Como descobrir se o seu negócio é viável

Lucro. Nenhuma empresa sobrevive sem ele. Por isso, é fundamental descobrir se um negócio é viável ainda na fase de projeto. A correta elaboração do plano de negócios se revela uma ferramenta extremamente útil na hora de considerar (e de avaliar) os fatores que pesam na conta decisiva para que o empreendimento seja sustentável financeiramente.

A viabilidade econômica é definida pela diferença positiva entre as receitas esperadas e os custos gerados pelo negócio que se deseja montar. Mas essa é uma avaliação que vai além dos números, pois leva em conta outros aspectos essenciais à realização dos chamados estudos de viabilidade econômica. Nessa análise, devem ser mapeados:

  • Contexto atual do segmento de mercado em que o negócio concentrará seu foco
  • Saturação e grau de maturidade da concorrência no seu segmento
  • Prós (oportunidades e potenciais de desenvolvimento comercial) e contras (desafios de implementação e expansão) para implementação
  • Perfil socioeconômico do seu público-alvo

Ao cruzar essas informações, o objetivo é verificar os potenciais que essa configuração oferece versus as ameaças concorrenciais, identificando previamente oportunidades de diferenciação de posicionamento, que amplifiquem a competitividade da empresa.

Quanto antes traçar com os pés no chão o plano de voo do seu negócio, melhores serão as chances de a empresa decolar para alcançar seus resultados. O céu é o limite!

Por fim, mas não menos importante: a precificação

O momento de estabelecer o quanto cobrar por produtos e serviços é sempre desafiador. Afinal, nenhum dono de empresa quer errar a margem e fechar o mês no vermelho, nem tampouco deixar de ter um preço atrativo aos olhos do cliente.

Voltando aos números, as contas precisam bater. E ter a noção dos recursos necessários para cobrir os gastos embutidos no negócio determinará o patamar de faturamento ou o volume de produtos ou serviços comercializados que deverá ser atingido para atingir o equilíbrio financeiro.

No cálculo da precificação, é crucial que sejam incorporados todos os valores que impactam a composição do custo total do item ofertado. Outra dica é sempre monitorar a concorrência, como parte de um benchmarking para rever processos a partir de oportunidades de melhoria.

E lembre-se: quanto antes traçar com os pés no chão o plano de voo do seu negócio, melhores serão as chances de a empresa decolar para alcançar seus resultados. O céu é o limite!

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