Como gerar o boleto do Simples Nacional?
Boleto do Simples Nacional ou DAS? Não precisa ficar na dúvida! Por esses dois nomes é conhecido o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, que unifica os principais impostos pagos por microempresas e empresas de pequeno porte.
Para que uma empresa utilize este documento para cumprir suas obrigações fiscais, é necessária a adesão ao Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições, popularmente chamado como Regime Tributário Simples Nacional, exclusivo para microempresas e empresas de pequeno porte. No entanto, só podem ser enquadrados nesse regime os negócios que apresentem faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
Para quem exerce uma atividade de pequeno porte, recolher todas as contribuições devidas reunidas em uma só guia do Simples Nacional é um benefício que, como o nome diz, vem simplificar processos. Afinal, a guia do DAS já contempla o valor de todos os tributos a serem arrecadado e a sua distribuição automática entre o que é recolhido pelo município e pelo Estado em que a empresa está cadastrada, bem como a parte correspondente à União.
Na prática, o pagamento de impostos reunidos no boleto do Simples Nacional representa um ganho de tempo e uma eliminação de burocracia enormes. E muito bem-vindos para quem precisa dedicar o máximo do seu tempo à atividade principal.
Quais impostos são pagos de modo unificado no boleto do Simples Nacional?
Como comentado anteriormente, o DAS reúne uma série de contribuições fiscais que incidem sobre a atividade de microempresas e empresas de pequeno porte. Mas você sabe quais são esses impostos?
Conheça as arrecadações reunidas que são pagas por meio do boleto do Simples Nacional:
IRPJ — Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica – Similar ao Imposto de Renda de Pessoa Física que declaramos anualmente.
IPI — Imposto sobre Produtos Industrializados – Tributação sobre produtos industrializados.
CSLL — Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – É um tributo federal que visa apoiar a seguridade social.
Cofins — Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – Também federal, este imposto tem como objetivo arrecadar recursos para áreas sociais.
Programa de Integração Social — PIS – Arrecadação associada ao pagamento de abono salarial e seguro-desemprego.
CPP — Contribuição Patronal Previdenciária – Tem o propósito de contribuir com a manutenção da Previdência Social e está relacionado ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
ICMS — Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – É um imposto estadual incidente sobre a circulação e venda de mercadorias.
ISS — Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – É um imposto municipal destinado a prestadores de serviço.
Mensalmente, o pagamento do DAS demonstra que o empreendimento está quite com o recolhimento dos seus impostos. Da mesma forma que esse regime simplificado de recolhimento foi criado para incentivar pequenos empreendedores a formalizarem seus negócios, o processo para geração do boleto do Simples Nacional também é facilitado e pode ser realizado de modo online pelo site da Receita Federal.
Conheças as etapas necessárias para emitir o boleto do Simples Nacional.
Para dar início ao processo, será necessário utilizar um certificado digital ou criar um Código de Acesso. Veja como fazer!
Crie ou altere o seu Código de Acesso pelo próprio site da Receita Federal
Informe o CNPJ e o CPF do responsável da empresa para criar ou alterar o Código de Acesso no link da Receita federal.
Guarde de modo seguro esta informação pois você precisará dela sempre que acessar o sistema do Simples Nacional.
Acesse a página principal do Simples Nacional no site da Receita Federal
O processo para gerar o boleto do Simples Nacional é feito pela internet, por meio do site do Simples Nacional, no link:
Escolha a função PGDAS-D que aparece no box ao lado direito da página principal
Ao clicar sobre PGDAS-D, são disponibilizadas 2 opções de acesso: com Certificado Digital ou com Código de Acesso. Escolha a opção Código de Acesso.
Use seus dados para fazer o login
Preencha o CNPJ, o CPF do responsável e o Código de Acesso fornecidos na etapa inicial para entrar no sistema de geração de boleto.
Siga as orientações para gerar o boleto do Simples
O processo para emitir o DAS é simples, basta acompanhar as instruções na tela.
Concluída a geração do documento, o boleto do DAS aparecerá na tela
Uma vez disponibilizado o DAS, basta optar por salvar o documento, imprimir uma cópia ou apenas copiar o código de barras para efetuar o pagamento.
Pronto, agora é só pagar o boleto do Simples Nacional por internet banking ou em qualquer casa lotérica.
Tem planos de abrir a sua empresa?
Agora que você descobriu como é fácil gerar o boleto do Simples Nacional, este é mais um motivo para formalizar o seu negócio, se está nos seus planos começar a empreender. Mesmo com processos simplificados e desburocratizados, é sempre importante contar com o suporte especializado de um contador para esclarecer dúvidas e assegurar um processo de abertura da sua empresa sem falhas e em total conformidade.
O Banco BS2 firmou uma parceria com a Contabilizei que oferece abertura de uma conta corrente PJ digital, gratuita e já integrada com a contabilidade da sua empresa.
Ao abrir uma conta PJ digital BS2 Empresas, o seu empreendimento terá acesso a um ecossistema inteligente de soluções financeiras, 100% conectado com a realidade e com o orçamento de micros, pequenas e médias empresas.
Conheça a conta PJ digital BS2 Empresas! É gratuita e sem tarifa de manutenção
A conta PJ digital do BS2 é ideal para micro, pequenas e médias empresas, que precisam manter o foco nas estratégias que alavanquem o seu faturamento, com soluções financeiras na medida certa para o orçamento de quem está começando a empreender.
O BS2 está pronto pra ajudar quem está começando a empreender a transformar desafios em soluções e facilitar a sua gestão financeira.
A conta PJ digital do Banco BS2 oferece um ecossistema de soluções inteligentes, que permite realizar o controle das finanças da sua empresa na palma da mão pelo nosso app. A abertura é gratuita e 100% realizada pela internet. Em até três dias úteis, a conta é liberada, sem mensalidades ou tarifas abusivas, com taxas compatíveis com o seu momento de empreender e pagas somente por uso individual.
O BS2 quer ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital gratuita BS2 Empresas
Posts Recentes
Qual a taxa de juros do Pronampe? Descubra as condições e como é calculada
Black Friday 2024: dicas para vender mais e evitar golpes
Oscilações no câmbio: como proteger a sua empresa?
Fluxo de caixa: o que é, como funciona e como criar um para sua empresa
Empresas têm Valores a Receber do BC? Veja como consultar
As ações do Banco BS2 com a pauta ESG