Plano de Negócios - O que não pode faltar?

O que é imprescindível conter em um plano de negócios?

Todos os tópicos previstos em um business plan (plano de negócios) são relevantes na sua composição. Só que mesmo entre modelos e formatos diferentes, dos simplificados aos mais complexos, um item não pode faltar. Se há uma seção imprescindível em um plano de negócios é o Sumário Executivo.

O nome já dá a pista. O Sumário Executivo traz a síntese do projeto da empresa que se pretende abrir ou expandir. É o trecho que abre o plano de negócios, resumindo as informações de suas etapas para evidenciar a viabilidade, o potencial, os diferenciais competitivos de um empreendimento.

Ou seja, o Sumário Executivo precisa ser muito bem elaborado, para que seja objetivo, consistente e ao mesmo tempo atraente, para atrair a atenção de públicos que terão interesse em ler o seu conteúdo com interesses distintos:

  • Parceiros que tenham a intenção de entrar na sociedade.
  • Instituições financeiras que avaliarão o projeto para aprovar uma concessão de crédito.
  • Investidores interessados em destinar recursos para acelerar o negócio.
Plano de Negócios - O que não pode faltar?
Confident young man working on computer while staying late in the office

4 dicas para o Sumário Executivo de um plano de negócios

  • Deixe a produção de seu conteúdo para o final!

Apesar de ser o primeiro na ordem, é recomendável que o Sumário Executivo seja redigido por último, uma vez que sua introdução irá compilar dados das demais etapas já concluídas do plano de negócios. É um método mais produtivo, pois ajudará a eliminar tarefas duplicadas e correções que podem ser evitadas quando se tem essa visão do todo.

  • Atenção para não errar no tamanho

É preciso cuidado para não se empolgar com o conteúdo do Sumário Executivo – nem para mais, nem para menos. Considere duas a três páginas como referência de tamanho. Lembre-se de equilibrar objetividade e consistência para que o seu relato cative o leitor e venda muito bem o propósito do negócio.

  • O que inserir no conteúdo

Os tópicos previstos no Sumário Executivo funcionam como um bom guia para orientar e certificar de que serão inseridos todos os grupos informações fundamentais para a apresentação do plano de negócios. Vamos a eles

Informações gerais do empreendimento: Neste descritivo devem constar os dados dos sócios e do registro da empresa, o enquadramento jurídico e regime tributário, atividades realizadas, produtos ou serviço ofertados e o segmento de mercado atendido.

Propósito, justificativa ou missão: Este trecho é destinado ao aos insights e argumentos que motivaram e demonstram por que a empresa foi criada, qual a sua atividade e como agregará valor aos clientes e ao mercado. É o espaço para compartilhar missão, visão e valores, se já estiverem definidos

Produtos e Serviços e Marketing:  Apresentação do portfólio e da estratégia de vendas, configuração, diferenciais e precificação dos produtos e/ou serviços, de mercado e estruturação da oferta.

Mercado e clientes: Resumo das análises que fundamentaram os estudos sobre dimensões do setor de atuação, representatividade dos concorrentes e perfil do cliente. Associar o posicionamento do negócio a esse cenário para mostrar as perspectivas diante das oportunidades possíveis de se explorar e desenvolver nesse mercado.

Planejamento Operacional e Financeiro:  Momento de contar como a empresa está estruturada para operar e listar os recursos materiais e humanos essenciais ao funcionamento do negócio, bem como os investimentos próprios e de terceiros que viabilizaram o início do empreendimento, especificados para quais atividades foram destinados.

  • Não esqueça das estimativas, metas e métricas

O Sumário Executivo deve trazer ainda projeções para tempo de retorno do investimento e planos de expansão futura. Também é importante destacar os parâmetros que basearam metas de crescimento e faturamento a serem atingidas, e indicadores para mensurar avanços em relação aos prazos estimados.

BS2: o primeiro banco completo especializado em empresas do Brasil!

BS2 é um banco digital com diversas soluções financeiras com foco em crédito rápido, digital e sem burocracia para empresas. Além da conta digital PJ, sem mensalidade, o BS2 conta com uma plataforma digital de investimento e conta internacional em dólar para empresas.   

Queremos ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer todas as soluções adequadas às PMEs – PIX, Plataforma de cobrança, APIs, link de pagamento e mais. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2.  

Posts Similares

Posts Recentes

Golpes e fraudes: saiba descobrir quando um boleto é falso

Guia prático para identificar um boleto falso

Os boletos falsos representam uma ameaça constante para a segurança financeira dos brasileiros, sendo uma das principais ferramentas utilizadas por golpistas para lesar pessoas e empresas. Identificar um boleto falso pode não ser tão simples quanto parece, pois os criminosos empregam técnicas cada vez mais sofisticadas para enganar as vítimas. Neste guia, apresentaremos algumas dicas…

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *