4 dicas para expansão favorável da sua empresa no exterior
|

4 Dicas para expandir empresas brasileiras no exterior

A expansão das empresas brasileiras para outros países já é uma tendência entre os empresários brasileiros como, também, entre os estrangeiros.

A pesquisa Trajetórias de Internacionalização das Empresas Brasileiras 2021, realizada pela Fundação Dom Cabral (FDC), analisou 154 empresas brasileiras e, entre as participantes, 49% responderam que já iniciaram operações no exterior, enquanto apenas 15% interromperam a internacionalização em algum país.

Outros dados mostram, ainda, que 78% das empresas planejam expansão nos países onde já atuam. Além disso, outras 71% têm em vista a inserção em novos mercados, sem ser no país de sede, nos próximos dois anos.

De acordo com o estudo, o contexto da pandemia da Covid-19 proporcionou melhores resultados internacionais para 57% das empresas ouvidas e 64% apresentaram crescimento doméstico, ou seja, no país em que a empresa é sediada.

Os principais mercados onde as empresas brasileiras expandiram seus negócios foram Estados Unidos, Argentina, Portugal, Uruguai, Colômbia, China e México.

Diante desse cenário, primeiramente, é necessário entender qual é o contexto financeiro do seu negócio, a fim de saber qual será o investimento possível para a expansão comercial.

Para entender melhor sobre o assunto, nós, do Blog BS2, em parceria com nossos especialistas, produzimos este material. Continue a leitura para conferir!

Veja também – Novos consumidores pós-pandemia: oportunidade para expandir seu negócio

O que é internacionalização de empresas brasileiras?

Internacionalizar uma empresa consiste no processo de entrada de um negócio em um mercado estrangeiro.

Ou seja, está ligado à presença empresarial em outro país e não apenas à abertura de um negócio no exterior, já que a internacionalização pode acontecer de outras formas.

Confira algumas!

Exportação

Neste modelo, o foco é a presença da marca por meio da exportação de produtos a outros lugares. Além disso, não é necessário abrir uma filial, basta vender e fazer envios às outras localidades em que é realizado o comércio.

Para que haja resultados positivos, é necessário realizar uma pesquisa de mercado, para saber quais são os principais concorrentes e qual é a demanda.

E, assim, entender qual é o melhor lugar para expandir os negócios.

Investimento direto

Este formato de expansão diz respeito à abertura de estabelecimento nos países desejados. Assim, a empresa passa a ter outro endereço – neste caso, internacional -, atua de forma mais autônoma, mas, ainda assim, interligada à sede.

Nesse contexto, também há possibilidade de conceder o licenciamento para que outras empresas iniciem as atividades com a sua marca, em diferentes localidades, como é o modelo de franquias.

Por que investir na expansão internacional?

A expansão internacional das empresas pode ser uma grande oportunidade para se tornar mais relevante diante da concorrência, além de possibilitar o alcance de maiores resultados.

Segundo a pesquisa Trajetórias de Internacionalização das Empresas Brasileiras 2021, entre as principais modalidades que pretendem ingressar em novos países nos próximos dois anos estão: pesquisa e desenvolvimento, (4,1%); fusão e/ou aquisição (4,1%); greenfield (6,2%); franquia (14,4%); centro de distribuição (20,6%); exportações e distribuições locais (28,9%); escritório comercial (37,1%)

A internacionalização empresarial pode apresentar outras vantagens, como:

  • Oportunidades de conquistar diferentes mercados;
  • Chance de fortalecer a marca globalmente;
  • Possibilidade de aproveitar o balanço econômico de outro país, caso seja positivo;
  • Aumento da competitividade nacional e internacional;
  • Evolução dos resultados financeiros;
  • Maior diversificação de funcionários e nichos mercadológicos;
  • Redução da dependência do mercado interno.

Como internacionalizar empresas brasileiras?

Após entender os tipos de expansão internacional e quais as vantagens de ampliar o seu negócio, é fundamental compreender as etapas que devem ser seguidas para alcançar a internacionalização da sua empresa.

Confira 4 dicas que listamos para você alcançar os objetivos da expansão mercadológica:

Faça uma análise prévia

Antes de qualquer decisão, é necessário realizar uma análise detalhada da situação interna da empresa, a fim de ter ciência da saúde financeira empresarial, os suportes fundamentais para arcar com uma expansão, além de alinhar estratégias de investimentos para alcançar o objetivo.

Nesse caminho, é preciso se questionar: é hora de exportar?

Se sim, como isso será feito, por meio de exportação ou investimento direto?

