4 dicas para expansão favorável da sua empresa no exterior
|

4 Dicas para expandir empresas brasileiras no exterior

A expansão das empresas brasileiras para outros países já é uma tendência entre os empresários brasileiros como, também, entre os estrangeiros.

A pesquisa Trajetórias de Internacionalização das Empresas Brasileiras 2021, realizada pela Fundação Dom Cabral (FDC), analisou 154 empresas brasileiras e, entre as participantes, 49% responderam que já iniciaram operações no exterior, enquanto apenas 15% interromperam a internacionalização em algum país.

Outros dados mostram, ainda, que 78% das empresas planejam expansão nos países onde já atuam. Além disso, outras 71% têm em vista a inserção em novos mercados, sem ser no país de sede, nos próximos dois anos.

De acordo com o estudo, o contexto da pandemia da Covid-19 proporcionou melhores resultados internacionais para 57% das empresas ouvidas e 64% apresentaram crescimento doméstico, ou seja, no país em que a empresa é sediada.

Os principais mercados onde as empresas brasileiras expandiram seus negócios foram Estados Unidos, Argentina, Portugal, Uruguai, Colômbia, China e México.

Diante desse cenário, primeiramente, é necessário entender qual é o contexto financeiro do seu negócio, a fim de saber qual será o investimento possível para a expansão comercial.

Para entender melhor sobre o assunto, nós, do Blog BS2, em parceria com nossos especialistas, produzimos este material. Continue a leitura para conferir!

Veja também – Novos consumidores pós-pandemia: oportunidade para expandir seu negócio

O que é internacionalização de empresas brasileiras?

Internacionalizar uma empresa consiste no processo de entrada de um negócio em um mercado estrangeiro.

Ou seja, está ligado à presença empresarial em outro país e não apenas à abertura de um negócio no exterior, já que a internacionalização pode acontecer de outras formas.

Confira algumas!

Exportação

Neste modelo, o foco é a presença da marca por meio da exportação de produtos a outros lugares. Além disso, não é necessário abrir uma filial, basta vender e fazer envios às outras localidades em que é realizado o comércio.

Para que haja resultados positivos, é necessário realizar uma pesquisa de mercado, para saber quais são os principais concorrentes e qual é a demanda.

E, assim, entender qual é o melhor lugar para expandir os negócios.

Investimento direto

Este formato de expansão diz respeito à abertura de estabelecimento nos países desejados. Assim, a empresa passa a ter outro endereço – neste caso, internacional -, atua de forma mais autônoma, mas, ainda assim, interligada à sede.

Nesse contexto, também há possibilidade de conceder o licenciamento para que outras empresas iniciem as atividades com a sua marca, em diferentes localidades, como é o modelo de franquias.

Por que investir na expansão internacional?

A expansão internacional das empresas pode ser uma grande oportunidade para se tornar mais relevante diante da concorrência, além de possibilitar o alcance de maiores resultados.

Segundo a pesquisa Trajetórias de Internacionalização das Empresas Brasileiras 2021, entre as principais modalidades que pretendem ingressar em novos países nos próximos dois anos estão: pesquisa e desenvolvimento, (4,1%); fusão e/ou aquisição (4,1%); greenfield (6,2%); franquia (14,4%); centro de distribuição (20,6%); exportações e distribuições locais (28,9%); escritório comercial (37,1%)

A internacionalização empresarial pode apresentar outras vantagens, como:

  • Oportunidades de conquistar diferentes mercados;
  • Chance de fortalecer a marca globalmente;
  • Possibilidade de aproveitar o balanço econômico de outro país, caso seja positivo;
  • Aumento da competitividade nacional e internacional;
  • Evolução dos resultados financeiros;
  • Maior diversificação de funcionários e nichos mercadológicos;
  • Redução da dependência do mercado interno.

Como internacionalizar empresas brasileiras?

Após entender os tipos de expansão internacional e quais as vantagens de ampliar o seu negócio, é fundamental compreender as etapas que devem ser seguidas para alcançar a internacionalização da sua empresa.

Confira 4 dicas que listamos para você alcançar os objetivos da expansão mercadológica:

Faça uma análise prévia

Antes de qualquer decisão, é necessário realizar uma análise detalhada da situação interna da empresa, a fim de ter ciência da saúde financeira empresarial, os suportes fundamentais para arcar com uma expansão, além de alinhar estratégias de investimentos para alcançar o objetivo.

Nesse caminho, é preciso se questionar: é hora de exportar?

Se sim, como isso será feito, por meio de exportação ou investimento direto?

Existem outras etapas que podem ser seguidas para fazer com que a internacionalização do seu negócio seja feita de forma segura e proveitosa.

  • Avaliar a demanda e oferta dos serviços e produtos da sua empresa no país que se pretende expandir, a fim de analisar potenciais clientes e as relações comerciais;
  • Entender as condições empresariais para saber as possibilidades de estabilização e gerenciamento no mercado externo;
  • Analisar a capacidade de empresarial de concorrer com o mercado já existente no país de expansão.
Explore o mercado externo

Após entender o cenário interno, da empresa e do mercado do país de sede, é fundamental explorar as especificidades do mercado externo.

Tanto para entender as ofertas e demandas do serviço já oferecido pela sua empresa, quanto para criar estratégias de fixação no novo mercado.

Nesse cenário, é preciso analisar a dinâmica de consumo, os hábitos daquela população, em específico, além do comportamento do consumidor.

Atente-se aos aspectos legais

Cada país tem sua legislação específica e, por isso, é importante se atentar aos aspectos legais do país que se pretende expandir a empresa.

Entre algumas questões burocráticas que precisam ser esclarecidas estão:

  • Contratos específicos para cada relação jurídica da empresa;
  • Organização da documentação com o objetivo de fusões e possíveis aquisições;
  • Cláusulas de confidencialidade;
  • Regularização de pendências que a empresa possa vir a ter, como as administrativas, jurídicas e tributárias;
  • Além das possíveis solicitações de certificações de qualidade.
Desenvolva um planejamento estratégico

Com a decisão de internacionalizar a empresa, o próximo passo é planejar uma ação estratégica para consolidar a empresa e as atividades no novo país.

Esse plano deve incluir os principais objetivos da expansão, as frentes de atuação, modelo de divulgação e adaptação das equipes.

Além de outros tópicos que devem ser levados em conta, como:

  • Método de atuação, que esclarece as atividades que serão realizadas, e os produtos e serviços que serão oferecidos, além do total de investimento destinado a internacionalização;
  • Definição dos mercados, a fim de identificar os principais públicos, vantagens e desafios de cada frente mercadológica. Além das regulamentações, variações de preço e os canais de distribuição disponíveis no novo país;
  • Estratégia de penetração de mercado, que visa a criação de um planejamento para se inserir em mercados pré-selecionados, a fim de criar uma rede de parceiros dos negócios locais.

Internacionalize sua empresa com o Banco BS2

Somos um banco 100% digital, com diversas soluções financeiras que têm como foco a internacionalização da sua empresa, por meio de crédito rápido, digital e sem burocracia.

Além da Conta Digital PJ, que não possui mensalidades e conta com soluções financeiras especializadas com base na realidade da sua empresa.

Disponibilizamos uma plataforma digital e uma Conta Internacional em Dólar para pessoas jurídicas, a fim de facilitar a expansão mercadológica para outro país.

Somos o parceiro ideal para o seu negócio crescer desde os primeiros passos. Estamos prontos e preparados para oferecer à sua empresa todas as soluções adequadas como Pix, Plataforma de Cobrança, APIs, links de pagamentos e muito mais.

Com a Conta PJ Digital, sua empresa tem acesso a um ecossistema de soluções inteligentes, com o controle das finanças do seu negócio.

Abra agora sua conta PJ Digital – sem mensalidades, gratuita e 100% online – e aumente o faturamento do seu negócio!

Outras soluções para a expansão de empresas brasileiras

Nós, do Banco BS2, somos o parceiro ideal para acompanhar cada passo do processo de evolução da sua empresa – desde o seu início até sua evolução, e além.

As linhas de créditos BS2 ajudam a garantir o crescimento empresarial constante e regular – sem imprevistos ou custos altos para o seu caixa – nacional e internacionalmente, sem burocracias e que se adequam às especificações que a sua empresa precisa.

Para contratar quaisquer linhas de crédito, entre em contato com a gente: middle@bancobs2.com.br

Posts relacionados

FGI Tradicional: produto BS2 que disponibiliza crédito para empresas!

Faturamento em dólar: praticidade, segurança e vantagens para sua empresa

Posts Similares

Posts Recentes

”BaaS”, “tecnologia bancária” e “API

BaaS, APIs e o papel do Banco BS2 na inovação do setor financeiro no Brasil

Sabem quem é o país líder mundial em customer experience? O Brasil.O Brasil também lidera o ranking de digitalização de pequenos negócios, segundo pesquisa que incluiu países da Europa, do Brics e da América Latina. Falando em América Latina, o Brasillidera o ranking de inovação entre todos os países latino americanos.Salvo exceções como, por exemplo,…
tela de celular com logo Drex

Drex – o futuro da economia é agora

DREX: tudo o que você precisa saber.Comecemos pelo nomeD de digital. R de real. E de eletrônico. E X, como símbolo de conexão, de transação.Em uma única sigla, tudo o que precisamos saber: o Drex é a versão digital do real, que será usado em transações que acontecerão em um ecossistema exclusivamente eletrônico. Mas atenção:…

O banco DA sua empresa, ou um banco NA sua empresa? Destaque-se com o BaaS

Empresas que buscam inovação e customização dos serviços para o público final, têm muito mais chances de se destacarem. E a resposta pode estar na implementação de soluções financeiras que atendam com mais praticidade e personalização, como a implementação do Banking as a Service (Baas).  O conceito de Banking as a Service, o BaaS, chegou…
Transferências internacionais

Transferências internacionais do Banco BS2: sua empresa em Escala Global

Uma “transferência” é um “envio ou recebimento”. Nada mais que isso.  Uma transferência internacional, portanto, acontece quando alguma coisa é enviada para o exterior (ou seja, para fora do Brasil). Ou é enviada do exterior para o Brasil. Pronto. Você já sabe o principal sobre “transferências internacionais”.  O restante, pode deixar conosco.  Quando sua empresa efetua uma…
Golpes e Fraudes, como prevenir

Golpes e fraudes: recomendações para manter sua empresa protegida.

Ninguém cai em golpes e fraudes porque quer.Uma pessoa cai em um golpe porque é induzida a tal. Ou, em muitos casos, seduzida.Induzida a tomar atitudes como, por exemplo, compartilhar informações confidenciais para completar uma transação financeira.  Seduzida a clicar em links que prometem ofertas super vantajosas.Mas existem casos em que – de fato –…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *