Digital Cash Management

Gestão de cobranças: 4 práticas para reduzir custos

Gestão de cobranças é uma prática essencial para a saúde financeira da empresa, independentemente de ser porte pequeno, médio ou grande.

Refere-se às práticas direcionadas às contas a receber e envolve todo o fluxo de pagamento do produto ou serviço – desde as formas de pagamento ofertadas, até as ações de cobranças preventivas e aquelas direcionadas aos inadimplentes.

A inadimplência é, nesse cenário, o fator de maior preocupação, haja vista que tem crescido exponencialmente nos últimos meses e já atinge cerca de 61 milhões de brasileiros, de acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)

Dessa forma, a gestão de cobranças ganha ainda mais essencialidade no dia a dia financeiro das empresas. No entanto, é um processo que pode ser realizado de forma otimizada e com redução de custos.

Deseja saber como? Então continue a leitura deste artigo que nós, do Blog BS2, preparamos!

Veja também – Novos consumidores pós-pandemia: oportunidade para expandir seu negócio

Por que a gestão de cobranças é essencial?

Especialistas explicam que uma gestão de cobranças eficiente mitiga contratempos e ajuda o empresário a evitar problemas que podem causar danos ao fluxo de caixa da empresa.

Assim, é possível garantir que o setor financeiro funcione de forma eficiente e sem gargalos no processo.

É diante desse contexto que muitas marcas buscam apoio de sistemas de gestão que facilitem a rotina, na maioria das vezes, por meio de soluções tecnológicas.

Estudo realizado pela Accenture com Chiefs Financial Officer (CFOs) de diversas empresas do mundo, aponta que 79% dos entrevistados disseram que os efeitos da crise econômica causada pela pandemia os obrigaram a acelerar a transformação tecnológica das empresas. Esse cenário torna-se ainda mais evidente no setor financeiro das marcas.

Como reduzir custas na gestão de cobranças?

Apesar de ser um processo essencial, a gestão de cobranças pode ser morosa. No entanto, algumas práticas ajudam a tornar o processo menos custoso e burocrático. Conheça algumas nesta lista que preparamos!

Estruture o fluxo de pagamentos

A principal dica é ter um fluxo de pagamentos bem estruturado, de forma a facilitar todos o processo de compra, sempre pautado pela facilidade e transparência, afinal, quanto mais otimizado for, menos gargalos no caminho serão encontrados.

Para tanto, é preciso contar com apoio de soluções tecnológicas – como softwares e APIs – a fim de evitar retrabalho e morosidade.

Evite inadimplências

Evitar inadimplências no fluxo de pagamentos é um desafio enfrentado pelas empresas, afinal, o endividamento no Brasil teve crescimento de 12,74% somente em junho de 2022, em relação ao mesmo período de 2021, conforme apontamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Adotar, por exemplo, ferramentas de alerta de vencimento é uma maneira eficiente de lidar com a situação, já que será enviado um lembrete para o celular e e-mail do cliente.

Controle as contas a pagar

Para ter um melhor controle dos recebimentos, é preciso voltar as atenções para as contas a pagar. Assim, indicamos: registrar todas as movimentações financeiras realizadas nos setores da sua empresa, estimular o pagamento antecipado com ações benéficas aos clientes, acompanhar, de perto, o fluxo de caixa, além de utilizar centros de custo.

Determine indicadores de cobrança

A gestão de cobranças eficiente, de verdade, deve ser baseada em dados, que são gerados dentro do próprio fluxo de pagamento.

Dessa forma, é necessário definir KPIs que indiquem os gargalos no funil de cobranças, bem como quais clientes e fornecedores precisam ser cobrados (e como e quando fazê-lo).

Como o BS2 te ajuda a ter uma boa gestão de cobranças?

Nós, do BS2, oferecemos soluções modernas e alinhadas com o que sua empresa precisa para evoluir. Por isso, oferecemos mais do que emissão de boletos, garantimos uma plataforma completa de gestão de cobranças:

  • Dashboard completo – Maior autonomia para o cliente.
  • Gestão eficiente – Indicadores de acompanhamento gerencial.
  • Agenda de recebimentos – Dados em quantidade de valor de boletos emitidos e por situação (Pagos, Vencidos, A vencer, Cancelados).
  • Controle seu caixa – Informações por carteira ou por período.
  • Mais segurança – Uso de login e senha, com diferentes perfis e níveis de acesso.
  • Suporte – Time especializado a serviço do seu negócio.

Caso queira saber mais sobre as qualidades e benefícios que oferecemos para sua empresa, fale com a gente e descubra.

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Regiane Santos

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