Existem outras etapas que podem ser seguidas para fazer com que a internacionalização do seu negócio seja feita de forma segura e proveitosa.

  • Avaliar a demanda e oferta dos serviços e produtos da sua empresa no país que se pretende expandir, a fim de analisar potenciais clientes e as relações comerciais;
  • Entender as condições empresariais para saber as possibilidades de estabilização e gerenciamento no mercado externo;
  • Analisar a capacidade de empresarial de concorrer com o mercado já existente no país de expansão.
Explore o mercado externo

Após entender o cenário interno, da empresa e do mercado do país de sede, é fundamental explorar as especificidades do mercado externo.

Tanto para entender as ofertas e demandas do serviço já oferecido pela sua empresa, quanto para criar estratégias de fixação no novo mercado.

Nesse cenário, é preciso analisar a dinâmica de consumo, os hábitos daquela população, em específico, além do comportamento do consumidor.

Atente-se aos aspectos legais

Cada país tem sua legislação específica e, por isso, é importante se atentar aos aspectos legais do país que se pretende expandir a empresa.

Entre algumas questões burocráticas que precisam ser esclarecidas estão:

  • Contratos específicos para cada relação jurídica da empresa;
  • Organização da documentação com o objetivo de fusões e possíveis aquisições;
  • Cláusulas de confidencialidade;
  • Regularização de pendências que a empresa possa vir a ter, como as administrativas, jurídicas e tributárias;
  • Além das possíveis solicitações de certificações de qualidade.
Desenvolva um planejamento estratégico

Com a decisão de internacionalizar a empresa, o próximo passo é planejar uma ação estratégica para consolidar a empresa e as atividades no novo país.

Esse plano deve incluir os principais objetivos da expansão, as frentes de atuação, modelo de divulgação e adaptação das equipes.

Além de outros tópicos que devem ser levados em conta, como:

  • Método de atuação, que esclarece as atividades que serão realizadas, e os produtos e serviços que serão oferecidos, além do total de investimento destinado a internacionalização;
  • Definição dos mercados, a fim de identificar os principais públicos, vantagens e desafios de cada frente mercadológica. Além das regulamentações, variações de preço e os canais de distribuição disponíveis no novo país;
  • Estratégia de penetração de mercado, que visa a criação de um planejamento para se inserir em mercados pré-selecionados, a fim de criar uma rede de parceiros dos negócios locais.

Internacionalize sua empresa com o Banco BS2

Somos um banco 100% digital, com diversas soluções financeiras que têm como foco a internacionalização da sua empresa, por meio de crédito rápido, digital e sem burocracia.

Além da Conta Digital PJ, que não possui mensalidades e conta com soluções financeiras especializadas com base na realidade da sua empresa.

Disponibilizamos uma plataforma digital e uma Conta Internacional em Dólar para pessoas jurídicas, a fim de facilitar a expansão mercadológica para outro país.

Somos o parceiro ideal para o seu negócio crescer desde os primeiros passos. Estamos prontos e preparados para oferecer à sua empresa todas as soluções adequadas como Pix, Plataforma de Cobrança, APIs, links de pagamentos e muito mais.

Com a Conta PJ Digital, sua empresa tem acesso a um ecossistema de soluções inteligentes, com o controle das finanças do seu negócio.

Abra agora sua conta PJ Digital – sem mensalidades, gratuita e 100% online – e aumente o faturamento do seu negócio!

Outras soluções para a expansão de empresas brasileiras

Nós, do Banco BS2, somos o parceiro ideal para acompanhar cada passo do processo de evolução da sua empresa – desde o seu início até sua evolução, e além.

As linhas de créditos BS2 ajudam a garantir o crescimento empresarial constante e regular – sem imprevistos ou custos altos para o seu caixa – nacional e internacionalmente, sem burocracias e que se adequam às especificações que a sua empresa precisa.

Para contratar quaisquer linhas de crédito, entre em contato com a gente: middle@bancobs2.com.br

Posts relacionados

FGI Tradicional: produto BS2 que disponibiliza crédito para empresas!

Faturamento em dólar: praticidade, segurança e vantagens para sua empresa

Posts Similares

Posts Recentes

Golpes e fraudes: saiba descobrir quando um boleto é falso

Guia prático para identificar um boleto falso

Os boletos falsos representam uma ameaça constante para a segurança financeira dos brasileiros, sendo uma das principais ferramentas utilizadas por golpistas para lesar pessoas e empresas. Identificar um boleto falso pode não ser tão simples quanto parece, pois os criminosos empregam técnicas cada vez mais sofisticadas para enganar as vítimas. Neste guia, apresentaremos algumas dicas…

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *