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Como impulsionar o e-commerce da sua empresa de maneira vantajosa?

E-commerce é uma tendência mundial que ganhou força nos últimos dois anos devido à pandemia da Covid-19. Comercializar no mercado eletrônico tornou-se uma prática comum e que conquista mais usuários com o passar do tempo, mesmo com a reabertura de lojas físicas do comércio.

Índice de leitura:

Essa tendência do mercado tem sido cada vez mais estudada por consultorias como a eMarketer, que indica que o Brasil se tornou o maior mercado de varejo eletrônico da América Latina, com um faturamento de US$41,68 bilhões apenas em 2021.

Realizar compras e vendas online é uma tendência que só tende a crescer – tanto entre a população quanto entre as empresas. Portanto, é importante que o seu negócio se torne uma marca forte para ser sempre lembrada entre os usuários deste mercado. Conheça, neste artigo, as vantagens do e-commerce para a sua empresa e as dicas do Blog BS2 para impulsionar esta tendência de maneira vantajosa.

Continue a leitura abaixo!

Crescimento do e-commerce

Um estudo do E-Commerce Brasil indica que, em 2020, o Brasil se tornou o décimo maior mercado digital do mundo, com um crescimento de 41%. Os principais motivos para este crescimento são o fechamento das lojas físicas devido às medidas de restrição adotadas no país e a popularização do Pix (que teve as atividades iniciadas em novembro de 2020) e das carteiras digitais.

Esta é uma tendência que veio para ficar. Apenas no primeiro trimestre deste ano, o índice MCC-ENET, realizado pela Neotrust em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, o e-commerce brasileiro cresceu 12,59% em comparação ao mesmo período de 2021. O levantamento indica que, mesmo com a reabertura do comércio físico, as vendas online sobrepõem as vendas físicas, com um aumento de cerca de 22%.

Segmentos mais buscados pelos usuários

O índice MCC-ENET revela, ainda, que 17,5% dos usuários brasileiros realizaram, no mínimo, uma compra online no primeiro trimestre deste ano. Entre os segmentos mais procurados, a Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em abril de 2022, indica que os setores que os usuários mais adquiriram itens são:

  1. Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação – 42,5%
  2. Móveis e eletrodomésticos – 28,7%
  3. Tecidos, vestuário e calçados – 10,5%
  4. Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos – 7,2%
  5. Artigos de uso pessoal e doméstico – 5,4%
  6. Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios e bebidas – 3,9%
  7. Livros, jornais, revistas e papelarias – 1,8%

Vantagens do mercado eletrônico

O e-commerce é uma tendência em crescimento, mas que já pode proporcionar diversas vantagens para a sua empresa. Presente no mercado eletrônico, sua loja virtual funciona 24h por dia em todos os 7 dias da semana, o que traz comodidade e praticidade ao seu cliente – que pode adquirir seu produto a qualquer hora do dia –, e há a redução de custos que uma loja física teria, como gastos com eletricidade, hora extra de colaboradores, aluguel de um espaço, entre outros gastos.

Além disso, o e-commerce apresenta menor custo operacional, maiores possibilidades de crescimento e faturamento graças ao comércio sem fronteiras – que pode oportunizar a sua entrada no mercado internacional –, maior controle dos resultados, diversas opções de pagamento para o seu cliente e a possível integração do seu e-commerce a outros canais de comunicação com o consumidor – como a integração com as redes sociais, por exemplo.

Como impulsionar o e-commerce da sua empresa?

Para aumentar as vendas no e-commerce, o time de especialistas do Banco BS2 tem algumas sugestões do que pode ser feito internamente em sua empresa. Conheça:

  • Otimize as páginas de anúncio do seu site, com uma descrição detalhada de seus produtos, boas fotos e um layout descomplicado para o usuário.
  • Crie sua loja virtual em diferentes marketplaces (que são como shoppings na internet, como a Amazon, por exemplo), como uma possibilidade de ampliar suas vendas e seu alcance.
  • Use ferramentas de mídias pagas, como uma possibilidade de aumentar os acessos à sua loja virtual e as vendas da sua empresa.
  • Mantenha seu site atualizado constantemente, com uma rotina de troca de banners e de fotos dos produtos, inserção de novas informações acerca dos itens disponíveis e a apresentação de novidades na lista de produtos.
  • Envie e-mail marketing aos seus clientes, com conteúdos relevantes e que interessem o seu público-alvo.
  • Utilize as mídias sociais a seu favor e conecte-se ao seu consumidor-alvo como uma forma de atraí-lo ao seu site e de, possivelmente, aumentar suas vendas.
Possibilidades do e-commerce

Além de possibilitar o fortalecimento da sua marca, o e-commerce também oportuniza que o seu negócio evolua financeiramente com a antecipação de recebíveis, que é uma alternativa para alavancar o faturamento da sua empresa no comércio online. Ao optar por esta modalidade financeira, você garante ao seu negócio o acesso desburocratizado ao crédito para estruturar estratégias – para atrair novos consumidores e aumentar suas vendas.

Diversas empresas optam pela antecipação de recebíveis das vendas no e-commerce para garantir capital de giro, investir na estratégia comercial, organizar o fluxo de caixa, fracionar a antecipação com variedades de recebíveis, oferecer vendas a prazo para os clientes, evitar novas dívidas e planejar o crescimento do seu negócio com base em previsões financeiras.

Antecipação de recebíveis no e-commerce: uma possibilidade para crescer

Decidir por alguma modalidade financeira para auxiliar o crescimento e o fortalecimento da sua marca é um passo importante para o seu negócio, e o Banco BS2 pode te ajudar ao oferecer diversas soluções financeiras, como a possibilidade de antecipar os recebíveis com o BS2. A contratação das soluções, além de ser ágil e desburocratizada, é 100% digital e totalmente integrada à conta corrente PJ gratuita.

Sua empresa tem a opção de decidir pela antecipação de recebíveis para cartões, com o recebimento de valores das vendas a prazo no mesmo dia (para vendas até às 14h), ou pela antecipação de recebíveis de notas fiscais eletrônicas de produtos, de serviços ou de conhecimentos de transporte eletrônicos, que é a operação ideal para as empresas que desejam minimizar os impactos dos descompassos no fluxo de caixa

Conta PJ Digital do Banco BS2: a opção ideal para a sua empresa

Esta é a conta ideal para pequenas e médias empresas que buscam estratégias para alavancar o seu faturamento com o apoio de soluções financeiras compatíveis com o seu planejamento.

A abertura da Conta PJ Digital é gratuita e 100% realizada pela internet, onde você pode ter acesso a um ecossistema de soluções inteligentes e controlar as finanças do seu negócio.

Somos um banco digital completo e especializado em empresas do Brasil. Com diversas soluções financeiras, sua empresa pode ter acesso a crédito rápido, digital e sem burocracias, além de ter acesso a um ecossistema de soluções inteligentes. Acesse o nosso site e conheça mais sobre as melhores soluções financeiras que podemos oferecer para o seu negócio!

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Regiane Santos

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