Da idealização à implementação, as 5 etapas do plano de negócio ajudam a reproduzir a jornada prévia que uma empresa precisa percorrer para poder operar com saúde financeira e de modo eficiente. Cada trecho concluído, por meio das informações inseridas no business plan, representa ações fundamentais para avançar com a estratégia traçada. Vamos conhecer quais são as 5 etapas do plano de negócios, que permitem a estabelecimentos de todos os portes e segmentos seguirem adiante, gerando resultados e construindo uma rota bem-sucedida rumo ao seu crescimento:
Esses tópicos equivalem aos pilares que conjuntamente habilitarão a empresa para começar a funcionar, vender e a faturar de modo sustentável.
Além dessas 5 etapas, outras 3 atividades são consideradas “bônus” na hora de desenvolver o business plan e se preparar melhor para reduzir riscos e falhas e efetuar correções e melhorias antes de negócio abrir suas portas:
Aqui temos uma curiosidade do plano de negócios, para a qual vale a pena atentar. Na ordem dos tópicos, o Sumário Executivo corresponde à abertura do documento.
No entanto, a sua elaboração deve acontecer após a conclusão das demais etapas. Essa inversão é recomendada para que seu conteúdo reflita a visão do todo de uma forma fiel e sem deixar de trazer informações que ajudem a apresentar os potenciais da empresa, principalmente para investidores e credores nas etapas de concessão de crédito.
O Sumário Executivo deve trazer alguns conjuntos de informações:
Nessa etapa do business plan, é o momento de olhar para o mercado e entender como a sua estratégia poderá se conectar da melhor forma com o cliente. Afinal, é preciso estudar mais a fundo características do segmento de atuação da empresa e quais os hábitos de consumo do público-alvo dos seus produtos e serviços, com o objetivo sempre de identificar oportunidades de gerar mais negócios e diferenciar a sua oferta e se antecipar aos desafios. Essa análise deve englobar:
Esta é a etapa em que a ideia que inspirou o empreendimento começa a ganhar forma para gerar os resultados esperados. O foco aqui está na definição de itens que especificarão tanto seus produtos ou serviços, quanto a sua oferta. Portanto, é hora de pensar na:
Como o nome diz, a operacionalização entre em campo nessa etapa do planejamento. O exercício requerido é descrever os recursos essenciais e devidamente estimados, para que a empresa possa funcionar e vender:
Os números entram em cena na etapa do Plano Financeiro com o objetivo de formalizar o quanto já foi investido para que a empresa possa abrir e faturar, bem como os valores projetados para gerar receita e, consequentemente, a continuidade da operação.
Nesse detalhamento deverão constar recursos próprios ou de terceiros já investidos para viabilizar a criação da empresa:
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