Fazer uma plano é negócio é justamente organizar ideias, informações e atividades essenciais para o funcionamento de um novo negócio – e colocá-las no papel – parece não combinar com a empolgação de querer operar o quanto antes, e começar a vender. Esse é aquele momento em que muitos pensam: “será que o meu empreendimento precisa mesmo desse planejamento”? A resposta é sim, e a boa notícia é que existem ferramentas que ajudam facilmente a como elaborar um plano de negócios simplificado.
Boas práticas foram feitas para ser compartilhadas. E os modelos de business plan se tornaram referência por agilizarem e sintetizarem a elaboração do plano de negócio das empresas:
O que essas ferramentas têm em comum? Todas utilizam o formato de matriz (quadros) que padronizam em uma única página o preenchimento de informações relevantes sobre o desenvolvimento da empresa.
Uma vez concluído, esses modelos padronizados funcionam como importantes facilitadores na hora de construir essa visão do todo do empreendimento antes de colocá-lo em prática. Vamos conhecer melhor cada um deles!
Com a ferramenta Canvas, as informações ajudarão a compor em um quadro o modelo de negócio que se pretende abrir. Sua matriz reúne 9 tópicos que precisam ser previstos por todos os tipos de empreendimento:
A aplicação do modelo Canvas simplifica a elaboração do plano de negócio ao organizar etapas fundamentais para iniciar com mais segurança a jornada empresarial: o que e para quem ofertar; como produzir e vender e quanto cobrar.
O Lean Canvas, ou Canvas Enxuto, é recomendado para quem é principiante na jornada empresarial. Seu modelo de elaboração de plano de negócio lembra a ferramenta Canvas, mas conta com o diferencial de ser mais focado no que realmente interessa para começar a operar.
A matriz Lean Canvas traz mudanças que substituem 5 dos 9 campos da matriz do Canvas:
Já o Lean Plan, ou Plano Enxuto, é um modelo de matriz que conjuntamente irá fornecer respostas sobre: o que será ofertado (estratégia); como essa oferta será executada (ações táticas); como faturar com essa oferta (modelo de negócio); e quando será executado e por quem (cronograma).
Seu modelo é composto por 12 tópicos, que preenchidos objetivamente revelarão o perfil da empresa em desenvolvimento e os aspectos que a diferenciam, destacam e tornam viável a sua operação:
O BS2 é um banco digital com diversas soluções financeiras com foco em crédito rápido, digital e sem burocracia para empresas. Além da conta digital PJ, sem mensalidade, o BS2 conta com uma plataforma digital de investimento e conta internacional em dólar para PMEs.
Queremos ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer todas as soluções adequadas às PMEs – Pix, Plataforma de cobrança, APIs, link de pagamento e mais. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2.
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) é uma…
Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro e é marcada por uma…
Puxada por incertezas sobre o movimento do fiscal local e as dúvidas sobre as principais…
O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para o planejamento e a gestão financeira…
Aprovada a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de alguns…
ESG é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às…