Confira as dicas do BS2 para não cair em golpes de engenharias social

Engenharia social x Dados da sua empresa: entenda como se proteger

Engenharia social é o conceito utilizado para designar um conjunto de técnicas que visam influenciar a pessoa a realizar uma determinada ação – normalmente, é utilizado por golpistas no mundo digital.

Índice de navegação:

Segundo relatório lançado pela Verizon em parceria com a Apura Cyber Intelligence, em 40% dos casos de violações de dados existe pelo menos uma etapa conduzida por engenheiros sociais.

Diante de um cenário tecnológico de cada vez mais integração de processos, as empresas encontram desafios diários para lidar com a situação, que impacta diversos brasileiros.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Serviço de Proteção ao Crédito (CNDL/SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, aponta que seis em cada 10 internautas sofreram algum tipo de fraude financeira no Brasil nos últimos 12 meses.

Já um relatório da Febraban indica que o percentual de vítimas de fraudes no país teve crescimento gradativo – 31% no período de 21 de maio a 2 de junho deste ano.

Diante desse cenário, é preciso que as empresas saibam se proteger da engenharia social, de forma a evitarem fraudes e golpes, tanto internamente, quanto externamente (em relação aos clientes e fornecedores).

Neste conteúdo, elaborado por nós do Blog BS2, preparamos algumas dicas essenciais. Confira!


Veja também – Segurança Digital: Confira as dicas do BS2 e proteja sua empresa dos golpes virtuais

Engenharia social no Brasil

Como o principal objetivo da engenharia social é manipular o usuário a adotar determinados comportamentos, como, por exemplo, abrir links infectados por vírus, realizar transações financeiras e, até mesmo, fornecer dados sigilosos de contas bancárias, a prática parece ser sempre renovada, a partir das tecnologias desenvolvidas diariamente.

Vale ressaltar que os engenheiros sociais exploram as emoções das pessoas, ao invés de apenas explorar uma vulnerabilidade do software ou rede.

O resultado está apontado em um estudo da Eset: o Brasil teve alta de 200% nos ataques de engenharia social somente em 2020.

Quais são as técnicas mais comuns?

Existem diversas técnicas da engenharia social e novas surgem diariamente, a partir do uso de novas tecnologias. No entanto, algumas são mais comumente utilizadas.

Confira abaixo!

Phishing

Ocorre, principalmente, por meio de e-mails com linguagem tentadora para anúncio de uma promoção, notificação judicial ou de necessidade de atualização de algum sistema e/ou aplicativo.

Para conseguir enganar a vítima, os remetentes se passam por instituições financeiras ou empresas conhecidas.

O objetivo principal é fazer o destinatário compartilhar informações financeiras ou pessoais, ao clicar em links.

  1. Clone phishing – Uma mensagem legítima é clonada e seus links substituídos por endereços maliciosos.
  2. Spear phishing – Pessoas mal-intencionadas vasculham a internet em busca de informações sobre o alvo e produzem um material personalizado para enganá-lo.
Smishing

Refere-se a prática golpista que faz uso do sistema de SMS como principal canal para divulgação de uma mensagem de texto que tem objetivo de convencer o receptor a ligar para o número do remetente ou a clicar em um link para resolver uma suposta situação problemática.

Vishing

Prática que envolve uma ligação em que o golpista se passa por alguma instituição financeira ou atendente de algum outro tipo de setor com o intuito de enganá-lo e fazer com que ceda informações sigilosas, principalmente dados bancários, senhas, tokens, dados de cartão, etc.

Como proteger sua empresa da engenharia social?

Proteja sua empresa dos golpes virtuais

Para proteger sua empresa dos ataques da engenharia social, é preciso, principalmente, promover um trabalho de educação e conscientização interna para que os colaboradores estejam atentos às comunicações que recebem, afinal, este é um tipo de golpe que funciona como uma porta de entrada para os cibercriminosos acessarem dados do seu negócio, dos clientes, parceiros e fornecedores, além dos próprios funcionários.

Outra tática de segurança digital que deve ser priorizada em sua empresa é a adoção de ferramentas que garantem maior proteção aos dados, como Firewall, VPN e Antivírus. Dessa forma, caso algum golpista consiga acessar o sistema da sua marca, terá dificuldades de instalar malwares, além de correr o risco de ser rastreado.

É importante destacar, ainda, que a dica principal é sempre desconfiar!

As instituições financeiras, como o BS2, não ligam e não enviam SMS ou links solicitando informações confidenciais.

Por isso, não forneça dados confidenciais pelo telefone ou qualquer outro canal, e nunca retorne ligações que oferecem promoções imperdíveis ou dizem ser de alguma central telefônica

Veja abaixo os canais oficiais do BS2:

Site: bancobs2.com.br e empresas.bancobs2.com.br

E-mail: comunica@ses.bancobs2.com.br

URL da plataforma: app.empresas.bs2.com

Os dados da sua empresa estão seguros no BS2!

Somos um banco digital completo e especializado em empresas do Brasil, com diversas soluções digitais que oferecem não só oportunidades financeiras, mas, também, segurança e privacidade na utilização de seus dados pessoais.

No BS2, temos a segurança como um dos quesitos principais e priorizamos cumprir todas as políticas e regulamentos, internos e federais, assim como a Lei de Proteção de Dados.

Visite a aba do nosso site que trata das nossas políticas de privacidade e entenda sobre todas as ferramentas que disponibilizamos para garantir uma conta financeira segura aos nossos clientes.

Soluções especiais do Banco BS2 para sua empresa

O Banco BS2 disponibiliza uma plataforma digital, com acesso a soluções financeiras especializadas com base na realidade da sua empresa.

A Conta Digital PJ – sem mensalidades – e a Conta Internacional em Dólar – que oferece cartão de débito internacional virtual para compras e pagamentos online, entre outros benefícios.

Com o Digital Cash Management do BS2, sua gestão financeira pode ser realizada em um ambiente online seguro, com fluxos automatizados e atualização em tempo real. Além disso, sua empresa pode ter acesso a um ecossistema de soluções inteligentes.

Acesse o site e conheça agora as soluções digitais que só o Banco BS2 pode oferecer para a sua empresa.

Veja também:

Chargeback: entenda detalhes e saiba como evitar

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *