4 dicas para expansão favorável da sua empresa no exterior
|

4 Dicas para expandir empresas brasileiras no exterior

A expansão das empresas brasileiras para outros países já é uma tendência entre os empresários brasileiros como, também, entre os estrangeiros.

A pesquisa Trajetórias de Internacionalização das Empresas Brasileiras 2021, realizada pela Fundação Dom Cabral (FDC), analisou 154 empresas brasileiras e, entre as participantes, 49% responderam que já iniciaram operações no exterior, enquanto apenas 15% interromperam a internacionalização em algum país.

Outros dados mostram, ainda, que 78% das empresas planejam expansão nos países onde já atuam. Além disso, outras 71% têm em vista a inserção em novos mercados, sem ser no país de sede, nos próximos dois anos.

De acordo com o estudo, o contexto da pandemia da Covid-19 proporcionou melhores resultados internacionais para 57% das empresas ouvidas e 64% apresentaram crescimento doméstico, ou seja, no país em que a empresa é sediada.

Os principais mercados onde as empresas brasileiras expandiram seus negócios foram Estados Unidos, Argentina, Portugal, Uruguai, Colômbia, China e México.

Diante desse cenário, primeiramente, é necessário entender qual é o contexto financeiro do seu negócio, a fim de saber qual será o investimento possível para a expansão comercial.

Para entender melhor sobre o assunto, nós, do Blog BS2, em parceria com nossos especialistas, produzimos este material. Continue a leitura para conferir!

Veja também – Novos consumidores pós-pandemia: oportunidade para expandir seu negócio

O que é internacionalização de empresas brasileiras?

Internacionalizar uma empresa consiste no processo de entrada de um negócio em um mercado estrangeiro.

Ou seja, está ligado à presença empresarial em outro país e não apenas à abertura de um negócio no exterior, já que a internacionalização pode acontecer de outras formas.

Confira algumas!

Exportação

Neste modelo, o foco é a presença da marca por meio da exportação de produtos a outros lugares. Além disso, não é necessário abrir uma filial, basta vender e fazer envios às outras localidades em que é realizado o comércio.

Para que haja resultados positivos, é necessário realizar uma pesquisa de mercado, para saber quais são os principais concorrentes e qual é a demanda.

E, assim, entender qual é o melhor lugar para expandir os negócios.

Investimento direto

Este formato de expansão diz respeito à abertura de estabelecimento nos países desejados. Assim, a empresa passa a ter outro endereço – neste caso, internacional -, atua de forma mais autônoma, mas, ainda assim, interligada à sede.

Nesse contexto, também há possibilidade de conceder o licenciamento para que outras empresas iniciem as atividades com a sua marca, em diferentes localidades, como é o modelo de franquias.

Por que investir na expansão internacional?

A expansão internacional das empresas pode ser uma grande oportunidade para se tornar mais relevante diante da concorrência, além de possibilitar o alcance de maiores resultados.

Segundo a pesquisa Trajetórias de Internacionalização das Empresas Brasileiras 2021, entre as principais modalidades que pretendem ingressar em novos países nos próximos dois anos estão: pesquisa e desenvolvimento, (4,1%); fusão e/ou aquisição (4,1%); greenfield (6,2%); franquia (14,4%); centro de distribuição (20,6%); exportações e distribuições locais (28,9%); escritório comercial (37,1%)

A internacionalização empresarial pode apresentar outras vantagens, como:

  • Oportunidades de conquistar diferentes mercados;
  • Chance de fortalecer a marca globalmente;
  • Possibilidade de aproveitar o balanço econômico de outro país, caso seja positivo;
  • Aumento da competitividade nacional e internacional;
  • Evolução dos resultados financeiros;
  • Maior diversificação de funcionários e nichos mercadológicos;
  • Redução da dependência do mercado interno.

Como internacionalizar empresas brasileiras?

Após entender os tipos de expansão internacional e quais as vantagens de ampliar o seu negócio, é fundamental compreender as etapas que devem ser seguidas para alcançar a internacionalização da sua empresa.

Confira 4 dicas que listamos para você alcançar os objetivos da expansão mercadológica:

Faça uma análise prévia

Antes de qualquer decisão, é necessário realizar uma análise detalhada da situação interna da empresa, a fim de ter ciência da saúde financeira empresarial, os suportes fundamentais para arcar com uma expansão, além de alinhar estratégias de investimentos para alcançar o objetivo.

Nesse caminho, é preciso se questionar: é hora de exportar?

Se sim, como isso será feito, por meio de exportação ou investimento direto?

Existem outras etapas que podem ser seguidas para fazer com que a internacionalização do seu negócio seja feita de forma segura e proveitosa.

  • Avaliar a demanda e oferta dos serviços e produtos da sua empresa no país que se pretende expandir, a fim de analisar potenciais clientes e as relações comerciais;
  • Entender as condições empresariais para saber as possibilidades de estabilização e gerenciamento no mercado externo;
  • Analisar a capacidade de empresarial de concorrer com o mercado já existente no país de expansão.
Explore o mercado externo

Após entender o cenário interno, da empresa e do mercado do país de sede, é fundamental explorar as especificidades do mercado externo.

Tanto para entender as ofertas e demandas do serviço já oferecido pela sua empresa, quanto para criar estratégias de fixação no novo mercado.

Nesse cenário, é preciso analisar a dinâmica de consumo, os hábitos daquela população, em específico, além do comportamento do consumidor.

Atente-se aos aspectos legais

Cada país tem sua legislação específica e, por isso, é importante se atentar aos aspectos legais do país que se pretende expandir a empresa.

Entre algumas questões burocráticas que precisam ser esclarecidas estão:

  • Contratos específicos para cada relação jurídica da empresa;
  • Organização da documentação com o objetivo de fusões e possíveis aquisições;
  • Cláusulas de confidencialidade;
  • Regularização de pendências que a empresa possa vir a ter, como as administrativas, jurídicas e tributárias;
  • Além das possíveis solicitações de certificações de qualidade.
Desenvolva um planejamento estratégico

Com a decisão de internacionalizar a empresa, o próximo passo é planejar uma ação estratégica para consolidar a empresa e as atividades no novo país.

Esse plano deve incluir os principais objetivos da expansão, as frentes de atuação, modelo de divulgação e adaptação das equipes.

Além de outros tópicos que devem ser levados em conta, como:

  • Método de atuação, que esclarece as atividades que serão realizadas, e os produtos e serviços que serão oferecidos, além do total de investimento destinado a internacionalização;
  • Definição dos mercados, a fim de identificar os principais públicos, vantagens e desafios de cada frente mercadológica. Além das regulamentações, variações de preço e os canais de distribuição disponíveis no novo país;
  • Estratégia de penetração de mercado, que visa a criação de um planejamento para se inserir em mercados pré-selecionados, a fim de criar uma rede de parceiros dos negócios locais.

Internacionalize sua empresa com o Banco BS2

Somos um banco 100% digital, com diversas soluções financeiras que têm como foco a internacionalização da sua empresa, por meio de crédito rápido, digital e sem burocracia.

Além da Conta Digital PJ, que não possui mensalidades e conta com soluções financeiras especializadas com base na realidade da sua empresa.

Disponibilizamos uma plataforma digital e uma Conta Internacional em Dólar para pessoas jurídicas, a fim de facilitar a expansão mercadológica para outro país.

Somos o parceiro ideal para o seu negócio crescer desde os primeiros passos. Estamos prontos e preparados para oferecer à sua empresa todas as soluções adequadas como Pix, Plataforma de Cobrança, APIs, links de pagamentos e muito mais.

Com a Conta PJ Digital, sua empresa tem acesso a um ecossistema de soluções inteligentes, com o controle das finanças do seu negócio.

Abra agora sua conta PJ Digital – sem mensalidades, gratuita e 100% online – e aumente o faturamento do seu negócio!

Outras soluções para a expansão de empresas brasileiras

Nós, do Banco BS2, somos o parceiro ideal para acompanhar cada passo do processo de evolução da sua empresa – desde o seu início até sua evolução, e além.

As linhas de créditos BS2 ajudam a garantir o crescimento empresarial constante e regular – sem imprevistos ou custos altos para o seu caixa – nacional e internacionalmente, sem burocracias e que se adequam às especificações que a sua empresa precisa.

Para contratar quaisquer linhas de crédito, entre em contato com a gente: middle@bancobs2.com.br

Posts relacionados

FGI Tradicional: produto BS2 que disponibiliza crédito para empresas!

Faturamento em dólar: praticidade, segurança e vantagens para sua empresa

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

2023, um ano que valeu por dois

Banco BS2: Que ano memorável! Para o Banco BS2, 2023 ficará marcado como o ano em que a inovação, parte do nosso DNA, ganhou ainda mais peso, espaço e relevância. Foi também o ano em que fomos reconhecidos por algo que cultivamos e nutrimos desde 1992, quando nascemos assim como a nossa ética e a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *