday 2022, preparamos uma lista com as principais tendências. Confira!
Ainda segundo a pesquisa da Conversion, 91,45% dos entrevistados afirmam que pretendem acompanhar os jogos da Copa do Mundo. Destes, cerca de 70% têm a intenção de comprar artigos relacionados ao evento: camisas (57%); material esportivo, bolas e luvas (41%); eletrônicos, com destaque para televisores (28%), smartphones (27%) e calçados, como chuteiras (23%).
A Black Friday é uma boa oportunidade para impulsionar as vendas de itens tradicionais para festas de fim de ano, como Natal e Reveillon. Neste ano, especificamente, muitas festas e eventos serão retomados oficialmente pela primeira vez pós-pandemia, o que tende a aumentar a intenção de compra dos consumidores.
O estudo da Conversion também apontou que 82% dos entrevistados disseram que dão preferência a marcas que mostram responsabilidade socioambiental, o que pode ser uma boa oportunidade para as marcas nesta Black Friday.
Diante das oportunidades de negócio supracitadas, é fundamental possuir know-how estratégico para, de fato, tirar proveito delas. Essa não é uma tarefa tão simples, por isso, preparamos, a seguir, uma lista com dicas para impulsionar as vendas na Black Friday 2022.
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