Plano de negócios – Quais os passos para elaborar?
Toda empresa que nasce com o DNA do planejamento definido consegue iniciar e expandir suas operações de forma mais estruturada. E não poderia haver referência melhor para nortear esse caminho do que conhecer quais os passos para elaborar um plano de negócios. Você sabe quais são eles?
Podem mudar o segmento de mercado, o porte do empreendimento, o modelo de atuação. Todos os negócios que desejam começar a trilhar a sua jornada empresarial com mais segurança compartilham de uma mesma ferramenta: o business plan.
Da idealização à implementação, o plano de negócio será o aliado de etapas fundamentais a serem percorridas e detalhadas. Seguir esse passo a passo ajudará a assegurar viabilidade necessária para tirar o projeto da empresa do papel.
Sumário executivo
Na sequência dos itens que compõem um plano de negócios, o Sumário Executivo vem primeiro, mas o recomendado é que seja o último a ser preenchido.
Como o próprio nome “sumário” já dá a dica, será o cartão de visita da sua empresa. Trata-se de um conteúdo que precisa ser bem elaborado para chamar atenção e causar boa impressão para credores ou investidores. Essa apresentação deverá conter:
- Descrição resumida dos pontos principais do negócio
- Informações do(s) sócio(s) e do registro do empreendimento e do seu enquadramento jurídico/tributário
- Setores de atividades que materializam a missão da empresa
- Dados sobre a composição do capital social e as fontes de recursos da empresa.
Análise de mercado
Esse é um passo importante da elaboração, pois estabelece os pontos de contato do negócio com o mercado. Define o momento de concentrar o foco para conhecer melhor os públicos que terão impacto direto e indireto no sucesso do seu negócio:
- Clientes: perfil, comportamentos e interesses.
- Concorrentes: representatividade, diferenciais competitivos.
- Fornecedores: mapeamento e cadastro, capacidade de atendimento, portfólios de produtos e matérias-primas.
Plano de Marketing
Nesta parte do plano de negócio, as atenções se voltam para a especificação do seu portfólio de produtos ou serviços, bem como está estruturada a sua oferta. Deverão ser descritos:
- A configuração e os diferenciais detalhados dos produtos e serviços ofertados.
- A composição do preço dos itens oferecidos.
- As ações promocionais previstas.
- A estratégia de comercialização, on e off-line.
Plano Operacional
Na etapa do Plano Operacional, o objetivo é considerar todos os recursos necessários para o funcionamento da empresa e a comercialização de seus produtos.
Devem ser dimensionados todos os processos previstos – desde a etapa de fabricação, se o negócio tiver produção própria e as estruturas administrativas e de vendas. Entram nessas estimativas:
- As capacidades produtiva e de atendimento (vendas de produtos ou prestação de serviços).
- Os processos que fundamentam a operação.
- Os recursos humanos previstos.
- As instalações físicas do empreendimento.
Plano Financeiro
O destaque aqui vai para todo o investimento realizado no negócio – contemplando os valores necessários tanto para colocar a empresa em operação quanto a receita que deverá ser gerada para assegurar a continuidade das suas atividades.
Também deverão ser detalhados os recursos próprios ou de terceiros já investidos para viabilizar os negócios:
- Investimentos pré-operação: legalização da atividade, obras nas instalações.
- Demonstrativo de viabilidade e prazo de retorno do investimento.
- Estimativas de investimentos fixos no negócio.
- Projeção dos custos operacionais fixos por mês.
- Custos estimados para aquisição de matéria-prima ou produtos.
- Capital de giro previsto para a empresa operar.
- Estimativa de faturamento mensal.
- Previsão de custos com pessoal e contratação sazonal de mão-de-obra.
- Resultados, rentabilidade e lucratividade esperados.
Construção de cenários
Tão importante quanto traçar um contexto otimista de operação, desenhado no plano A do negócio que se deseja montar, é contar com um plano B para enfrentar momentos desafiadores do mercado. Para tanto, simular esses cenários é uma avaliação fundamental.
Testar diferentes possibilidades permitirá que também estejam registradas no business plan quais opções para orientar a atuação, visando aproveitar condições favoráveis para aumento de vendas ou reduzir impactos no faturamento causados por situações pontuais.
Avaliação estratégica
Essa etapa de análise auxiliará a identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria do negócio – seja para implementar correções, evitar ou eliminar riscos, ou mesmo para otimizar processos e, consequentemente, resultados.
A ferramenta indicada para aplicar nessa avaliação é a chamada matriz S.W.O.T. (sigla em inglês para strengths, weaknesses, opportunities and threats), também conhecida pela sigla em português F.O.F.A., que reúne aspectos que devem ser preenchidos em quatro quadrantes:
- Quadrante Forças: quais as vantagens ou diferenciais competitivos dos produtos ou da operação que podem alavancar os resultados da empresa.
- Quadrante Oportunidades: quais contextos externos podem ser explorados para aprimorar ou amplificar o desempenho da empresa.
- Quadrante Fraquezas: quais fatores internos a eliminar por serem prejudiciais à competitividade do negócio frente à concorrência.
- Quadrante Ameaças: quais os contextos externos que podem ser evitados ou previstos de modo a não dificultar o atingimento de resultados esperados.
Avaliação do plano de negócios
Após a sua conclusão, o plano de negócios da empresa deve reunir em seu conteúdo informações que ajudem a responder à pergunta que todo empresário deve fazer: vale a pena abrir, manter ou expandir o meu negócio?
Seja qual for o momento da jornada empresarial, é essencial lembrar que o business plan tem de ser um documento dinâmico e deve estar sempre atualizado para refletir a realidade do empreendimento e contribuir para tomadas de decisão referentes aos próximos passos do negócio.
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